Canil Municipal de Canela

compartilhe:

Canil Municipal está sendo construído na localidade Banhado Grande

Por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o Ministério Público e o Poder Executivo, a Prefeitura de Canela está realizando a construção de um canil municipal na localidade Banhado Grande, popularmente conhecida como Estrada do Ibama. O investimento na obra será de R$ 250.000,00 para a construção de uma edificação com área total de 538,73 m².
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana Jackson Müller, o Canil Municipal de Canela terá capacidade para acomodar de forma transitória entre 300 e 400 cães e gatos, além de uma área para receber animais urbanos de grande porte como cavalos e um espaço destinado aos animais silvestres. “Será uma estrutura totalmente nova, com uma concepção moderna, com o objetivo de melhorar o serviço prestado à população”, ressalta o secretário.

NOVA POLÍTICA DE TRATAMENTO ANIMAL
Além da estrutura física, Jackson Müller – que já foi interventor do Canil Municipal de Gravataí e possui experiência no tema – destaca que será implementada uma nova política de tratamento animal no município de Canela. “Vamos fazer uma gestão para resolver os problemas da causa animal urbana. Estamos buscando uma solução abrangente e definitiva, com um padrão de operação”, afirma o secretário Jackson Müller.
Para isso, serão reforçadas as campanhas de adoção e guarda responsável, além de intensificar as ações de castrações. Outra proposta é realizar a chipagem dos animais abandonados nas ruas. “O Município está propondo esta nova estrutura organizacional, assumindo suas responsabilidades e prerrogativas legais”, avalia Jackson Müller.

UMA ESTRUTURA MODERNA
O Canil Municipal de Canela contará com uma ampla estrutura que inclui recintos em alvenaria para os animais, farmácia para estoque de medicamentos, salas de cirurgia e castrações, sala para serviços administrativos, banheiros, baias para cavalos, animais de grande porte e silvestres, além de um poço artesiano para reservatório de água.
A Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura já realizou a preparação do terreno e os trabalhos de construção do canil devem iniciar-se nas próximas semanas, com recursos oriundos de compensação ambiental.

GESTÃO DO ESPAÇO
A Prefeitura de Canela está estudando a forma de gestão do Canil Municipal e a parceria com alguma entidade ou associação não está descartada. “Vamos organizar a situação e avaliar qual entidade poderá ajudar a manter este espaço e implementar as políticas públicas”, afirma o secretário Jackson Müller. A estimativa é de que o Canil Municipal de Canela esteja pronto até o final do 1º semestre de 2020.

Foto: Rafael Zimmermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas