Você está aqui
Home > Geral > Cultura > Arte > ESCULTURAS DE MARIO PALERMO HOMENAGEIAM ATLETAS

ESCULTURAS DE MARIO PALERMO HOMENAGEIAM ATLETAS

O escultor italiano Mario Palermo, falecido em 2015, terá uma mostra de esculturas em resina e fiberglass com acabamento em bronze envelhecido e mármore, que será aberta no dia 8 de julho, no Espaço 273, em Canela. A mostra póstuma é uma homenagem idealizada pela viúva e também artista plástica Kira Luá, residente de Canela, apresentará obras criadas para as Olimpíadas de 1988 em Seul (Coreia), que foram expostas em várias cidades brasileiras, como Salvador e São Paulo.

Palermo nasceu na Calábria, em 1949, mas mudou-se na infância para Montevidéu, onde deu início aos estudos artísticos, frequentando o Atelier Torres Garcias, a Escola de Belas Artes de Montevidéu e aprendendo a trabalhar com Cerâmica com Domenico Sfara. Paralelamente, por influência familiar, cursava Medicina. A atuação e envolvimento com grupos que lutavam contra a ditadura militar uruguaia valeram a Palermo anos de cárcere, e eventualmente o levaram ao exílio, em 1982, quando vai viver e trabalhar em São Paulo.

dsafdNa capital paulista, Palermo casa-se com a artista visual Kira Luá e o casal passa a dividir o ateliê. Os dois filhos do casal, Jacques (23) e Giulia (21), são ambos designers gráficos e residem em Porto Alegre. Após anos de trabalho conjunto e exposições em galerias de renome – como Skultura, Galeria Caribe, Artefato, Centro Cultural de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade – o casal consegue realizar o sonho de viver junto à natureza, com a mudança para a área rural de Canela, e a criação do Sitio Azul do Galo Cantante, um atelier a céu aberto, onde as obras de ambos podem ser visitadas.

Palermo influenciou e ensinou artesãos e artistas plásticos da região serrana, tendo atuado como professor da Escola de Arte do Natal Luz, do Ponto de Cultura de Canela, também desenvolveu trabalhos em eventos como o Sonho de Natal e a Semana do Bebê, além de ter criado troféus para diversos eventos. Com um trabalho marcadamente figurativo, com foco nas figuras humanas, cavalos, touros e gatos, Palermo dedicou seus últimos anos à criação de mulheres, a que chamava ‘serranas’, numa homenagem às belas, sensuais e livres mulheres da serra gaúcha.

A presente exposição, denominada “Atletas” abrirá no dia 8 de julho, marcando a passagem da tocha olímpica pela serra gaúcha. Serão expostas 15 obras em resina e fiberglass . A mostra segue até o dia 30 de agosto , de segunda a sábado das 14h às 20h .

Serviço

Abertura da Mostra ATLETAS, do escultor Mario Palermo

8 de Julho, às 19h horas

Espaço 273 Rua Tenente Manoel Corrêa, 273, Canela

Contato: Kira Luá, fone 54-9992-4461

Promoção:  Departamnto de Artes Visuais da Fundaçao Cultural de Canela

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo