Feirinha no Sabores de Canela

compartilhe:

Na foto, estão Heloíza Zuffo, Nicolas Magalhães e Aletéia Frizzo Veppo. Foto: Cleiton Thiele

Feirinha tem participação especial no Sabores de Canela

Agricultores e ecologistas participam pela primeira vez do evento

A Feira Ecológica e Cultural de Canela – chamada carinhosamente de “Feirinha”, é uma iniciativa de agricultores ecologistas dos Campos de Cima da Serra, participantes da Rede Ecovida de Agroecologia e certificados duplamente pela Rede Ecovida e MDA. A feira iniciou em julho de 2012 ocupando um pequeno espaço no interior do Centro de Feiras de Canela, compartilhando este espaço com agricultores que já ocupavam o local. Atualmente, a Feirinha é um evento que acontece todos os sábados, de 8h às 13h, e reúne um público interessado em ecologia, arte e cultura do município de Canela e seu entorno.“O carinho pelo alimento é um de nossos diferenciais. As bancas que oferecem produtos certificados fornecem também seus produtos para o Café da Feira e para os cozinheiros e chefs que trazem suas delícias bem fresquinhas os sábados bem cedo”, explica a Heloíza Zuffo, integrante do Conselho da Feira Ecológica e Cultural de Canela.

SABORES DE CANELA

Pela primeira vez, a Feirinha está participando do Sabores de Canela, que neste ano traz uma nova proposta: valorizar a produção agroecológica. Mais do que apresentar um prato e integrar-se ao roteiro gastronômico, a participação da Feira Ecológica e Cultural de Canela cumpre importante papel ao trazer para o cenário da agricultura ecológica a inovação da integração da produção de alimentos com a produção cultural e de novas propostas de como pensar a cidade. Até o dia 30 de setembro, a Feirinha participa do Sabores de Canela, com o Café com Feira, no qual dois pratos foram criados para o evento: a empanada de legumes do dia (produzida por Nicolas Magalhães)  e o banofee com doce de leite e bananas  (produzido por Aletéia Frizzo Veppo) ambos acompanhados de café e suco.

EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE

Tanto o Café da Feira, quanto quase a totalidade das bancas de comidas da Feirinha, priorizam o insumo orgânico, o local e por isso vem despertando cada vez mais o interesse e o respeito da comunidade e dos turistas, que enxergam nesse movimento um exemplo de sustentabilidade, mesmo motivo que levou a Feirinha a receber o convite para participar do 10º Sabores de Canela. “A gente conhece quem produz cada item. A proposta é escolher sempre aquilo que é minimamente processado ou industrializado e também focar no desperdício zero e no lixo mínimo. Todo insumo tem sua história e o produto final além de nutrir, alegra o dia de quem vem a Feira”, destaca Heloíza.

 

RECEITAS:

EMPANADA DA FEIRINHA COM LEGUMES

Rende aproximadamente 15 unidades

Ingredientes massa:

520g farinha de trigo orgânica (Econativa)

260g água

110g banha de porco (feita por produtores locais Gramado/Canela)

10g sal marinho

1 ovo (Banca Ecológica)

Açúcar cristal orgânico (Native)

Ingredientes recheio:

300g cogumelo shimeji de produção local (Banca da Feira)

400g acelga/couve chinesa orgânica (Banca Ecológica)

100g cebola branca orgânica (Banca Ecológica)

20g semente de gergelim orgânico (Econativa)

20ml azeite de oliva extravirgem orgânico (Econativa)

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da massa:

Colocar a farinha em uma bacia ou bowl. Em uma panela coloque a água, o sal e a banha de porco. Aqueça em fogo baixo até que a banha esteja completamente derretida. Retire do fogo e misture de uma só vez com a farinha, mexendo vigorosamente. Leve para uma bancada e sove a massa até que esteja bem homogênea e fria (cerca de 5 minutos). Embale em um plástico filme e leve à geladeira. Deixe a massa descansar na geladeira por 24 horas.

Modo de preparo do recheio:

Picar grosseiramente os cogumelos e reservar. Lavar e picar em tiras de aproximadamente5mm a couve chinesa. Picar a cebola em julienne (tiras finas no sentido das fibras). Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, acrescente as cebolas e deixe murchar. Desligue o fogo e acrescente a couve chinesa e os cogumelos picados. Misture bem todos os ingredientes na panela e tempere com sal e pimenta a gosto.

Montagem da empanada:

Em uma bancada levemente enfarinhada, abra a massa até atingir uma espessura média. Corte discos de aproximadamente 15cm com o auxílio de um aro. Coloque o recheio frio sobre os discos e feche retirando o ar. Faça repulgues ou simplesmente aperte com um garfo para selar as empanadas. Coloque as empanadas em uma assadeira levemente enfarinhada. Pré aqueça o forno a 200°. Faça uma mistura de água e ovo para pincelar sobre as empanadas. Antes de levar ao forno, pincelar as empanadas com a mistura de água e sal e salpicar açúcar cristal. Assar até que fiquem douradas com pontos amarronzados.

 

BANOFEE COM DOCE DE LEITE E BANANAS

Ingredientes:

100g de farinha orgânica (Banca Ecologica/Ecobio)

100g de manteiga (artesanal produtor Gramado)

100g de açúcar orgânico (Native)

300g de doce de leite (Vanderlei Kaefer)

100ml leite (Vanderlei Kaefer)

1 gema ovos orgânicos (Banca Ecológica)

12 bananas orgânicas (Banca Ecológica)

1 limão orgânico (Bancas Ecológicas da Feirinha)

nata (Vanderlei Kaefer)

Modo de preparo:

Primeira camada: Misturar a farinha, a manteiga e o sal, fazer uma espécie de farofa, assar por 15 minutos, no forno a 150°, cuidando para não queimar.Segunda camada:Aquecer o doce de leite com o leite e depois acrescentar a gema, mexendo sem parar até engrossar, aproximadamente 10 minutos. Reservar. Terceira Camada:Cortar as bananas em rodelas de dois centímetros e pincelar com o limão (para não escurecer as bananas).Quarta camada:Bater a nata com o açúcar até o ponto de chantilly. Finalização: Montar as taças na ordem das camadas e gelar por seis horas.

 

FOTOS: Cleiton Thiele/Divulgação Sabores de Canela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas