Excelência e Integridade, dois pilares fundamentais para o sucesso | Soup News
Você está aqui
Home > Cidades > Excelência e Integridade, dois pilares fundamentais para o sucesso

Excelência e Integridade, dois pilares fundamentais para o sucesso

O palestrante Luis Fernando Reginato ao lado do prefeito Fedoca no projeto Novos Olhares. Créditos: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

Na última segunda-feira, 15 de maio, teve sequência o projeto “Gramado: Novos Olhares” junto à Administração Municipal, e o sétimo palestrante a participar desta iniciativa, de forma voluntária, foi o mestre em Sociologia e Organizações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Luis Fernando Reginato, que trouxe o desafio de repensar as condutas na construção do sucesso.

De acordo com o palestrante, os dois pilares fundamentais para a obtenção do sucesso, seja dentro de uma organização, empresa ou na gestão pública, são a excelência e a integridade. “A excelência é a busca da superação de obstáculos através de meios válidos como são as competências, os desafios, ou como vencer os obstáculos com consistência, com conhecimento”, explica Reginato. Ainda conforme ele, a integridade é essencial neste modelo de sucesso.   “A integridade é uma coerência entre o que se pensa, o que se diz, e o que se faz. Nós entendemos que esses são dois pilares fundamentais para se pensar numa transformação no comportamento de pessoas”, salienta o professor que, ao longo de sua trajetória profissional, atuou em projetos de governança corporativa, estratégia empresarial e na gestão do capital humano. Destacando em seu portfólio empresas como Grupo Gerdau, Cia Zaffari, Sesc, Sicredi, Marcopolo, Agrale, Neobus, Ipiranga Petroquímica, Unimed, General Motors, Tramontina, entre tantas outras.

Reginato, que também é Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e qualificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), vem trabalhando há alguns anos com esse tema, e sua pretensão é que o modelo de sucesso defendido por ele funcione como resposta àquele adotado até então por organizações e pela gestão pública, que é um modelo imediatista e materialista, e que tem causado às pessoas alta ansiedade, frustrações, deslealdades, improbidades e corrupção.

Para o mestre em Sociologia e Organizações, o tradicional conceito de sucesso adotado está centrado na busca do status, do poder e dos ganhos materiais, e tem sido responsável por prejuízos irreversíveis a profissionais, organizações e também à sociedade. “Nós como sociedade estamos bem conscientes dos riscos e dos custos que todo esse processo desvirtuado de sucesso causou, e temos como minimizar isso, felizmente”, destaca ele, garantindo que grandes companhias brasileiras das quais nos orgulhávamos muito, bem como partidos políticos, estão envolvidos nesse modelo de sucesso e de conquista, que seguramente não interessa mais à nossa sociedade, e que existe sim, uma mobilização social por mais transparência nos negócios e por uma conduta mais ética em todos os setores.

O projeto “Gramado: Novos Olhares”, que tem por objetivo aperfeiçoar os secretários para temas de interesse da atual gestão, tem sequência no dia 29 de maio com uma dinâmica em grupo ministrada também por Luis Fernando Reginato. A proposta, denominada como alinhamento de propósitos, trata de uma vivência para fortalecer a identidade de equipe e compartilhar uma visão coletiva dos desafios do projeto da gestão da Prefeitura de Gramado.

Texto: Marlova Martin.

 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo