Você está aqui
Home > Cidades > Gramado torna-se anfitrião das UABs

Gramado torna-se anfitrião das UABs

Foto: Renata Garcia

Gramado torna-se anfitrião das UABs, referência para todo o Brasil

Coordenadores dos Polos de diversos estados estão reunidos para debater o futuro da UAB

Mais um expressivo evento para a educação ficará gravado na história de Gramado, o Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, no Polo Véra Grin, no bairro Moura. Cerca de 100 pessoas estão reunidas para discutir o futuro e os processos da Universidade.

No primeiro dia do evento, os debates foram em torno do sistema da UAB, assim como os desafios enfrentados nos 745 polos ativos espalhados por todo o país, com o intuito de melhorar os processos nas universidades. Na ocasião, também são apresentadas propostas dos participantes para eleição da presidência do Fórum, que ocorre nesta sexta-feira. O eleito terá o mandato de um ano.

Um dos tópicos de discussão entre os coordenadores é a evasão dos alunos. A coordenadora geral de Ensino a Distância, Margô Gomes de Oliveira, explica que o número de alunos que ingressa nos cursos ainda não é o mesmo que conclui a graduação. “Criamos um índice de eficiência para calcular os números de alunos que ingressam no EAD e aqueles que se formam. Registramos uma taxa de evasão, mas esses números são muito parecidos com os que encontramos no ensino presencial. Estamos buscando mecanismos, que já estão sendo aplicados em alguns casos, para diminuir essa situação”, explica.

Mais de 190 mil pessoas formadas em UABs

Presente na educação pública há 12 anos, a Universidade Aberta do Brasil já oportunizou a formação de 190.858 mil pessoas no país. Em 2017, além da inauguração do Polo Véra Grin em Gramado, a oportunidade de uma educação pública de qualidade estendeu-se para outras 14 cidades.

No município, o Polo conta com os seguintes cursos de graduação confirmados ou em andamento: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) e Sistemas para Internet (IFSul).

“Gramado está de parabéns, pelo executivo municipal entender a importância de ter aqui um polo da UAB, pois o município está longe das universidades federais. Por exemplo, Porto Alegre fica há duas horas da cidade. Então, ter um Polo aqui é possibilitar o acesso dos Gramadenses e moradores de localidades vizinhas ao ensino superior. O Polo é bem estruturado e contempla todas as necessidades e exigências que o programa pede para que o município seja credenciado”, ressalta o presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil, Edilson Carlos Balzzan.

Durante o encontro, a secretária da Educação, Gilça Silva, ressaltou que a vinda da UAB foi um sonho alcançado para Gramado. “É emocionante presenciar esse momento. Me sensibiliza ver tantas pessoas engajadas em busca de uma educação pública de qualidade. Nosso Polo é muito jovem, mas temos buscado todas as formas dar suporte a essas pessoas que não teriam a possibilidade de estar em uma universidade. Isso é único! Temos que acreditar que é possível fazer a diferença, seja em nossa cidade, no Nordeste ou na Bahia, temos que dar voz à educação. O Polo Véra Grin teve o trabalho de muitas mãos, e só assim foi possível a realização desse sonho, nesse curto espaço de tempo”, finaliza.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo