Você está aqui
Home > #Destaque > Fórum Atitude Positiva

Fórum Atitude Positiva

 

Fórum Atitude Positiva debate a transformação da mídia e sua influência na vida das pessoas

Brasil pós-eleições e o cenário midiático em 2019 é o tema do encontro, que tem inscrições gratuitas

Assistir apenas três minutos de notícias negativas na manhã faz espectadores 27% mais propensos a relatar ter um “mal dia” de seis a oito horas mais tarde. Esse é o resultado de uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia (EUA) em conjunto com o Huffington Post. O estudo mostrou ainda que aqueles que assistiram histórias transformadoras, por outro lado, relataram ter um bom dia 88% do tempo. Também uma pesquisa da Universidade Sussex (Reino Unido) mostrou que espectadores submetidos a um boletim de notícias inteiramente negativas relataram estar mais ansiosos e tristes do que aqueles que assistiram a um boletim de notícias positivas.

Pensando nisso, um grupo de jornalistas, educadores e pesquisadores vem, desde 2014, trabalhando a pauta positiva em diversos meios de comunicação e instituições. As ideias, iniciativas e cases de sucesso culminaram no Fórum Atitude Positiva, que chega em sua segunda edição na próxima sexta-feira(14 ), em Canela, no auditório da UCS, das 9h às 12h. Neste ano, o Fórum avalia a necessidade de reportar histórias que contribuam para um jornalismo mais altruísta e construtivo e analisa o atual quadro político e midiático do país, a partir do tema “Brasil pós-eleições: que notícias queremos contar em 2019?”.

Os debatedores convidados são o professor doutor em Ciências da Educação e palestrante internacional, Max Haetinger; a jornalista e apresentadora do SBT Esporte RS, Débora de Oliveira; o doutor em Comunicação Social com Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Jornalísticos, Luciano Klöckner; e a doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Carolina Rosa Gullo. A mediação do debate e curadoria do evento é do jornalista, professor e palestrante Renato Martins e apresentação do comunicador Bráulio Ricardo. O evento é gratuito e aberto à comunidade, que poderá compartilhar suas ideias, cases e ações positivas.
Segundo Renato Martins, um dos entusiastas da comunicação positiva, num mercado de informações tão carregadas, pesadas e sensacionalistas, cresce a necessidade de reportar bons exemplos da sociedade, além de trazer informações inovadoras e transformadoras que ajudem na vida das pessoas. “Notícias positivas melhoram a saúde mental dos espectadores, agregam na audiência e nas marcas dos patrocinadores que estão relacionadas a estas boas histórias. Não se trata de esconder os fatos: a ideia é apenas equilibrar o noticiário, ajudando a encontrar soluções em vez de apenas relatar problemas. Uma história de superação, um exemplo de solidariedade, um novo serviço público de utilidade são exemplos de boas notícias”, explica o jornalista.

DEBATEDORES

Max Haetinger

Professor doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto em Portugal e mestre em Educação/Educação a Distância (AWU/EUA). É pós-graduado em Informática na Educação pela UFRGS e em Psicopedagogia na Cândido Mendes – RJ. Cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. Desde 2003 é diretor do Instituto Criar em Porto Alegre, empresa que atua no desenvolvimento de metodologias de ensino e design instrucional, treinamentos e capacitações, cursos e palestras. Consultor e formador da Fundação Sicredi, na área de Educação, e do Programa A União Faz a Vida. Consultor e professor da Universidade Sebrae de Negócios na área de Criatividade e Redes Colaborativas. Foi consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação. Palestrante internacional na área da educação e criatividade e escreve artigos e colabora regularmente com as principais revistas e publicações na área de educação.

Débora de Oliveira

Jornalista formada pela Unisinos com 16 anos de experiência na área do jornalismo esportivo, com passagens pelo Grupo Sinos, Band e RBS. Atualmente, é apresentadora do SBT Esporte RS, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, 12h15, no SBT Canal 5 de Porto Alegre, emissora que desenvolve uma programação bastante positiva. No mesmo Canal, Débora apresenta há três anos o quadro Débora Futebol Clube, onde mostra o dia a dia dos atletas, fora de campo. A jornalista começou a carreira na Radio ABC 900 do Grupo Editorial Sinos, em 1998. Chegou a Porto Alegre em 2004 para ser a primeira mulher a integrar um programa de debates na TV Bandeirantes, no extinto programa Toque de Bola, hoje Os Donos da Bola. Em 2006, foi contratada pela RBSTV, onde ficou por sete anos como repórter das transmissões esportivas, apresentadora do RBS Esporte e do bloco de esportes do Bom Dia Rio Grande. Com extensão em Psicologia do Esporte pela Universidade Feevale e Expressão em Comunicação com Zé Adão Barbosa, acumula vários cursos de qualificação na área.

Luciano Klöckner

Doutor em Comunicação Social com Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Jornalísticos, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Professor titular aposentado da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS/PUCRS), de Porto Alegre/RS, onde lecionou de 1988 até 2017. Permanece ligado a especializações de outras instituições de ensino em Jornalismo e Convergência de Mídias. Participou do grupo de professores da FAMECOS que planejou uma das primeiras rádios brasileiras (do tipo internet only) na rede mundial de computadores, a RadioFam, que completou 20 anos (1997 a 2017). Coordena o Grupo de Estudos Rádio, Memória e Tecnologia e faz parte do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da INTERCOM, além de ter integrado os núcleos de Comunicação e Memória Institucional da FAMECOS/PUCRS e de Estudos em Rádio da UFRGS (NER). Atuou também na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no MBA da Fundação dos Administradores e nas Especializações em Jornalismo Digital da Univates, de Lajeado, e da Feevale, de Novo Hamburgo. Além da docência, exerceu atividades profissionais por mais de 20 anos em empresas de comunicação (revistas A Granja e Manchete, jornais Zero Hora, Folha da Tarde e Correio do Povo, rádios Gaúcha, Guaíba, Difusora – atual Bandeirantes, CBN e Globo), dedicando-se, atualmente, a projetos de Rádio e Retórica (prosseguimento do Pós-Doutorado), e ao Jornalismo Protagonista (processo específico para o Jornalismo).

Maria Carolina Rosa Gullo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é professora doutora adjunta da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia e meio ambiente, direito ambiental, desenvolvimento regional e valoração econômica aplicada à saúde.

SERVIÇO
2º Fórum Atitude Positiva
Dia 14 de dezembro, sexta-feira, no auditório da UCS em Canela, das 9h às 12h

INSCREVA-SE
Venha debater a atitude positiva, traga suas ideias e seu case de atitude, iniciativa ou ação positiva. Um evento gratuito e aberto à comunidade para compartilhar ideias e semear a transformação da sociedade.

As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas para garantir o seu lugar, nos seguintes endereços:
– Entre em www.sympla.com.br e digite “ATITUDE POSITIVA” ou acesse http://bit.ly/segundoatitudepositiva

Mais informações: facebook.com/titudepositiva/ ou facebook.com/events/582447062188936/
Patrocínio: EGR e CORSAN
Apoio: Lugano, UCS, Hod’s Congelados e Rádio Clube

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo