Você está aqui
Home > #Destaque > “Caderno de Medidas”: arte inspirada na história da moda de Gramado

“Caderno de Medidas”: arte inspirada na história da moda de Gramado

Gramado apresenta uma exposição de arte baseada na história da moda da cidade.

Com abertura marcada para 05 de outubro, aExposição Caderno de Medidas” por Rita Gil é um convite para se apreciar a arte com obras que ajudam a contar uma parte da história de Gramado.

A moda está presente na sociedade desde a colonização, onde começou a delinear-se o que hoje conhecemos como sociedade. Ela testemunha comportamentos, cultura, conhecimentos e a riqueza de um povo. Retalhos de tecido, medidas básicas, páginas de revista e fotografias em preto e branco trazem a história do cotidiano de mulheres que desenharam o futuro de uma pequena cidade de veraneio. Os anos 60, 70, 80 e 90 carregam transformações de moda marcantes, tanto no Brasil quanto no mundo, esse período traz elementos emblemáticos que permanecem até hoje.

A mostra é um convite para acompanhar algumas passagens que ajudam a melhor compreender um período da história da moda brasileira. Mergulhada no caderno de medidas de sua mãe, Rita reconstruiu memórias de uma época de glamour e muita classe na cidade de Gramado. Sua mãe, Lourdes Gil, modista dos vestidos usados nos principais bailes, casamentos e eventos sociais, guardou com seus cadernos de medidas, retalhos de tecidos e esboços das roupas que abrilhantavam as noites Gramadenses.

Moda, mulheres e cultura serrana são temas recorrentes na inspiração da artista, que há 31 anos expõe suas obras históricas e faz nascer o pensamento comparativo das situações atuais. A exposição Caderno de Medidas é um novo momento, totalmente sensorial, com um único objetivo: fazer com que cada espectador interaja, volte no tempo e reviva a moda da forma mais ampla, sua infância e juventude e entre em contato com ícones que fizeram história e marcaram positivamente várias vidas.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo