Farmácia Viva em Gramado

compartilhe:

Fitoterápicos: Gramado terá projeto Farmácia Viva

A Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria da Agricultura realizou uma palestra (na sexta-feira, 4) para qualificar os profissionais da Prefeitura de Gramado sobre o trabalho com fitoterápicos.

Na ocasião, o médico da Família, Leonardo Targa, falou sobre o projeto desenvolvido em Nova Petrópolis sobre plantas medicinais na atenção primária à saúde.

Segundo o secretário da Saúde de Gramado, João Teixeira, o projeto está no começo e o uso das plantas medicinais será muito importante para as famílias.

“Quero agradecer à equipe da Emater e ao secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, que, neste caso, disponibilizou uma equipe para nos ajudar a cultivar aquele espaço (horto medicinal). Tenho certeza que na maioria das casas, as pessoas utilizam a prática dos chás como forma alternativa de tratamento”, disse o secretário.

Para o médico pediatra, Joel de Freitas Pedroso, a Prefeitura de Gramado está tomando uma iniciativa importante para saber como a população está usando as ervas medicinais e como isso pode refletir nos resultados.

FARMÁCIA VIVA
O projeto Farmácia Viva possui algumas etapas, começando pelo cultivo e coleta de plantas medicinais, passando pelo processamento e armazenamento, até chegar na manipulação e distribuição de medicamentos fitoterápicos no âmbito do SUS.

“O projeto Farmácia Viva de Gramado está na primeira fase e a qualificação faz parte da preparação dos profissionais que irão prescrever os chás e remédios”, explicou a farmacêutica industrial, Aline Matter.

De acordo com a Portaria nº 3.862 (de 5 de dezembro de 2018), divulgada no Diário Oficial, Gramado é uma das 11 cidades do Brasil que teve projetos selecionados e vai receber recursos destinados à estruturação e consolidação de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos.

Gramado foi contemplada com R$ 500 mil do Ministério da Saúde para viabilizar o projeto.

 

Texto: Lucas Brito
Fotos: Sophia Dienstmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas