Você está aqui
Home > #Destaque > Feira do Livro de Canela voltou! :)

Feira do Livro de Canela voltou! :)

A FEIRA DO LIVRO ESTÁ DE VOLTA COM PROGRAMAÇÃO VARIADA PARA TODAS AS IDADES

Nas próximas semanas Canela estará em festa com a chegada da primavera e a volta de um de seus eventos mais queridos: a Feira do Livro Josué Guimarães, que acontecerá de 28 à 30 de setembro ocupando a Praça João Corrêa e vários espaços culturais da cidade.

Nas atrações estarão o rap, o jazz, teatro, cinema, exposição, bordado, oficinas, saraus, debates, gastronomia, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e outras atividades para todas as idades, motivando seus frequentadores a não se aterem apenas aos livros para exercitar e desfrutar da literatura. É claro que os livros sempre testarão presentes, com as clássicas bancas de livreiros oferecendo atrativos descontos e nas sessões de autógrafos com autores.

UM PROJETO COM NOVIDADES PARA O PÚBLICO JOVEM
Procurando sensibilizar os jovens, cada vez mais distanciados dos livros, e cativá-los para que não deixem de lado este hábito essencial para seu crescimento e educação, formação de caráter, espírito crítico e cidadania, buscou-se numa forma literária diferenciada um jeito eficaz de atraí-los. Seguindo a vanguarda artística dos últimos anos, percebida nas ruas, nas escolas, na periferia, a Feira realizará a primeira Slam de Canela. Trata-se da poesia falada, autoral, em que o jovem conta sobre o seu cotidiano, suas vivências, alegrias e dificuldades, dúvidas e incertezas. A Feira do Livro deste ano pretende valorizar o que o jovem da periferia está fazendo e dizendo, ajudando-o a perceber que este é o papel da arte: traduzir a vida para melhor viver e se relacionar, traçando ele próprio o seu futuro.
As Slams – apresentações de poesia falada, que estão se popularizando Brasil afora, se parecem com o ritmo preferido e mais popular hoje nas escolas, o Rap. Com esta atividade, será possível comprovar a estes jovens que, de fato, eles já fazem e praticam literatura. Não a simples e tradicional leitura dos livros, mas justamente no ato de compor as rimas, ajustando-as à métrica e concatenando suas ideias e experiências, é com a poesia – cantada ou falada – que o jovem está próximo da literatura, mesmo sem saber.

O HOMENAGEADO DE HONRA : Pesquisador Antonio Olmiro dos Reis

O pesquisador Antonio Olmiro dos Reis é autor do livro “Canela por muitas razões” junto com Pedro Oliveira e Marcelo Wasem Veeck e “Canela Passado a Limpo” duas obras essenciais para compreendermos a cidade. Baseando-se sempre nas evidências, registros, fotografias antigas e muita pesquisa, Olmiro mantém viva a memória de Canela ao editar estas duas obras.
Ao esclarecer seu surgimento, falar das primeiras famílias, sua constituição, primórdios da economia e a constante evolução, o pesquisador contribui para que busquemos na história as soluções que queremos para o futuro da cidade. Olmiro, que terá sessão de autógrafos de seus dois livros, é colecionador de artigos diversos referentes ao passado afetivo de Canela, como cartazes, postais, livros, revistas, fotografias, ingressos de cinema e shows, entre outros registros raros. Parte desse acervo poderá ser visto na Feira.

O MOVIMENTO LITERÁRIO DE CANELA
Apesar da Feira do Livro ter sofrido uma interrupção de 2014 até este ano, o movimento literário de Canela sempre foi muito intenso com atividades promovidas pela Fundação Cultural, pelas Escolas e estabelecimentos da cidade como o Clube do Livro de Canela (65 debates), o TerSarau (4 anos), e eventuais Leituras Dramatizadas. Mas a continuidade da Feira é fundamental para a formação do hábito de leitura das crianças e jovens e principalmente para a integração de toda a família com as atividades culturais.
Sabedores de que a Feira do Livro atrai a atenção de estudantes, professores, moradores, empresariado, visitantes e imprensa, incentivando a leitura, a reflexão e ao debate do campo das ideias, é do máximo interesse da comunidade resgatar e promover anualmente o evento que leva o nome de seu escritor mais querido: Josué Guimarães.

CANELA E JOSUÉ GUIMARÃES
Canela é a cidade que o grande escritor gaúcho Josué Guimarães escolheu para morar com sua esposa Nydia, filhos e netos que por aqui permaneceram. Nydia criou a Fundação Cultural de Canela dando o pontapé inicial para os principais eventos culturais como o Festival de Teatro, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos (hoje na 29ª edição), o Sonho de Natal (30 anos) e tantas outras iniciativas essenciais para a cultura da cidade e região.
ATRAÇÕES MUSICAIS
Após a consagração do célebre músico Bob Dylan também no campo da Literatura, agraciado com o Nobel desta área no final de 2016, cabe destacar ainda mais o papel essencial da letra das canções, oficialmente tratada na atualidade como obra também literária.
Johanna Martins canta músicas infantis, com letras de gente grande.
Slam
Workshop de Edu Martins
Coral Bocalis
Show especial de encerramento de Edu Martins Trio

ATIVIDADES ESPECIAIS NA FEIRA SOBRE JOSUÉ GUIMARÃES
Exposição 30 anos de Ausência (Oficina de Bordado baseada em livro de Josué)
Exibição de documentário “A Jornada de Josué”, sobre vida e obra do escritor
Exibição do filme Vento Norte, roteiro de Josué
Debate sobre sua produção literária
Apresentação de teatro de bonecos “Enquanto a noite não chega”, da Cia Goliardos

22ª FEIRA DO LIVRO JOSUÉ GUIMARÃES
Realização – Fundação Cultural de Canela
Promoção – Prefeitura Municipal de Canela
Apoio – Conselho Municipal de Política Cultural de Canela
Apoiadores Culturais:
Editora Dublinense
Editora Artes e Ecos

 

Dia a Dia da Programação

28/09 – quinta-feira – 1º dia

8h30min Abertura da Feira para visita à exposição sobre a vida e obra de Josué Guimarães, Carreta literária do SESC e bancas de livros. Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué
8h30min Café da Manhã de Apresentação da Feira Para imprensa, Secretários, Diretores de escolas, escritores, formadores de opinião. Local: Grande Hotel Canela. Abertura Oficial da Feira, oportunizando momento de integração e divulgação da programação entre imprensa, autores, organizadores, poder público e professores das redes pública e privada.  Participação mediante convite.

9h Peça de teatro “A Magia do Livro”. Peça infantil que foca na importância da leitura. Através do lúdico, contemplando danças e músicas populares, apresenta a cultura brasileira, entre elas ritmos como o maracatu, bossa nova e bumba meu boi, que representam seus locais de origem. Público-alvo: estudantes 04 a 12 anos Local: Praça João Corrêa – Multipalco Peça infantil que foca na importância da leitura. Através do lúdico, contemplando danças e músicas populares, apresenta a cultura brasileira, entre elas ritmos como o maracatu, bossa nova e bumba meu boi, que representam seus locais de origem.

10h Lançamento do livro “Ecologia da Comunidade – Bosque de Canela na escola”, de Cilon EstivaletPúblico-alvo: estudantes 04 a 15 anos e famílias Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué Guimarães A literatura a serviço da ecologia. A publicação, artesanal, apresenta o excelente trabalho realizado pela RPPN Bosque de Canela com a comunidade, visando à educação para a preservação da natureza.

10h – 11h30 Oficina de GrafitePúblico-alvo: jovens de 14 a 18 anos   Local: Praça João Corrêa – Espaço MultiusoResumo e objetivos: arte urbana como ferramenta de transformação social.

10h40 – 11h30 Johanna e Evandro Martins cantam música popular brasileira infantilPúblico-alvo: estudantes 04 a 10 anos e famílias Local: Praça João Corrêa – Multipalco Cantora mirim de enorme talento apresenta músicas infantis famosas, compostas por músicos brasileiros, conhecidas por várias gerações. Acompanhada de seu pai, tenor, a dupla encanta públicos de todas as idades.

11h30min – 12h30min Lançamento do livro “Se somos feitos de partes”, do escritor Jeferson de Queiroz (Lajeado)Público-alvo: comunidade e visitantes Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué Estreia do arquiteto Jeferson de Queiroz na literatura. O autor tem relação afetiva com a cidade, onde mora seu filho, o vocalista e compositor da banda Dr. Hank, referência pop rock no Estado.

14h Espetáculo A Magia do Livro Público-alvo: estudantes 04 a 12 anos Local: Praça João Corrêa – Multipalco

15h Sessão de autógrafos do livro Trans Lúcido, do poeta João Pedro WaplerPúblico-alvo: geral Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué A poesia profunda e reflexiva do jovem autor. João Pedro é porto alegrense, mas sua mãe reside em Canela, Bea Seibel, diretora do Departamento de Artes Visuais da Fundação Cultural de Canela.

15h30min Abertura Oficial com Rap e Slam (apresentação de poesia falada), expressões urbanas de arte que expandem o universo literário para fora dos livros.Público-alvo: estudantes, comunidade e visitantesLocal: Praça João Corrêa – MultipalcoConvidados: MC Marck B. Cruz, DJ Abú e Daniel Bertolucci  A Feira irá apresentar o Slam, encontro/competição de poesia falada, a nova vanguarda da literatura no país. São 3 regras: poesia autoral, até 3 minutos, sem música. A interpretação da declamação é essencial para o competidor. É comum que o tema da poesia seja o cotidiano, dificuldades e agruras do jovem.

16h45min Ação de doação, troca e distribuição de livros e Cortejo Kombinação Público-alvo: estudantes, comunidade e visitantes Local: Praça João Corrêa – Multipalco

18h15min – 19h30min Sarau Rap/Slam/Literatura, com Pablo Antunes e MC Marck B. Cruz. Em um ambiente sem formalidades e bastante interativo, a literatura é apresentada através de três diferentes linguagens e estilos: poesia, rap e literatura. Os convidados comprovarão que elas se parecem entre si muito mais do que imaginamos.Público-alvo: EJA, Ensino Médio, comunidade em geral e visitantes.Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso Em um ambiente sem formalidades e bastante interativo, a literatura é apresentada através de duas diferentes linguagens e estilos: poesia e rap. Os convidados comprovarão que elas se parecem entre si muito mais do que imaginamos.

18h45mim – 20h40min Cineclube exibe Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (1963)Público Alvo: EJA, Ensino Médio, comunidade em geral e visitantes Local: Casa de Pedra Importante filme do cinema nacional, será exibido para melhor enriquecer o debate literário do final da noite, referente a obra de Graciliano Ramos, título do mês do Clube do Livro de Canela.

19h45min – 21h Filme Vento Norte (1951), roteiro de Josué Guimarães Público alvo: adulto, ensino médio, EJA Local: Espaço Nydia Filmado em 1951,  esta raridade é o primeiro longa sonorizado gaúcho. Roteiro de Josué Guimarães e direção de Salomão Scliar. Atuação da atriz Ione Alvez Stumpf, que na época era professora em Canela.

19h45min – 20h35 Espetáculo de Teatro de Bonecos “Enquanto a Noite Não Chega”Grupo: Cia GoliardosPúblico alvo: adulto, ensino médio, EJA Local: no Multipalco em forma de Arena André Guedes e sua Cia Goliardos deram nova vida a este clássico de Josué, a história de Dom Eleutério e Dona Conceição, casal de velhinhos que aguarda sua hora.

21h10min – 22h10min Clube do Livro debate Vidas Secas, de Graciliano Ramos Local: Praça João Corrêa – Espaço MultiusoO objetivo é disseminar a atividade de discussão de obra literária, praticada pelo Clube do Livro de Canela há 6 anos. Nela, cada participante é convidado a dar sua opinião sobre a sua própria leitura, auxiliando numa compreensão mais ampla sobre o livro, enriquecendo o debate.

29/09 – sexta-feira– 2º dia

 9h – 9h30min Chegada das escolas para Exposição sobre a vida e obra de Josué Guimarães, Carreta literária do SESC e bancas de livros. Sessão de autógrafos do livro Canelistas II, de Márcio Cavalli Público-alvo: comunidade e visitantes Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué

Oficina literária “Bordando Josué”                                                                                                                                9h às 11h15min e14h às 16h15min Oficineira:  Bel Porazza Público-alvo: ensino médio, geral e melhor idade Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso Esta oficina mistura a leitura de uma pequena história do grande escritor que viveu em nossa cidade com a leveza e complexidade do bordado, unindo duas artes que parecem ter sido feitas uma para a outra.

9h30 – 11h15 Canela Cineclube: A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (1985), com os professores Marcia Ivana (UFRGS) e J. Armando Nicotti (cursos pré-vestibular). Público-alvo: Ensino Médio (últimos anos)Local: Casa de Pedra Por se basear no livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, obra indicada ao vestibular da UFRGS em 2018, a exibição do filme será seguida do painel/debate com dois professores especializados, auxiliando os alunos que farão a prova (cuja forma de análise e estudo servem também para outros testes e trabalhos).

9h30 – 10h15 Oficina e Sessão de autógrafos do livro Flor de Infância, de Genelci Oliveira (NH)Livro baseado na história da Arte, contada aos olhos de crianças que viajam pelas telas de vários artistas. A ilustração do livro foi feita através de pinturas em telas por crianças. Público-alvo: estudantes 04 a 12 anos Local: Praça João Corrêa – Multipalco 10hBate-papo sobre a obra “Viagem ao Redor de Felipe”, com o autor Caio Riter (Ed. Projeto)Público-alvo: 6º e 7º anos Local: Espaço Nydia Guimarães Resumo e objetivos: conversa com um dos patronáveis da Feira do Livro de Poa 2017. Os alunos presentes leram e debaterão a obra com o autor.Oficina “Contação de Histórias” por Eliana Guedes, a Leitora Particular

10h35min às 11h30min 14h15 às 15h15 19h30min às 20h30min Eliana Guedes realiza um trabalho magnífico como Leitora Particular, oferecendo seus serviços àqueles que, por algum motivo, não podem ou não querem ler sozinhas. Assim, ela as ajuda a manterem o importante hábito da leitura. Nesta oficina, irá mostrar um pouco de seu trabalho, despertando nos alunos a vontade de encontrar nos livros uma voz de informação, reflexão e conhecimento.Público-alvo: estudantes e geral Local: Praça João Corrêa – Multipalco

14h – 15h Bate-papo sobre a obra “Futurações”, com o autor Caio Riter (Ed. Projeto)Público-alvo: 8º e 9º anos Local: Casa de Pedra Conversa com um dos patronáveis da Feira do Livro de Poa 2017. Os alunos presentes leram e debaterão a obra com o autor.

14h – 15h Bate-papo sobre a obra “O Mundo de Camila”, com a autora Márcia do Canto (Ed. Projeto)Público-alvo: 5º e 6º anos Local: Praça João Corrêa – Espaço Nydia Guimarães. A premiada escritora conversa com os estudantes que, previamente, leram a obra.

15h às 17h “Ler e escrever”, por Eduardo Krause (Ed. Dublinense) Muitas vezes, a leitura começa a partir da escrita, como foi o caso de Eduardo Krause. Se antes era um leitor tímido, após lançar o primeiro livro, lê cerca de 70 obras por ano. A escrita, ainda que apenas informal e de forma amadora, incentiva a leitura. E aqui Eduardo também falará do modo inverso: aquele leitor voraz que já está na hora de começar a escrever. Público-alvo: A partir de 14 anos Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué

17h – 18h20min Happy Hour Literário: comes, bebes, livros e amigos.

18h30min – 19h30min A Era da Curadoria na Literatura e na Música: vantagens e desvarios em seguir listas de leitura (Vestibular, Clube do Livro, Os Mais Vendidos, entre outros). Debate com escritores, professores e leitores compulsivos + CAGÊ LISBOA e Enio Martins. Mantendo o bom humor da tarde, uma atividade despretensiosa, sem objetivos em definir se a Era da Curadoria permanecerá, se é o caminho que o leitor deve seguir e sem colocar mais pressão no vestibulando. Mas, com certeza, o auxiliando com dicas das leituras obrigatórias e como se sair nas provas de Literatura, tanto no colégio como no Vestibular.Público-alvo: geral e vestibulandos Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

19h40min – 21h45min Clube do Livro + Canela Cineclube Exibição do documentário “A Jornada de Josué” e debate sobre Josué Guimarães, com a prof. Márcia Ivana (UFRGS) e Adriana Guimarães. Público-alvo: geral, ensino médio, EJA Local: Casa de Pedra Documentário importante para conhecermos mais sobre o grande escritor que viveu em nossa cidade.

20h Peça de teatro baseada em Oscar Wilde Resumo e objetivos: excelente trabalho de pesquisa teatral do Estúdio Lisi Berti apresenta peça sobre um dos maiores autores da literatura e dramaturgia do mundo, o polêmico irlandês Oscar Wilde. Local: Aroma Literário *Com cobrança de ingresso R$ 20,00

30/09 – sábado –  3º dia

10h Sessão guiada à Exposição 30 anos de Ausência de Josué Guimarães, com Adriana Guimarães.                           Com a presença de Adriana Guimarães, filha do escritor e importante figura da cena cultural regional, faremos um passeio pela obra e vida de Josué, célebre autor que viveu em nossa cidade. Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué Público-alvo: geral

10h45min – 11h30 Bocalis canta Cinema                                                                                                                                    A beleza do canto de coral preenchendo com linda musicalidade os ambientes da Feira Local: Praça João Corrêa – Multipalco Público alvo: geral

10h45min – 11h30 Oficina de livro infantil, com Paula Taitelbaum Premiada escritora de livro infantil realiza oficina para a criançada. Local: Grande Hotel Canela

11h45min – 16h Lançamentos de livros e Sessões de Autógrafos Autores das Editoras Dublinense, Projeto e Artes & Ecos; Erica Hansen, Mariana Xavier entre outros. Local: Praça João Corrêa – Espaço Josué Público-alvo: geral

14h – 15h30 Exibição do filme Clarita, de Flavia Seligman. Sessão comentada com a artista plástica Clara Pechansky, grande pintora gaúcha, cuja obra extrapola as artes visuais e ganha admiradores de todos os segmentos artísticos.Público-alvo: estudante e profissionais das Artes Visuais Local: Espaço Nydia Guimarães

14h às 15h30min “O humor na literatura”, por Rodrigo Rosp (Ed. Dublinense) O humor tem fácil – e divertida – assimilação, sendo hoje um dos gêneros de maior vendagem, seja qual for a linguagem artística. Através de uma oficina (obviamente) bem humorada, Rodrigo Rosp, escritor e diretor da Editora Dublinense, apresenta dicas e macetes para melhor entender o humor na literatura, tanto para os que a consomem como os que pensam em se aventurar na escrita carregada de riso e alegria.Público-alvo: A partir de 14 anosLocal: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

15h45min – 16h45min Edu Martins – aula / workshopAtravés de excelente didática e vasto conhecimento, Edu irá trazer dicas e macetes para compreendermos a beleza – e dificuldade – da composição das letras nos grandes sucessos das canções nacionais e internacionais.Público-alvo: A partir de 14 anos Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso

17h – 17h45min Teatro Xara Xaxá – Cia Lisi Berti Local: Praça João Corrêa – Multipalco Público-alvo: geral

18h – 19h15min Debate: Literatura x Psicanálise, com Lucas Kruger, Pablo Antunes e Celso Gutfreind.                     A psicanálise baseou-se na arte e na literatura para ser formulada. Hoje, é essencial compreender esta ciência para decifrar as diversas camadas de conhecimento, os arquétipos e a profundidade complexa dos personagens criados pelos escritores. Neste debate, 3 profissionais que transitam nestas duas áreas trazem dicas para uma melhor leitura através dos segredos da psicanálise.Local: Praça João Corrêa – Espaço Multiuso Público-alvo: geral

Show de Encerramento

20h – 21h30 Jazz com Edu Martins – A composição de grandes letristas da música.O encerramento da Feira se dará com chave de ouro, tendo a presença de um dos maiores baixistas de jazz da atualidade. Edu Martins já tocou com grandes nomes da música nacional e internacional, e neste show especial irá focar na composição da letra dentro da canção, trazendo detalhes da obra de Bob Dylan, Chico Buarque, Ivan Lins, Vinícius de Moraes e Djavan, entre outros. Local: Gazebo Cultural *Com cobrança de ingresso – R$ 40,00

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo