Você está aqui
Home > #Destaque > Fedoca participa ativamente do Festival

Fedoca participa ativamente do Festival

PREFEITO FEDOCA, UM PERSONAGEM ATIVO DO FESTIVAL DE GRAMADO

Encerrada mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado, fica o saldo positivo de qualidade na mostra competitiva e nas ações inovadoras do evento, que teve participação ativa da Prefeitura de Gramado com realização da Gramadotur. O Festival confirmou sua importância no cenário da sétima arte brasileira e reafirmou sua tradição de ser o único ininterrupto do país. O Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, conhecido como Fedoca, circulou entre cineastas e artistas e participou ativamente das atividades do Festival. Fedoca foi presidente do evento por três anos e foi um dos lutadores mais ferrenhos pela manutenção do certame nos anos 90, quando a produção de filmes estava escassa, devido à política da era Collor de falta de incentivo ao cinema. Foi quando Gramado se internacionalizou.

O Prefeito participou na quinta (16) da abertura do Festival com os filmes realizados por estudantes da rede pública de ensino, dentro do projeto Educavídeo. As equipes de cinco curtas e um média ganharam cada uma um kikito no palco do Palácio dos Festivais. Na sexta (17), Fedoca recebeu a comitiva da Itália, país homenageado do Festival, e discursou na abertura oficial, em plena Rua Coberta, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. À noite, esteve na abertura da mostra competitiva, e no sábado (18), prestigiou a homenagem ao animador Carlos Saldanha, que recebeu o troféu Eduardo Abelin. No domingo (19), o chefe do executivo entregou o prêmio de melhor direção para os vencedores da Mostra Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos. Na terça (21), Bertolucci comprovou que esta edição do Festival foi a mais inclusiva da sua história: ele participou de uma das exibições da Mostra Acessível no Teatro Elisabeth Rosenfeld, em sessões especiais para portadores de alguma deficiência. O Prefeito João Alfredo participou da sessão do filme Malévola, com legenda descritiva, libras, e ainda experimentou a sensação da áudio-descrição.

Na quarta (23), foi o próprio Fedoca que entregou o Kikito de Cristal à atriz e cantora uruguaia Natália Oreiro, uma das maiores homenagens do Festival de Cinema de Gramado, entregue desde 2002 a grandes nomes da sétima arte. Natalia Oreiro é um dos nomes latinos mais populares na Europa. Atriz, modelo, apresentadora e cantora, já vendeu mais de 10 milhões de discos no mundo inteiro. Seu trabalho de maior sucesso no cinema foi o recente “Gilda – no me Arrepiento de Este Amor”, de 2016, e foi homenageada no palco do Palácio dos Festivais. Na noite de sexta-feira (24), foi a vez do ator Ney Latorraca ser agraciado no 46º Festival de Cinema de Gramado, com o troféu Cidade de Gramado. O Prefeito Fedoca Bertolucci foi chamado para fazer a entrega da honraria ao ator. “O teu trabalho merece todos os troféus que Gramado possa te dar”, disse o prefeito, na presença da imensa plateia do cinema. Para a surpresa de todos, a atriz Claudia Raia veio ao Festival para participar da homenagem ao amigo Ney Latorraca – que também não sabia da surpresa. Ney divertiu o público presente no Palácio dos Festivais e recebeu aplausos de pé em mais uma noite memorável do evento.

Além de diversas outras reuniões, cerimônias e eventos especiais, o Prefeito de Gramado participou do momento máximo do Festival de Cinema de Gramado, quando foi anunciado neste sábado (25) o Kikito de Melhor Filme Brasileiro, e Fedoca entregou o prêmio para “Ferrugem”, de Aly Muritiba. Uma semana de intensa agenda, onde o chefe do executivo se dividiu entre suas atividades roteineiras, cuidando da cidade e ainda participando do Festival de Cinema, como um grande personagem deste inesquecível evento.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo