Você está aqui
Home > Cidades > É importante debater ética nas escolas?

É importante debater ética nas escolas?

“Ética implica uma preocupação com o outro, que vai além do nosso mero bem-estar e prazer”. A frase é do professor de Filosofia da USP, Clóvis de Barros Filho, e sintetiza o desafio que o parque Mini Mundo lança para as 20 escolas inscritas nesta 4ª edição do Aluno Nota 10 de Gramado. Em parceria com o Orbis Clube Gramado e apoio do Sicredi, o Mini Mundo convidou as escolas a desenvolverem um Código de Ética, envolvendo alunos, professores, pais, funcionários e direção, por meio da criação de debate e sinteze do pensamento do que são atitudes ética no ambiente escolas, do ponto de vista do grupo participante.

O ”Projeto Ética nas Escolas” tem por objetivo chegar ao final do ano com um texto consolidado que oriente a convivência no dia a dia de cada uma das escolas envolvidas. Porém, cada diretor de escola terá a opção de aderir ou não ao desafio proposto. “Esperamos que todas as escolas participem, pois é uma grande oportunidade para revermos as nossas atitudes e criar um Código de Conduta, por meio de um pensamento gerado dentro da comunidade estudantil, sempre respeitando às leis vigentes e regulamentos da escola e Secretaria de Educação”, comenta a diretora do Mini Mundo, Jussara Höpper.

Quando discutimos e acordamos entre as partes, o resultado  passa a ter um maior valor e a tendência é reduzir as más codutas a partir do despertar da consciência individual e o comprometimento. “Ética é a capacidade da vida coletiva decente, uma vida na qual você não se envergonha de estar nela”, ensina Mario Sergio Cortella, outro renomado pensador brasileiro, que nos ajuda a refletir sobre o tema.

image2

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo