Você está aqui
Home > Cidades > Canela > Canela no COSEMS

Canela no COSEMS

Jean Spall, Secretário de Saúde de Canela com Diego Espíndola, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). Foto: Eduardo Idalino

Canela apresenta projetos em mostra exitosa em Congresso do COSEMS

A Secretaria de Saúde de Canela participa do 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, evento promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS, que acontece em Gramado, de 26 a 28 de Junho.

O congresso tem como tema “Somando esforços, multiplicando resultados”, e conta também com a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios que tem como objetivo propiciar o compartilhamento de experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde.

Canela apresentou no dia de ontem (26) dois projetos “Academia municipal e práticas integrativas e complementares produzindo saúde”, apresentado pela professora educadora física Patrícia A. Liesenfeld e “O Protagonismo dos Usuários do CAPS com a reformulação das Oficinas Terapêuticas”, por Aneline Hoffmann Schmitt.

O Secretário de Saúde Jean Spall participa do evento e destaca que “Este é um reconhecimento de grande importância pelo trabalho realizado pelas equipes da área da saúde no município. O congresso reúne todos os secretários de saúde do Rio Grande do Sul para debater os temas em voga no estado, conferindo grande visibilidade aos projetos apresentados e, mais ainda, um rico momento de compartilhamento de conhecimento”.

 

Academia Municipal e as práticas complementares

A Academia Municipal reabriu em agosto de 2017 trazendo as práticas complementares, com intuito do cuidado e prevenção em saúde, considerando o bem-estar físico e mental como fatores essenciais ao ser humano. A proposta da academia da saúde é promover saúde e qualidade de vida e atualmente temos uma demanda de usuários na academia usufruindo das práticas complementares já implementadas que são realizadas através de inscrições.

As oficinas iniciaram com a massoterapia e hoje se abrangem também outras práticas complementares como: Reiki, auriculoterapia, meditação, Yoga, e também práticas corporais em Medicina tradicional chinesa com cromoterapia e Shiatsu.

A adesão para todo esse sistema se dá por encaminhamento médico, da rede municipal da saúde, e a permanência se dará pela frequência do usuário.

 

O Protagonismo dos Usuários do CAPS com a reformulação das Oficinas Terapêuticas

A Secretaria Municipal de Saúde no mês de março de 2017 buscou habilitação a Resolução Cib 100/2014, que disponibiliza aos municípios o valor de R$ 12.000,00 como incentivo financeiro do Estado que utilizará para contratação de Oficineiros para atividades no Caps e materias necessários as oficinas que são ofertadas aos usuários.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo