Você está aqui
Home > Cidades > Finados contou com melhorias

Finados contou com melhorias

Ivone Foss, 70 anos, aprovou os reparos. (Créditos Milena Dallarosa)

Finados: Prefeitura realiza melhorias para o Cemitério Municipal

Em uma ação conjunta, a administração municipal promoveu diversas melhorias no Cemitério Municipal de Gramado, localizado no bairro Planalto, visando o acolhimento das famílias que passarão pelo Cemitério no feriado de Finados, na última sexta-feira (2).

Escadaria recebeu pintura e novo corrimão. (Créditos: Carlos Borges)

As obras iniciaram ainda em setembro e foram finalizadas nesta última semana de outubro. Entre os melhoramentos estão: drenagem, asfaltamento e limpeza; um novo passeio público com 438,50 m²; estacionamento com 14 vagas; faixa de pedestres e instalação de um quebra mola para garantir mais segurança aos visitantes; pinturas de meio-fio e escadarias; novo corrimão; canteiros floridos, gramado e plantio de árvores nativas.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Sartori, ressaltou o compromisso com a sociedade gramadense em atender suas demandas. “Desde o início da gestão houve a preocupação em realizar melhorias neste espaço em todos os sentidos, partindo da sua reorganização, atendendo solicitações, visando o bem-estar da comunidade”, enfatiza.

Moradora de Gramado desde seu nascimento, a aposentada Ivone Foss, 70 anos, aprovou os reparos. “Tenho meus pais e uma irmã aqui enterrados, e esse ano, por conta de uma debilidade física, não conseguiria vir para organizar e visitar os túmulos, porém com a instalação do novo corrimão e todos os outros feitos, o espaço se tornou bem mais acessível. Nunca vi tudo tão organizado”, comentou.

Além da pasta de Cidadania e Assistência Social, integraram as ações do Cemitério Municipal de Gramado, as secretarias de Obras, Governança e Desenvolvimento Integrado, Trânsito e Mobilidade Urbana, Agricultura, Meio Ambiente, e Esporte e Lazer.

Para 2019 – Um novo velário será construído em virtude do péssimo estado de conservação do atual, garantindo melhores condições àquelas pessoas que querem acender uma vela para seus entes queridos. O projeto e o orçamento já foram encaminhados para dar início ao processo licitatório, e as obras devem iniciar no começo do próximo ano.

Já com o intuito de organizar o espaço do cemitério, a Prefeitura de Gramado estuda a viabilidade de construir um ossário, para que, partindo de um desejo da família, os restos mortais exumados sejam depositados neste espaço.

Além destes projetos, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social fará um mapeamento na área com drones, onde serão feitos registros para que posteriormente seja criado um aplicativo, facilitando a localização dos túmulos.

Projeto do novo velário;

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo