Você está aqui
Home > #Destaque > Comitiva de Canela volta de Brasília com muitas novidades e projetos

Comitiva de Canela volta de Brasília com muitas novidades e projetos

Foto: Ministro Osmar Terra ofereceu ao prefeito Constantino Orsolin apoio para auxiliar nas demandas de Canela em Brasília /Eduardo Macedo

Uma comitiva representando os poderes Executivo e Legislativo de Canela embarcou para Brasília na segunda-feira (21), para tratar de pautas e projetos de interesse do município com lideranças políticas. O prefeito Constantino Orsolin permaneceu na Capital Federal até quarta-feira (23), acompanhado pelo secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Projetos, Germano Junges, pelo diretor de Tecnologia da Informação e de Comunicação, Eduardo Macedo e pelos vereadores Marcelo Drehmer (PMDB) e Carlos Oliveira (PDT).

Os canelenses estiveram no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, apresentando projetos, as demandas do município e buscando recursos para Canela. As articulações políticas em Brasília contaram com visitas a praticamente todos os gabinetes de senadores e deputados federais, tendo como foco principal a retomada do projeto da Rota Panorâmica entre Canela e Três Coroas.

PROJETO MODELO PARA CAPTAÇÃO

DE NOVOS EMPREENDIMENTOS

A agenda iniciou na segunda-feira (21), com uma reunião no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, para tratar sobre a implantação de um projeto que será referência para outros municípios do país. Na ocasião, o secretário de Turismo Ângelo Sanches e o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Eduardo Macedo, foram recebidos pelo analista de Comércio Exterior, Marco Antônio Nunes Barros.

Durante o encontro ficou definido que o município de Canela será modelo na implantação de um sistema no site da Prefeitura que auxiliará na captação de novos empreendimentos. “O projeto consiste em criar um site direcionado para captação de novos empreendimentos, onde constará várias informações relevantes para que empresários e grupos empresariais interessados em investir em Canela tenham uma base consistente de informações sobre o município”, explica Eduardo Macedo.

O lançamento deste projeto piloto será realizado em Brasília, no próximo mês de novembro, quando o modelo do site de Canela será apresentado para todos os municípios do país.

PREFEITURA E MINISTÉRIO DO TURISMO FIRMARAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

Canela foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a assinar um acordo de cooperação com o Ministério do Turismo (MTur) para promoção e execução das ações de qualificação da plataforma Brasil Braços Abertos, criada pela pasta. A adesão ocorreu na terça-feira (22), em Brasília, contando com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches e da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra. “Canela está criando uma política de formação de ensino a distância e como primeiro passo, firmamos o compromisso com a plataforma de educação online do MTur”, explica o prefeito Constantino Orsolin.

Com o acordo, a Secretaria de Turismo de Canela fica responsável por quantificar a demanda por cursos de qualificação, garantir o acesso dos alunos à plataforma de ensino online, bem como acompanhar o desenvolvimento dos alunos e realizar ações de promoção dos cursos. Já o Ministério do Turismo vai disponibilizar acesso aos cursos na plataforma, incentivar os alunos a concluírem os estudos e prestarem assistência técnica. “A assinatura deste termo de compromisso é importante para fomentar o turismo de forma qualificada, gerando emprego e renda para o município”, explica o secretário Ângelo Sanches.

 REUNIÕES NOS MINISTÉRIOS E

REPASSE PARA O SONHO DE NATAL

No Ministério do Turismo foi aprovado o repasse de R$ 250 mil para o Sonho de Natal para investimentos na infraestrutura do evento natalino. Já no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o ministro Osmar Terra recepcionou os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Canela, quando foram entregues projetos na área da Assistência Social. Enquanto isso, no Ministério das Comunicações a pauta da reunião foi a retomada do projeto Cidade Digital.

 PAVIMENTAÇÃO DE VIAS

PELO PROJETO AVANÇAR

O ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, também recebeu os canelenses em seu gabinete. No encontro o prefeito Constantino Orsolin solicitou apoio para Canela no Projeto Avançar que está sendo desenvolvido pelo Governo Federal. Para conquistar estes recursos o Departamento de Planejamento, Obras e Projetos da Prefeitura de Canela cadastrou um projeto que visa a pavimentação asfáltica de diversas vias dos bairros Santa Marta, Eugênio Ferreira, São José e Vila Dante.

AGRICULTURA FAMILIAR

No Palácio do Planalto a comitiva de Canela, acompanhada pelo assessor especial da Casa Civil, Marco Antônio, foi recepcionada pelo chefe de Gabinete da Agricultura Familiar, Nelson de Andrade. Na reunião foi solicitada a liberação de recursos dentro do Programa Patrulha Mecanizada, que visa a conquista de equipamentos para o Departamento de Agricultura da Prefeitura de Canela. Já no Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental, os canelenses deram andamento nas negociações visando a liberação do Cemitério do Ibama.

 MOBILIZAÇÃO PELA ROTA PANORÂMICA

Os trabalhos na Capital Federal tiveram foco em um projeto fundamental para a mobilidade urbana e o desenvolvimento do município de Canela e da região: a retomada da Rota Panorâmica. Em busca de apoio através de emendas de bancadas para reiniciar as obras, os representantes de Canela entregaram ofícios para os seguintes Deputados Federais: Oniyx Lorenzoni (DEM), João Derli (REDE), Afonso Motta (PDT), José Otávio Germano (PP), Afonso Hamm (PP), Alceu Moreira (PMDB), Henrique Fontana (PT), Yeda Crusius (PSDB), Elvino Bohn Gass (PT) e Danrlei de Deus (PSD). “Tivemos sinalizações positivas em relação a nossa preposição envolvendo a Rota Panorâmica. Estamos lutando para recuperar todo processo, mas isso não será fácil, pois estamos tendo que justificar os motivos pelo qual as obras foram paralisadas e que agora é uma outra equipe que está governando o município de Canela. Estivemos em todos os gabinetes de deputados e senadores, clamando para que a Rota Panorâmica saia do papel e se torne uma realidade”, contou o prefeito Constantino Orsolin. Também foi solicitado apoio aos ministros Eliseu Padilha e Osmar Terra.

PREFEITO REFORÇA CONVITE

PARA EVENTO EM CANELA

A viagem à Brasília rendeu resultados positivos para Canela, culminando com a participação da comitiva local no 5º Congresso Nacional de Legislativos Municipais, organizado pela UVB – União dos Vereadores do Brasil. Na ocasião, os canelenses foram convidados para compor a mesa principal em um dos painéis do Congresso, já que Canela será sede do próximo evento organizado pela UVB: o Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.

O prefeito Constantino Orsolin aproveitou o espaço e fez um convite especial aos parlamentares. “Ficamos muito felizes em receber eventos como este, pois 70% da economia do nosso município é referente ao turismo. Canela é uma cidade abençoada pelas suas belezas naturais e arquitetônicas, com uma gastronomia de qualidade. Espero todos vocês (vereadores) lá”, disse Orsolin.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo