Espaço Cultural Estação Férrea | Soup News
Você está aqui
Home > Geral > Cultura > Arte > Espaço Cultural Estação Férrea

Espaço Cultural Estação Férrea

Créditos: Tainá Crisóstomo

Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande recebe programação especial

Evento faz alusão à 16ª Semana de Museus

O Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande, em Gramado, também conhecido como Museu do Trem, participa da 16ª Semana Nacional dos Museus, que ocorre entre os dias 14 e 19 de maio. O evento acontece anualmente, durante o período em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta sexta-feira, dia 18 de maio.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, que elaborou uma programação especial para comemorar a data. O tema desse ano, definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, e conta com a participação de escolas e universidades da cidade e da região.

A museóloga do município, Morgana da Silva Camargo, relembra a importância de uma programação especial durante esta semana tão importante para a cultura. “O evento é de extrema importância, já que os museus de todo o país são convidados pelo Instituto Brasileiro a participar. Sendo que, através dessa ação, possibilitamos a ampliação do acesso à cultura e ofertamos também maior visibilidade aos espaços que, ao serem valorizados, intensificam a sua relação com a sociedade”, comenta.

O prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, ao lado do secretário da Cultura, Allan John Lino, participou da abertura do evento que ocorreu na última segunda-feira (14), e contou com a apresentação da Orquestra de Violões de Gramado, regida pelo Maestro Joe Cardoso. Gramado está num processo de resgate das tradições e de sua cultura e a gente deve começar exatamente por casas como essa. Nada mais apropriado do que ter uma das artes mais belas abrilhantando esse dia”, revelou Fedoca.

Evento segue até sábado e exposição até dia 25

Na programação desta sexta-feira, às 10h, a museóloga Daniela Schmitt palestra “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, e até o dia 25 de maio, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min, ocorre a exposição “Objetos do cotidiano que guardam memórias e contam histórias”, do historiador Wanderley Cavalcante.

Segundo o historiador, a ideia central é aproximar a comunidade do museu. “Dar voz às comunidades, contar as histórias dos milhões de anônimos que construíram e constroem a cidade, estimular o diálogo dos museus com essas histórias. Um museu ‘vivo’, comprometido com as problemáticas contemporâneas, com o seu entorno, e que valorize a cultura, os fazeres e saberes locais”, destaca.

Sobre o Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande

Inaugurado em 1922, o popularmente conhecido “Museu do Trem” fica localizado no antigo leito da Viação Férrea, no bairro Várzea Grande, tendo como objetivo promover, através de exposições permanentes e itinerantes, a reconstrução histórica daquele que é o maior bairro de nossa cidade, representado através de objetos, documentos primários e fotografias. O espaço coloca à disposição da população e turistas um ambiente que reconstrói os primeiros passos do turismo em Gramado.

No local, também pode ser apreciada uma ampla e variada documentação sobre a malha ferroviária sul-riograndense e um acervo fotográfico coletado com a colaboração da comunidade.

Cláudia Piccinini, ativista cultural, lembra da importância do espaço em nossa cidade. “Museu é uma forma de contar a história de todo e qualquer lugar, e o Museu do Trem conta com êxito a história da ferrovia e do início de nosso município”.

Texto: Marlova Martin

 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo