Você está aqui
Home > Geral > Cultura > Artesanato > Artesanato gramadense no principal ponto turístico da cidade

Artesanato gramadense no principal ponto turístico da cidade

Em novembro de 2010 a Secretaria Municipal de Cultura, ainda Subsecretaria no período, inaugurou um espaço nobre para a exposição e comercialização dos produtos culturais gramadenses. Trata-se da Casa das Artes de Gramado, uma ampla sala localizada junto ao Parque do Lago Negro – principal ponto turístico da Região das Hortênsias.

No local, cuja operação é efetivada de maneira cooperativada e gerenciada pelos próprios artistas participantes, há a exposição e venda de CD’s de músicos gramadenses, livros de escritores locais, artesanato típico e artes visuais. O intuito consiste em uma cooperativa cultural que viabiliza uma maior promoção e divulgação dos artistas locais, bem como oportunizar o incremento da economia da cultura, que garante a subsistência de centenas de famílias gramadenses.

Atualmente são mais de 30 artistas que participam do projeto, entre músicos, escritores, artesãos e artistas plásticos, que têm à sua disposição um local privilegiado para exporem e comercializarem as suas obras.

O Lago Negro, espaço escolhido para a exposição destes trabalhos, possui uma natureza exuberante, um lago fundo onde se reflete os pinheiros que o entornam e que se misturam com os coloridos das hortênsias azuis no verão e as azaleias rosadas no inverno. É indicado para momentos de relaxamento e reflexão, pois o clima e a paisagem semelhante da Europa, tem-se a nítida sensação de paz. Aqueles que desejam não somente admirar o parque, mas especialmente incorporar a cultura gaúcha, sentar-se à beira do Lago Negro e apreciar um bom chimarrão, é um prazer inestimável.

“Vejo um engajamento essencial vindo da Administração Municipal. Recebemos muito incentivo, nossas solicitações são atendidas, sem contar que temos o principal cartão-postal da cidade em nosso quintal. Recebemos, diariamente, centenas de visitantes e ficamos muito contentes quando levam um pedacinho de Gramado consigo, todos feitos com muito carinho”, diz Gil Farias, Presidente da Associação Casa das Artes.

Foto: Ana Pacheco/Prefeitura de Gramado

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo