Blocos afinam baterias para o Carnaval de Gramado

compartilhe:

Os blocos carnavalescos são uma tradição do Gramado Fantasia e, em 2019, três grupos confirmaram participação na folia gramadense. O 100 Juízo, os Velhinhos Transviados e o estreante Rebloco levarão alegria e diversão aos bailes do ExpoGramado e Recreio Gramadense.

A preparação das agremiações para cair na folia está intensa e é levada a sério pelos seus componentes, mas sempre com boas doses de descontração e companheirismo. O 100 Juízo e o Rebloco afinam suas baterias nos pavilhões do ExpoGramado, enquanto os Velhinhos ocupam a Recreio, entidade da qual são filiados.

Na maratona de ensaios, há encontros festivos dos integrantes de cada bloco, como rodas de pagode e muambas, que são sempre abertas ao público. Para custearem as despesas do Carnaval, por meio de receitas próprias, os grupos bancam as suas comemorações, sem a utilização de dinheiro público.

As agremiações captam patrocínios com a iniciativa privada e seus componentes pagam anuidade ou mensalidade, além de venderem camisetas, rifas e ingressos para fazer caixa. O Poder Público contribui com a cedência de espaços para ensaios e doação de ingressos dos bailes realizados no Expo para a comercialização das agremiações. “Nos mantemos com a verba de patrocínios de empresas privadas e anuidade dos componentes, sempre foi assim. Além disso, toda semana assamos um galeto, cada um ajuda com um pouco. Essa confraternização existe a muito tempo. Não estamos aqui para ganhar dinheiro, mas para se divertir e fazer novas amizades,” comenta José Fernando Gomes, 59 anos, a “Véia”, um dos fundadores e atual presidente do 100 Juízo.

Integrante da diretoria dos Velhinhos e há 17 anos folião de Carnaval, Dagmar Schmitt, 65 anos, explica que o bloco faz caixa com a cobrança de mensalidade. “O bloco se mantém com a realização de jantares mensais, o custo de cada jantar, é a mensalidade individual dos componentes.” Os Velhinhos destacam-se pela harmonia da sua bateria e também pelo luxo nas fantasias. “Lamentamos que é muito pouco tempo em razão da produção que realizamos”, comenta Schmitt.

Assim como as demais agremiações, o Rebloco conta com recursos de patrocínios e outras ações para garantir a sua festa. “Estamos começando este ano após muita história na folia. Nós gostamos muito de Carnaval, somos teimosos e, por isso, criamos um novo bloco que, com certeza, vai crescer muito,” comenta Mateus Castro, 45 anos, membro da comissão que está a frente do Rebloco. “Não queremos deixar o Carnaval terminar em Gramado,” finaliza Castro.

TEMAS
Em seu 24º ano de Carnaval, o 100 Juízo levará a sua irreverência para os salões brincando de Polícia e ladrão. Jogos-Cassino será o tema enredo dos experientes Velhinhos Transviados, que completam 54 anos de folia. Já o Rebloco, uma agremiação que surgiu a partir da união de remanescentes de outros grupos carnavalescos, vai fazer a festa cantando Fênix- O Surgimento do Rebloco.

 

AGENDE-SE
O Gramado Fantasia-Carnaval de Gramado 2019 está programado para ocorrer entre 1º e 3 de março. Nos dias 1º (sexta-feira) e 3 (domingo), as festas serão no ExpoGramado, numa promoção da Secretaria de Cultura de Gramado. No dia 2 (sábado), a Recreio Gramadense será o palco para a folia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas