Você está aqui
Home > Artista > PENSANDO NO QUE É SER UM BOM ARTISTA DE VERDADE…….

PENSANDO NO QUE É SER UM BOM ARTISTA DE VERDADE…….

A cada ano que passa aprendo mais e mais com os artistas que trabalho e trabalhei como diretor e muitas vezes ao lado, como elenco. Na minha trajetória de formação artística e aí me incluo como elenco também, muitas coisas vi e vivi e olha que viajei o mundo pela arte e através dela.

mapa

Optei por viver da arte em um momento da vida que já havia feito de tudo um pouco e tentado muitas coisas e muitas faculdades (quatro na realidade). Mas foi na arte que me encontrei de fato um ser altamente produtivo, realizado e feliz. Não que nas muitas coisas que fiz isso não tenha acontecido, SIM, em tudo que fiz na vida fui muito feliz, realizado e pleno na minha produtividade, mas eu tinha sempre a sensação de precisar buscar alguma coisa que, na minha inexperiente juventude, não conseguia perceber o que realmente era, nem que eu quisesse. Afinal me faltava a vivência.

Tinha a nítida impressão/sensação de tocar meu destino cada vez que subia no palco para cantar ou atuar, mas como “subir no palco” era uma coisa que até então não tinha como prioridade, minha percepção não passava de uma sensação. Não percebia o quanto aquilo era verdadeiro e sobretudo valioso.

encruzilhada
Foi então, que depois de ver que a dedicação ambígua das muitas funções de vida que eu tinha, acabava por diminuir a minha produtividade artística, que decidi mesmo encarar o que o destino tentava me fazer entender. FUI VIVER DA ARTE COMO DEVERIA, DEDICANDO MEU MAIS PRECIOSO TEMPO PARA ELA. E lá se vão 22 bons anos.

elefante

Nunca fiz uma escolha tão acertada. Esta escolha acabou por me colocar diante dos maiores mestres que o universo poderia me brindar. Falo mestres não no sentido técnico do canto e da interpretação só, mas mestres de vida.

Eles me ensinaram a fazer arte, me ensinaram a, principalmente, reconhecer artistas de verdade, a buscar ser um artista de verdade, me ensinaram por exemplo, que um bom artista antes de mais nada é um ser humano bom, é uma boa pessoa e que essa é uma condição para sermos verdadeiros na arte e na comunicação sintática com o público.

anjo e demonio

Essa “inverdade” vem a tona no palco, DESCARADAMENTE e o conflito interno entre o que é “verdadeiro de verdade” ou o que é “falso de verdade”, acaba por diferenciar o verdadeiro artista, daquele que busca ser o que não é.

verdadeiro ou falso

À esta verdade natural adicionamos técnica, estudo e dedicação………….então teremos os maiores artistas……….. A NATUREZA É SEMPRE A VERDADE ABSOLUTA EM QUALQUER FASE DA FORMAÇÃO DE UM ARTISTA.

Um dos maiores bens que estes mestres me deixaram na vida foi PERCEPÇÃO, herança esta que meu pai, involuntariamente e tão oportunamente me deixou. Por esse ensinamento serei eternamente grato ao universo, porque ela, a percepção, me faz ser mais sensível e complacente, me faz ser mais seletivo, me faz ser mais verdadeiro.

5 sentidos

Preciso pensar muito bem no que vou dizer, para não ser mal interpretado por nenhum artista que for ler o que estou escrevendo. Para aqueles que não se sentirem bem com o que lerem, cabe dizer que isto já é um sinal de que, na verdade, o que você acha ser a sua verdade, gravita pela superficialidade e a superficialidade não sustenta a arte de maneira alguma, porque nunca dará base para a construção de um artista de verdade, ou de uma carreira sólida.

A crítica e a aceitação dela é inerente a formação de um artista, mesmo ela vindo de forma tendenciosa e por fontes supostamente não capacitadas.

ideia

O   QUE   SE   VÊ   POR  AÍ

Pois bem: vi e VEJO AINDA ao longo da minha, constante e incansável busca pela experiência artística, todo o tipo de artistas e de executores…………..BAILARINOS / COREÓGRAFOS capazes de fazer dezenas de piruetas com perfeição, “devéloppés” ou “grand battements” incríveis…………..vi nos muitos concursos de canto que participei e teatros que cantei pelo mundo, CANTORES com notas agudas ou graves maravilhosas e vozes que fariam qualquer um fazer “Vezinhos verdes” em planilhas repletas de requisitos técnicos……….MÚSICOS virtuosíssimos, com dezesseis dedos em cada mão dedilhando escalas intermináveis tirando sangue das mãos martelando os dedos nas teclas de um piano sem a menor dinâmica………….ACROBATAS se entortarem, saltarem ou se pendurarem, sem que aquilo provocasse nenhum tipo de sentimento, nem aquela clássica expressão, nossa….! como ele consegue?”, por exemplo, abismados da impossibilidade física da performance…………… ATORES empinarem inflados peitos de pombo e recitar frases decoradas que derrubariam qualquer acadêmico de primeiro semestre de artes cênicas……………….vi e vejo DIRETORES, principalmente os de obras prontas, que na divagação dos seus eufemismos artísticos não conseguem dar uma linha de condução nem ao que já era alinhavado quanto mais criar de verdade………

não interessa

NÃO LIGO para nada disso, para nada disso mesmo, porque nada em mim desperta de verdade, NADA   ACRESCENTA DE  VERDADE.

pessoas vazias

Estes EXECUTORES que vi e que sobretudo ainda vejo por aí tem uma técnica incrível, executam com perfeição TRUQUES ÓTIMOS, QUE MASCARAM as incapacidades naturais de se comunicarem com o público de forma verdadeira e sobretudo de receberem de volta o bem mais precioso que uma platéia pode nos dar………..

aplauso

O  AGRADECIMENTO 

Traduzido em aplauso e lágrimas.

Lágrimas estas que vertem sem que tenham um real motivo, elas simplesmente aparecem, porque a verdade foi dada e está sendo verdadeiramente transmitida de volta.

O que realmente diferencia o artista de verdade dos executores é a capacidade natural de colocar sentimento verdadeiro na execução…..involuntariamente…….Também vi e vejo cantores, bailarinos, coreógrafos, atores, músicos, acrobatas e diretores BRILHANTES que me fazem tremer, que me fazem arrepiar, emocionar, me fazem acreditar nos sentimentos que eles estão comunicando.  Sentimentos muitas vezes de um terceiro, (como o autor da obra que está sendo executada e que por vezes nem existe mais), que tão brilhantemente sintetizam e com suas experiências, traduzem em linguagem que transformam em belíssimas interpretações. É o poder de expressar as suas emoções através da arte da verdade natural e por vezes intuitiva.

Artistas, coreógrafos e diretores verdadeiros nos puxam para cima do palco, para dentro de suas histórias, para dentro de suas coreografias, para dentro de suas músicas, textos e performances………e por isso são

B R I L H A N T E S ! ! !

alvo

Estes acertam em cheio.

NO ALVO

Isto é algo que muitos vivenciam e que, principalmente e despretensiosamente, atraem outras tantas pessoas para o mundo das artes……….

As vezes a única forma de se expressar é pela arte e vejo muita gente fazer isto de forma ENVOLVENTE e APAIXONADA e é por isso que estes prevalecem, o resto cai na seleção natural que mais dia menos dia acontece e se repete………….se repete………..e repete………repe……….re……….e acaba em… nada de consistente.

selecao natural

Limpando as lágrimas e a garganta digo que quero ver e sentir artistas e diretores que atuam a partir de um portal e que me façam conectar com isto, que me façam sentir que estamos conversando através da arte, falando comigo o tempo todo, através de suas interpretações, execuções, direções e de suas criações. A questão é não ter vergonha da luta diária que é ser artista de verdade, COM VERDADE, é ter a alegria de se apresentar pelos palcos onde atuam e com quem atuam, de falarem das suas vitórias e de como conseguiram chegar até onde estão, comunicando através do sentimento sintetizado na interpretação. Me apaixono quando vejo isso. Daria tudo para trabalhar a vida toda com artístas assim,  ou ser dirigido por diretores assim, muito mais do que tecnicamente maravilhosos, que se superem a cada dia, que sejam fenomenais na essência……..

…..ESTES VERDADEIROS ARTÍSTAS SABEM COMO CONTAR HISTÓRIAS, SEJAM COM SEUS CORPOS, COM SEUS OLHARES COM SUAS VOZES, COM SUAS INTERPRETAÇÕES OU COM A SIMPLES MAS VERDADEIRA FORMA DE ATUAR. ISSO É O QUE DIFERE UM ARTISTA DE VERDADE DE MEROS EXECUTORES.

linha tenue

One thought on “PENSANDO NO QUE É SER UM BOM ARTISTA DE VERDADE…….

  1. A verdade sempre a verdade…não é possível fazer arte sem ela e sem comprometimento…Belíssimo texto, vou levar para meus alunos de teatro…Merda!!!

Deixe uma resposta

Topo