Exposição “Faces do Feminino”

compartilhe:

Faces do Feminino, Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi. Crédito Luciana Corso Galiotto 

Colavoro Sanvitto, em Caxias do Sul, sedia exposição “Faces do Feminino”

Obras das artistas Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi vão ilustrar as representações do feminino entre os dias 17 de outubro e 01 de novembro

O retrato diverso das facetas da mulher será o tema da exposição “Faces do Feminino”, que contempla as obras das artistas caxienses Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi, em exibição entre os dias 17 de outubro e 01 de novembro, no Colavoro Sanvitto, em Caxias do Sul. Sob a ótica do protagonismo da mulher na sociedade, a curadora da mostra, professora e doutora de História, Cristine Tedesco, reuniu os trabalhos que representam a figura feminina e suas múltiplas facetas, para abrir os olhos do público diante das concepções estéticas da mulher.

A exposição exibirá pinturas que mostram a metamorfose das mulheres. Na obra de Jane Santos, elas aparecem sofisticadas, adornadas com brincos, luvas, chapéus e tiaras, a partir de corpos alongados, curvilíneos, expressando força e delicadeza. O trabalho de Zilmara Tonon dá espaço para os desejos, o controle e a liberdade dos corpos femininos, com representações étnicas e culturais. E por fim, a obra de Isadora Collato Gazzi conecta a mulher com flores e espinhos, que fazem referência às profundezas desta figura, questionando sobre os preconceitos do significado do feminino.

“As reflexões sobre a arte e a cultura, em especial sobre as concepções do feminino, criam condições para questionamentos essenciais ao exercício da cidadania, da criticidade e da empatia. A exposição oportunizará uma conversa das artistas com o público sobre suas interpretações, exercitando o olhar e percorrendo caminhos que levam à construção do conhecimento e à troca de saberes”, analisa Cristine Tedesco.

Com base nessa construção de saberes, os argumentos da exposição também serão abordados em um workshop sobre das trajetórias biográficas de Sofonisba Anguissola (1532-1625), Lavinia Fontana (1552-1614) e Artemisia Gentileschi (1593-1654), pintoras que representaram o feminino na arte, entre os períodos Renascentista e Barroco. O curso será dividido em dois módulos, ministrados por Cristine, nos dias 21 e 28 de outubro, no auditório do Colavoro Sanvitto. O custo para participação será de R$ 100, e restam poucas vagas.

Serviço:

Exposição “Faces do Feminino”

Artistas: Jane Santos, Zilmara Tonon e Isadora Collato Gazzi

Período: 17 de Outubro a 01 de Novembro

Horário: 8h às 18h. De segunda a sábado.

Local: Salas Nobres do Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, nº 1989. Terceiro andar | Centro – Caxias do Sul/RS)

Curso “Representações do feminino na História da Arte”

Ministrante: Curadora Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco

Datas: 21 /10 e 28/10 [Segundas – feiras]

Local: Auditório do Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, nº 1989 – Terceiro andar | Centro – Caxias do Sul/RS)

Módulo 1: 21 de outubro, das 19h às 22h

Representações do feminino nas obras de Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana

Módulo 2: 28 de outubro, das 19h às 22h

Representações do feminino nas obras de Artemisia Gentileschi

Sobre a curadora Cristine Tedesco:

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de bolsa sanduíche – Erasmus Plus – de 12 meses na Università Ca’ Foscari de Veneza (2016-2017). Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006-2011). Desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654). Trabalha com fontes judiciais, correspondências e imagens, em sua maioria representações pictóricas produzidas entre o Renascimento e o Barroco. Realiza cursos sobre a atuação das mulheres nas artes, em universidades, museus e livrarias. Desenvolve projetos culturais na área de História da arte. Atua como professora de História e Sociologia na rede privada de Ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas