Você está aqui
Home > Cidades > Canela > Feira Ecológica e Cultural de Canela em pauta

Feira Ecológica e Cultural de Canela em pauta

 

Foto: Rafael Zimmermann

Os Secretários de Governança, Planejamento e Gestão, Vilmar da Silva Santos e Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Nestor Tomasini atenderam na sexta-feira (8), integrantes da Feira Ecológica e Cultural de Canela que vieram até a Prefeitura solicitar um documento que oficialize que a entidade permaneça comercializando seus produtos no espaço cedido verbalmente junto ao Centro de Feiras.

O Secretário Vilmar salientou no encontro que é sabedor da importância do segmento no fornecimento de alimentos livres dwe agrotóxicos. “O público consumidor vem aumentando e precisamos incentivar os produtores. Uma forma de fomentar a atividade é destinar uma área adequada e específica para a comercialização”, ponderou.

“Sei do trabalho desenvolvido por vocês e vamos conversar com o Prefeito Constantino Orsolin para estudar a solicitação do grupo” ponderou.

“Sei que na Feirinha atende a comunidade canelense e também os veranistas que procuram por produtos sem agrotóxicos e diferenciados” comentou Tomasini.

VISITA  A FEIRINHA

Os Secretários Vilmar e Tomasini acompanharam no sábado (9) o Prefeito Constantino Orsolin e do Secretário de Turismo Ângelo Sanches na visita a Feira Ecológica e Cultural de Canela, carinhosamente chamada de Feirinha, ao lado do Centro de Feiras.

“Assim que soube da solicitação fiz questão de vir aqui entender melhor a demanda e ouvir pessoalmente as reivindicações das pessoas envolvidas” disse o prefeito.

No encontro, os secretários e o prefeito informaram ao grupo que estudarão a cedência do espaço ou de um novo local mais adequado que valorizará ainda mais os produtos comercializados atualmente.

A FEIRINHA

 A Feira Ecológica e Cultural de Canela, iniciativa de produtores ecologistas de Canela e entorno, ou Feirinha, como é conhecida, participa da Associação Ecológica e Cultural de Canela e Região (ACEC), assim como produtores convencionais, não orgânicos, da agricultura familiar, artistas, artesãos e expositores em geral.

A Feirinha se auto mantêm e auto gestiona, utilizando o espaço público destinado a agricultura familiar aos sábados e não recebe recursos externos além das vendas efetivas.

Movimentos como o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (MARH), Amigos do Parque do Palácio e Assecan, também estão ligados a associação.

Os consumidores são conscientes do trabalho realizado pela entidade e participam ativamente visitando as propriedades produtoras e conhecendo onde e como é produzido os alimentos.

A ASSOCIAÇÃO

  A Associação Ecológica e Cultural de Canela e Região, foi fundada em 27/05/2017, e é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado e com foro e sede social localizada na RPPN – Bosque de Canela na Rua Dr. Rui Viana Rocha, s/n, na cidade de Canela, Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Postal 77, e regendo-se por esse Estatuto Social, pelo Código Civil Brasileiro e pelas deliberações de seus órgãos.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo