Dia Nacional da Fauna Brasileira

compartilhe:

Foto tirada pelo biólogo Lucas Moreno na Rua Coberta de Gramado.

Meio Ambiente promove atividade Dia Nacional da Fauna Brasileira

Em comemoração ao Dia Nacional da Fauna (22 de setembro), a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) promoveu um dia para discussão e conscientização sobre a conservação e proteção da fauna e flora local.

A atividade foi realizada na terça-feira, 24, onde a equipe técnica municipal de Meio Ambiente e a equipe de Divisão de Fauna (DIFAU SEMA/RS), abordaram temas como: criação de corredores ecológicos e Unidades de Conservação, recolonização de áreas degradas e manutenção de populações, a importância da manutenção dos remanescentes florestais e como minimizar o atropelamento de fauna silvestre no Município.

Segundo a SMMA, a palestra foi voltada para a discussão de estratégias para amenizar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente, demonstrando a importância de salvaguardar os recursos naturais municipais e como a educação ambiental pode atuar mediando a gestão de conflitos com a fauna.

NAS ESCOLAS
No turno da manhã de terça-feira, biólogos da SMMA realizaram palestra educativa na Escola Mosés Bezzi, com a temática “Fauna Nativa do Município de Gramado”, apresentando os exemplares de ocorrência na região, além de esclarecer e desmistificar situações relacionadas entre a convivência entre humanos e a fauna silvestre.

No turno da tarde, a palestra “Composição e Diversidade da Fauna no Município de Gramado” foi destinada à comunidade, sendo ministrada por técnico da SMMA, expondo o panorama da situação da fauna do Município, indicando as áreas prioritárias para criação de corredores ecológicos, e as principais espécies beneficiadas com a conservação.

Outra atividade, apresentada pela equipe da Divisão de Fauna (DIFAU da SEMA/RS), teve o tema “Gestão de Conflitos com Animais Silvestres”, apontando a relação sinantrópica de espécies silvestres com humanos; a segunda parte teve enfoque na legislação, voltada para o tema “Manutenção de fauna silvestre e exótica” indicando quais as prerrogativas legais para se manter em cativeiro exemplares da fauna silvestre, tanto silvestre quanto exótica.

AVALIAÇÃO
Para a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, é necessário pensar medidas integradoras e de preservação, e levar para a comunidade o conhecimento do que é a fauna de Gramado.

Segundo o vice-prefeito, Evandro Moschem (MDB), “a fauna estava sendo esquecida e precisamos trabalhar em conjunto com os órgãos de controle, principalmente com a Patram, pois ela está sempre em campo e tem o conhecimento real do que acontece, mas que também precisa ter o suporte da Secretaria do Meio Ambiente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas