Você está aqui
Home > #Destaque > Ano novo Tibetano será neste domingo

Ano novo Tibetano será neste domingo

Foto: Divulgação

Danças Sagradas no Templo Budista Losar 2017

Neste domingo, 05, acontecerá a celebração da chegada do ano novo Tibetano, iniciando às 10h, no Chagdug Gonpa, em Três Coroas, porém os portões estarão abertos a partir das 9h.  As comemorações no Tibet aconteceram no dias 27 de fevereiro, sendo este o ano de 2044, que será regido pelo galo de fogo.

As danças do budismo tibetano expressam energias sagradas por meio do movimento. Segundo Jigme Tromge Rinpoche, mestre treinado por Chagdud Rinpoche (seu pai e o fundador do Templo Budista de Três Coroas), “as danças não são simplesmente performances, mas uma prática de meditação, que revela as qualidades iluminadas que existem em cada um de nós”. Especificamente no período do Losar, o ano novo tibetano, algumas dessas danças são realizadas para evitar que quaisquer distúrbios ou energias negativas do ano que passou sejam levados para o seguinte. Outras evocam diversas formas de energias positivas presentes no ambiente e nas mentes dos próprios praticantes. Realizadas com máscaras e roupas elaboradas, as danças também celebram a aspiração de que a paz e a harmonia aumentem para todos os seres. O ano que se inicia com o Losar é o do Galo de Fogo. Segundo a astrologia tibetana, esse ano vem cheio de oportunidades, mas também carrega um potencial de dispersão. Será necessário manter o foco e fazer boas escolhas para melhor aproveitar as energias desse ano.

O Losar neste ano contará com a presença de Jigme Rinpoche, Chagdud Khadro, Lama Rigdzin Samdrup, Lama Tsering, Lama Norbu, Lama Yeshe e Lama Ridgzin Dorje. Quatro diferentes danças serão apresentadas: Black Hat, Dron, Quatro Guings e Djin Beb. Através destas danças faremos nosso agradecimento, e invocaremos as bênçãos dos seres sagrados para este lugar e para os arredores, de forma que todos os seres possam ser influenciados pela sabedoria e pela compaixão e que possamos enriquecer a nossa prática espiritual.

Importante frisar que a entrada é gratuita e mesmo que esteja chovendo a cerimônia será mantida. Mais informações, contate com Thalita pelo fone: (51) 3546-8201.

Foto: Divulgação

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo