Você está aqui
Home > Cidades > Domingo no Festival de Gastronomia

Domingo no Festival de Gastronomia

Escola Padre José Scholl é a vencedora do concurso Nonno Mio Ensina-me a Ser Chef

A criançada tomou conta da Cozinha Experimental na manhã de sábado na Rua Coberta. Alunos das escolas Padre José Scholl, Presidente Vargas e Senador Salgado Filho executaram as receitas desenvolvidas por eles com o auxílio de um profissional do restaurante Nonno Mio no concurso Ensina-me a Ser Chef, que ensina crianças a criarem pratos de restaurante com ingredientes da merenda escolar.

Com uma pequena lasanha de panqueca feita com massa à base de beterraba, recheada de carne com molho vermelho e coberta com queijo gratinado por maçarico, a equipe da escola Padre José Scholl treinada por Edison Júnior conquistou os jurados e levou o título da sétima edição do projeto. Foram meses de preparação até a seleção que aconteceu dia 4 de setembro no Senac de Gramado, definindo as três finalistas entre oito participantes.

“Chegar aqui na final, ver as crianças chorando de emoção, o sorriso no rosto deles é o que importa pra nós. Não tem nada que gratifique mais que isso”, contou Júnior, que está há 12 anos no restaurante e hoje é gerente. “A nossa dedicação pra fazer o prato foi muito grande. A gente ficou muito feliz porque a gente nunca imaginava, o prato dos outros competidores era muito sofisticado”, explicou Cecília Selau de Almeida, 10 anos, e aluna da escola vencedora que já sonha em trabalhar com gastronomia.

Em clima de comemoração e coleguismo, a final reuniu pais, a diretora do Senac de Gramado, Daniela Barbosa, a equipe do restaurante Nonno Mio, a secretária de Educação de Gramado, Gilça Silva, o prefeito em exercício de Gramado, Evandro Moschem, e o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, entre outros convidados. Além de entregar a escola vencedora com o troféu especial do concurso, a competição ainda premiou os alunos destaque com bolsas de estudos no Senac e todos os participantes com um passeio no parque Snowland.

O júri foi formado pelas jornalistas Fernanda Pandolfi e Bete Duarte e pelo fundador do restaurante Nonno Mio Pedro Andreis. As escolas foram avaliadas em cinco itens: motivação do grupo; participação dos alunos no preparo; forma como o grupo apresentou o prato aos jurados; apresentação do prato; sabor.

Resultado
1º lugar: Padre José Scholl (chef Edson) – Pequena lasanha de panqueca
Empatados em 2º lugar: Presidente Vargas (chef Jonatas) – Sorrentino com molho rústico e geleia de pimenta e Senador Salgado Filho (chef Cassiano) – Lombo à moda Senador

O projeto Nonno Mio Ensina-me a Ser Chef tem caráter social e educativo, é direcionado a estudantes das escolas estaduais e municipais. Para realizá-lo, o Nonno Mio conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, da sua equipe de chefs, da sensibilidade de diretores, professores e merendeiras das escolas, do Senac Gramado e da Gramadotur e Abrasel, entidades que estão à frente do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.

Higor Oliveira, do restaurante Malbec, é o campeão da Corrida de Garçons

Competição tradicional do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, a Corrida de Garçons divertiu quem esteve neste sábado à tarde. Onze garçons de restaurantes de Gramado participaram da atividade que premia os três melhores com produtos dos patrocinadores do evento. Higor Oliveira, do restaurante Malbec, foi o mais habilidoso e levou o título pra casa.

Para vencer a prova, os participantes precisavam fazer o percurso de aproximadamente 100 metros na Avenida Borges de Medeiros carregando uma bandeja com taças de água sem desperdiçar o líquido ou derrubar as taças.

Almoço de encerramento teve tradicional paella de Piriápolis

O almoço oficial de encerramento do festival reuniu autoridades, organizadores do evento e integrantes da comitiva uruguaia no La Estancia, em Gramado, para celebrar a edição do evento neste domingo. O menu foi uma tradicional paella de Piriápolis, cidade do Uruguai, preparada pelo chef Fernando Barbachan.

10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 6 a 16 de setembro em Gramado
Onde:Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h às 22h
https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/
Mais informações:(54) 3286.2002

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Rasen Platz apresentam o 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Casa Aveiro, Oxford Porcelanas e Strauss, – Agência Oficial: Vento Sul Turismo Apoio especial: Gramado Parks Apoio: SENAC, Stemac, Roseflor, Sicredi, Tchê Ofertas, Café 3 Corações, G2, Medmicro e Água Hortênsias Colaboradores: Pro Arte, Facas SG, ACAVG (Associação Cultural de Artes Plásticas de Gramado), Materia Capitão Rodrigo, Temperos Bellio, Cristais de Gramado, Brinox e Ubook – Apoio institucional da Dirección General de Turismo – Intendência de Maldonado. Agente Cultural: AM Produções – Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura – RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização: Abrasel Hortênsias Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo