Você está aqui
Home > #Destaque > Destino de Natal

Destino de Natal

Sonho de Natal consolida Canela como destino natalino

Planejamento do evento coloca Canela como uma das cidades do Brasil a serem visitas na época do Natal

Na época do Natal a cidade de Canela se torna um dos principais destinos de turistas no Brasil, e ao longo de 29 anos o Sonho de Natal Canela torna o passeio pela cidade ainda mais encantador. Na avaliação do Secretário de Turismo de Canela, Moisés Souza, o planejamento realizado para o evento ao longo dos últimos quatro anos consolidou o formato e os shows da programação em um produto turístico. Um exemplo disto é o espetáculo Simplesmente Natal que em 2014 recebeu da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, o Prêmio Inovação, na categoria eventos.

Ao longo dos 44 dias de programação – com visitação a Casa do Papai Noel, atrações como esquetes teatrais, espetáculos músicas, teatro de bonecos, e os três principais espetáculos, Christmas in Concert, Auto de Natal e Simplesmente Natal – a cidade recebe aproximadamente 2 milhões de turistas, vindos não só do Brasil, mas de todo o mundo.

“Com o formato do Sonho de Natal concretizado as agências de turismo e operadoras trabalham o destino, os principais espetáculos e a programação com público dos mais variados lugares. E recebemos também muitos turistas do Rio Grande do Sul, que vem para aproveitar o Sonho e outra tantas opções que oferecemos na cidade e região”, comenta Moisés.

Para o secretário o diferencial do evento está na forma como ele prepara os visitantes para vivenciar o espírito de Natal, fazendo com que o turista se emocione e celebre a experiência de forma especial. “O envolvimento da comunidade canelense, seja confeccionando as peças de decoração da cidade ou produzindo e apresentando os espetáculos transmite mais emoção para quem assiste e também é uma oportunidade de mostrarmos o que nossa cidade produz, com qualidade e competência”, ressalta.

Em 2017 o Sonho de Natal Canela alcança a marca dos 30 anos, e a atual administração está fazendo a transição de governo e conversando com os novos gestores, para que eles planejem a próxima edição do evento.  “Com certeza é uma edição que tem grande importância para nossa cidade”, avalia.

Shows se despedem desta temporada

O último fim de semana foi de despedida dos shows desta temporada do Sonho de Natal, em Canela. Na sexta-feira (23), o Christmas in Concert fez sua última apresentação e no domingo (25) foi a vez do Simplesmente Natal subir ao palco pela última vez esse ano. O último Auto de Natal, programado para o dia 22 de dezembro, foi cancelado devido a chuva.

Surpresas do início ao fim. Assim pode ser descrito o espetáculo Simplesmente Natal, que encerrou o fim de semana mais esperado do ano no Sonho de Natal, em Canela, na Serra Gaúcha. As ruas ao redor da Catedral de Pedra ficaram lotadas com milhares de espectadores ansiosos pelo show cheio de música, dança, acrobacias e efeitos especiais. 

O início de verão presenteou os visitantes com uma noite quente e estrelada, que foi palco da apresentação. O clima era de expectativa até a abertura das histórias de Natal, contadas através de canções, com ajuda de uma orquestra ao vivo e o coral dos alunos da Academia de Arte de Cultura. O show não decepcionou. Além da diversão trazida pelos hits natalinos, palhaços e as noelas – dançarinas vestidas de mamãe Noel -, o espetáculo traz muitas surpresas. Um guindaste de 25 metros levanta um móbile gigante, onde acrobatas dançam suspensos, os fogos de artifício estouram atrás da Catedral, em um cenário de tirar o fôlego, e, claro, a descida do Papai Noel de rapel criam um clima de Natal inédito. 

imagem_release_836153
Foto: Maria Polo

“Queria saber como eles conseguem ter um guincho tão grande pra levantar tanto peso. A parte dos anjos foi a minha preferida”, conta a pequena Emilly Becker, de 8 anos, que assistiu ao show com seu pai, Paco Becker. Canelenses, os dois já assistiram ao show antes, mas gostaram muito das novidades.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando o Diretor Artístico da D’arte e Tenor no show, Rodrigo Cadorin, pediu aos espectadores que cantassem. As vozes formaram um coro de “Noite Feliz” ao redor da praça, enquanto os anjos desciam das torres da igreja e José e Maria levavam o Menino Jesus ao palco. 

imagem_release_8361571
Foto: Maria Polo

Marta Mendonça, de 63 anos, veio de Aracaju, SE, com toda a família para ver o Simplesmente Natal pela primeira vez. “É um espetáculo que eu não vou esquecer jamais. Foi um show lindo demais, do início ao fim”, conta. 

imagem_release_836152
Foto: Maria Polo

O show termina com a descida do Papai Noel e seus ajudantes da torre da Catedral até o chão. Essa é uma das cenas mais esperadas. “Foi maravilhoso. Só vendo mesmo para entender. Parece que tudo é verdadeiro, que o Papai Noel existe mesmo, que os anjos estão ali de verdade. É fora do normal”, Miguel Padilha, 39 anos, de Caxias do Sul, que veio acompanhado do filho, Gabriel.  

Na programação natalina de Canela desde 2012, o Simplesmente Natal completou cinco anos de estrada. Com renovações e novidades, o espírito ousado da D’arte Multiarte, empresa produtora do espetáculo, reflete nos pequenos detalhes do show, que se tornou uma das principais atrações da temporada na Serra. Para Lisiane Urbani, uma das diretoras da empresa, essa atenção é o que faz a diferença. Do brilho da sapatilha dos dançarinos à escolha das músicas no repertório, tudo é pensado para criar apresentações inesquecíveis. “Nós somos muito perfeccionistas, a gente sempre quer mais”, explica.

imagem_release_836156
Foto: Sergio Azevedo

Como o espetáculo acontece na rua, em um palco montado em frente à Catedral de Pedra, um dos grandes desafios é sempre o tempo. Esse ano, os ensaios no cenário foram prejudicados pela chuva, que teimou a aparecer em todas as tentativas. “Como a turma já faz há muito tempo, já tem uma sintonia entre todos. Acho que a temporada foi ótima, pois conseguimos superar todos os desafios”, conta Lisiane. 

Para a vice-prefeita de Canela, Carmen Seibt, a noite foi especial. “Não sei se foi por ser noite de Natal, a gente está mais emotivo. É uma data que mexe muito com a gente. Foi um espetáculo ímpar. Eu parabenizo a D’arte, os atores, os visitantes. Parabéns à Canela”, disse. 

O 29º Sonho de Natal Canela é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela, Associação Cultural das Hortênsias, Associação Comercial e Industrial de Canela e Ministério da Cultura – Governo Federal. Patrocínio: Bradesco, Grupo Sabemi e Snowland. Co-Patrocínio: Stemac e RGE. Apoio Institucional: Corsan. Apoio: Laje de Pedra, Hotel Continental, Laghetto Hotéis, Nova Alternativa, Bustour, Docile, Darcy Pacheco, Hortênsias Água Mineral, Bondinhos Aéreos, Mundo a Vapor e Mãos do Mundo.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo