Devoção a Maria de Caravaggio

compartilhe:

Crédito de Diego Santos/Estrategiacom

Em Canela, devoção a Maria de Caravaggio reuniu fiéis

O Santuário de Caravaggio de Canela promoveu, neste mês, a 59ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.

Novena, na cripta, Procissão Luminosa e Romaria Motorizada, ocorreram entre os dias 11 e 19 de maio. Neste fim de semana, as duas principais romarias reuniram um grande número de devotos de Maria de Caravaggio que caminharam, rezaram e se divertiram.

Romaria Jovem

A Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude – JDJ, na manhã do sábado, 25, reuniu de jovens de várias paróquias de cidades que fazem parte da Diocese de Novo Hamburgo e também da arquidiocese de Porto Alegre, reunindo cerca de seis mil pessoas. Enfrentando, com muita fé, o chuvisqueiro e o frio, os jovens seguiram a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, que sedia JDJ pelo sétimo ano. A chuva cessou e sol, timidamente foi aparecendo, enquanto o Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel presidia a Missa com mensagens de amor próprio e ao próximo para toda a juventude católica presente. Dezenas de padres acompanhavam as comitivas paroquianas. Adoração ao Santíssimo, confissões, e The Voice fizeram parte da programação do dia, que

O canelense, Padre Ezequiel Herold, coordenador da Jornada Diocesana da Juventude, comentou que “a JDJ é um marco referencial das expressões juvenis, que encontram no evento a evangelização, prioridade para mudar a sociedade, através desta geração, baseados no amor e na fé. Para nós a estrutura que o Santuário oferece é fundamental, além de possibilitar à juventude a devoção em Maria. “

Romaria a Pé

O dia mais esperado do evento, 26 de maio, quando a Igreja Católica homenageia a Mãe de Caravaggio, contou com devotos da Santa Milagrosa, que se encontraram em frente a Catedral de Pedra para seguir, em procissão, até o Santuário, considerado por todos um local abençoado. O Monumento da Prece, que recebe fiéis o ano inteiro que rezam ao pé da Santa, passou a ser local para os devotos depositarem flores, velas e cruzes, carregadas pelos romeiros que percorreram os 7km de romaria. Lágrimas de emoção, de agradecimento, de louvor ou de pedido de graça escorrem pelos olhos da maioria.

Na chegada da Romaria uma imagem de Maria surgiu no alto de um pinheiro e desceu, em cabo de aço, passando por cima da multidão, arrancando aplausos e muita emoção dos presentes. Neste dia a mensagem do Bispo D. Zeno foi de mais amor e compreensão nas famílias. Após a Missa, D. Zeno afirmou que a Romaria deste domingo foi a maior que ele presenciou nos últimos 13 anos, desde que participa do evento.

Os “festeiros” que farão parte da organização do evento no próximo ano foram apresentados. São eles: Adilson de Matia e Lizangela Muller, Agostinho Leopoldo e Cerisa Lúcia Henz, Gilberto e Sueli Caberlon, Jorge e Regina Pereira, Lauro e Marli Scheell, Valmir e Rosângela Hanel e os coordenadores são Fabrício Seibt e Flaviane Santos, Dorisete e Silvane Freitas.

Com o sol iluminando o parque de mata nativa do Santuário o público permaneceu no local, aproveitando a farta gastronomia e esperando para prestigiar o show musical do renomado padre Ezequiel Dal Pozzo, que lotou o Centro de Eventos.

Segundo o comandante da Cia de Canela da Brigada Militar, Capitão Jorge Mascarin, na Romaria a Pé, cerca de 45 mil pessoas participaram e, a organização do evento estima que mais de 70 mil pessoas passaram pelo Santuário neste mês, prestigiando as várias atividades do evento.

O Santuário permanece aberto o ano inteiro, das 8h às 18h, com Missa na Cripta todos os domingos, às 9h30 e, missa com terço todos os dias 26, na Capelinha, às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas