Você está aqui
Home > Cidades > Ação no Parque dos Pinheiros chama a atenção para desenvolvimento sustentável

Ação no Parque dos Pinheiros chama a atenção para desenvolvimento sustentável

Foto: Carlos Borges

No Dia da Árvore, plantio de mudas em Gramado integra projeto Fortalecendo Raízes

Chamar a atenção para o desenvolvimento sustentável, debatendo o futuro de Gramado, é o objetivo de uma ação simbólica de plantio de mudas no Parque dos Pinheiros, que ocorre na próxima quinta-feira (21), às 15h, em comemoração ao Dia da Árvore e ao Dia Mundial do Turismo. A ação contará com a participação de um dos mais renomados geógrafos do Brasil e representante da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Cesar Mantovani, e integra o projeto Fortalecendo Raízes, lançado pela Prefeitura de Gramado, por meio de uma comissão organizadora composta pelas Secretarias da Agricultura, da Educação, de Turismo, do Meio Ambiente e Gabinete do Prefeito.

O desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente são grandes pilares da administração municipal. Em janeiro, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) lançou um decreto que muda o rito de tramitação de projetos que exigem licenciamento ambiental.

Também na quinta-feira (21), Mantovani será o palestrante do ciclo “Gramado: Novos Olhares”, workshop voltado aos secretários titulares e adjuntos, que ocorre às 17h, no Auditório da Prefeitura. A palestra terá como título “O Plano Municipal da Mata Atlântica como promotor do Turismo Sustentável”, e tem como objetivo consolidar Gramado como um município referência em conciliar turismo, cultura, desenvolvimento urbano juntamente com a conservação da Mata Atlântica, de forma participativa e com qualidade de vida para seus cidadãos.

Escolas do município refletem sobre desenvolvimento sustentável

Alunos das escolas Gentil Bonato, Pedro Zucolotto, Henrique Bertolucci Sobrinho e Nossa Senhora de Fátima tiveram a oportunidade de aprender e discutir formas de geração de energia no país, além dos impactos que o meio ambiente enfrenta. A conversa ocorreu na última sexta-feira (15), no Auditório da Escola Gentil Bonato, com o Engenheiro Florestal da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens. A ação integrou o projeto “Fortalecendo Raízes”.

“Oportunizar conhecimento e incentivo aos estudantes é a principal forma de conscientização dessa geração. Agradeço o convite feito pela Administração e parabenizo-a pela iniciativa. Só mudaremos o futuro do planeta com ações como esta”, enfatizou Steffens.

Na ocasião, os alunos também refletiram sobre o consumo consciente de energia, o gerenciamento de resíduos e importância da conscientização na preservação do meio ambiente. Como forma de incentivo, foram distribuídas mudas de Araticum, Araçá e Chal-Chal que serão cultivadas pelos estudantes.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo