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CADIE em Canela

Secretaria de Educação investe em um  Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante – CADIE

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação Esporte e Lazer de Canela investe em um Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante – CADIE, um espaço multiuso que está sendo montado no prédio do Antigo Senai (Radial Leste, 1500), no Distrito Industrial, que tem como objetivo atender o estudante de forma global em contraturno, com atividades de formação musical, artísticas, idiomas e proporcionar atendimento especializado, com equipe multidisciplinar nas áreas de saúde e educação.

O Atendimento Educacional Especializado– AEE já acontece e envolve aproximadamente 200 alunos da rede escolar e conta com 12 professoras, com o centro, os estudantes terão um ambiente estratégico na construção do cenário escolar inclusivo.

“A inclusão social começa pela educação. A criança incluída desde a educação infantil vai ter muito mais condições de seguir na escola e manter uma trajetória de sucesso”, observa a coordenadora do CADIE, professora Ângela Maria Perotto de Oliveira.

Para que o trabalho ocorra de forma integral a equipe é composta de vários profissionais e serviços, neste direcionamento, as ações são vinculadas à área da saúde, assistência social e educação.

“A Secretaria de Saúde nos dá suporte com psicóloga e neurologista, que acompanhado de professores são profissionais fundamentais para o processo” explica Ângela.

O Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Gilberto Tegner destaca que “pela primeira vez ofertaremos o serviço de fonoaudiólogo e psicólogo, buscando atender o aluno em rito célere e específico, sem que ele precise percorrer aos postos em busca de atendimento. Acredito que o centro será um avanço na educação em 2018”.

A oferta do atendimento no centro não substitui à escolarização e ocorre no contraturno do ensino regular, promovendo desta forma tempos, espaços e oportunidades educativas o compartilhamento do educar e cuidar entre profissionais de diversas áreas, as famílias, e outros setores da sociedade.

Estão envolvidos neste processo estudantes da educação Infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos – EJA.

 

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

LABORATÓRIO PEDAGÓGICO

Os professores do AEE terão um espaço com qualidade administrativa e também de recursos humanos, com materiais que proporcionarão um ambiente facilitador de formação continuada. No espaço, o professores terão disponível, materiais para pesquisa, confecção de jogos, atividades e recursos didáticos, conforme interesse ou necessidade.

 

ESPAÇO BRINCAR

Este ambiente é planejado para crianças na faixa etária de 6 meses a 05 anos, as quais apresentam sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

O professor do AEE das escolas Infantis indicará a necessidade do encaminhamento da criança para o centro e os profissionais (psicóloga, fonoaudióloga e professores), organizam um conjunto de atividades de caráter educacional e lúdico através de ações interativas junto à criança e sua família, visando desenvolver seu potencial.

“Sempre que possível os pais ou responsáveis participarão das brincadeiras, no atendimento, para receberem orientações sobre posturas e estímulos que devem ser realizados em casa” conta Ângela.

 

ESPAÇO CORPO E MOVIMENTO

Neste ambiente pretende-se estimular os estudantes, através do brincar, pular, correr, montar, recortar, criar, dramatizar, dançar e esporte ampliando as possibilidades motoras.

 

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Um local com atendimento pedagógico, individualmente ou em pequenos grupos com tempo mínimo de 50 minutos, de até duas vezes por semana para se avaliar continuamente a eficácia do processo educativo, planejar e executar o trabalho de AEE. Esse trabalho acontece nas salas de recursos multifuncionais de cada escola.

 

ESPAÇO FALA E LINGUAGEM

Ambiente estruturado para trabalhar a fonoaudiologia, onde ações se entrelaçam ao fazer pedagógico no intuito de melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes e suas próprias questões da fala e da linguagem.

 

PROJETO LER, ESCREVER E COMUNICAR

Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias, de variados autores e diversas situações de leitura e escrita buscando sempre, ampliar os conhecimentos e suas capacidades criativas, desenvolvendo questões pontuais de leitura, escrita e comunicação é o objetivo do projeto.

 

PROJETO DE MATEMÁTICA

Propiciar aos estudantes os conhecimentos para que possam desenvolver o raciocínio lógico, habilidades manuais, utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, investigação e compreensão.

 

EMPREGO E RENDA

O trabalho contribui para a autoestima e confiança é de fundamental importância para a pessoa, pois proporciona aprendizagem, conhecimento, transformação de conceitos e atitudes, aprimoramento e remuneração. No centro se fará um cadastro de estudantes em idade para contratação em empresas orientando quando possível vaga no mercado de trabalho.

 

ESPORTE E SAÚDE

Um Programa de Esporte e Saúde também funcionará no contra turno com acompanhamento nutricional e academia.

 

MÚSICA VIDA MÁGICA FLORYBAL

A Florybal possui um espaço no centro e já atua, numa parceira com a Secretaria, onde estudantes no turno inverno da escola tem aulas de flauta, teatro, violão e teclado.

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