Você está aqui
Home > Cidades > EducaVídeo no Festival de Cinema

EducaVídeo no Festival de Cinema

Os alunos da turma intermediária em filmagem para o curta-metragem. Créditos: Clara Casagrande/ Prefeitura de Gramado

EducaVídeo prepara cinco produções para o 46º Festival de Cinema de Gramado

Cinco produções estão sendo preparadas pelos alunos do EducaVídeo para o 46º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre 16 e 25 de agosto. A Corrida pela Vida é o tema da principal delas, um documentário cuja produção iniciou ainda em 2017. A fase atual é de edição e finalização. Tudo feito pelos próprios alunos.

“Quando comecei no projeto, como aluna, mudei a visão que eu tinha do cinema e vi o quanto é trabalhoso desenvolver uma produção cinematográfica. Hoje, eu reparo muito mais nos detalhes quando assisto a um filme, por exemplo. Anoto muitas coisas para colocar em prática aqui”, comenta Victória Lauterbach Amorim,17 anos, hoje estagiária do programa, responsável pela edição do Corrida pela Vida: uma jornada de gratidão.

As outras quatro produções são curta-metragens. Dois deles, chamados O Bosque e O veneno, já estão finalizados. Na última semana, a turma do nível intermediário, que compreende alunos entre 12 e 15 anos, iniciou as filmagens do curta Uma vovó fora do normal, um romance adolescente que gira em torno da relação entre uma avó, seu neto e a nova namorada do garoto, e inclui como os protagonistas lidam com as lembranças dolorosas do passado.

O tema foi desenvolvido pela turma através de uma atividade criativa conduzida pela professora Iva da Rosa e a elaboração do texto que guiará a produção foi feita pelos alunos Ticiane da Silva e Roger Belotto. Entre os cenários do curta-metragem estão a Fonte do Amor Eterno e o Cine Xangai – espaço do Museu do Festival de Cinema, ambos no Centro da cidade. As filmagens devem ser finalizadas em 12 de julho.

O quarto curta-metragem em produção é O Valentim, realizado por uma turma de alunos de 13 a 17 anos da Escola Municipal Mosés Bezzi, que integra o programa. O curta é uma comédia non-sense, com vários reveses e muitas referências à cultura pop, especialmente aos memes, um elemento muito frequente na vida dos jovens autores.

“O Festival de Cinema é o momento mais esperado do ano pelos alunos. Eles sabem que as produções serão exibidas na noite do EducaVídeo e aguardam com ansiedade, não só pelo fato de passar pelo tapete vermelho e ter uma experiência semelhante a de atores e produtores profissionais, mas por terem a possibilidade de mostrar suas produções. Os curtas e outros audiovisuais são uma forma de expressão, é o momento em que eles expõem o que sentem e o que pensam. Trabalham com responsabilidade e autonomia, uma vez que os professores são mediadores, orientadores. A produção em si é toda dos alunos, do início ao fim”, comenta a professora do programa, Amanda Menger.

O EducaVídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação e pela Gramadotur, em parceria com as secretarias de Turismo e da Cultura. Em 2018, são quatro turmas, três professoras e uma estagiária. Cerca de 80 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino integram o programa.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo