Você está aqui
Home > #Destaque > III Gramado in Concert começa na sexta-feira (03)

III Gramado in Concert começa na sexta-feira (03)

MÚSICA EM GRAMADO

III Gramado in Concert começa na sexta-feira (03) e recebe mais de 280 alunos para oficinas e práticas de orquestra

Além da programação diária em diversos pontos da cidade, evento gramadense chega a terceira edição profissionalizando jovens talentos e deixando legado cultural para a Serra Gaúcha

O Gramado in Concert começa sua terceira edição pronto para contar novas histórias. Duzentos e oitenta e três, especificamente. Esse é o número de alunos que chegam à Serra Gaúcha a partir desta sexta-feira (03) para apreciar não apenas a programação de alto nível do evento gramadense que se espalha por pontos emblemáticos da cidade como a Rua Coberta e o Lago Negro, mas, principalmente, para aprender. Todos eles, mediante inscrição e avaliação do evento, participarão de oficinas diárias que se dividem em 20 modalidades musicais, do violino ao fagote, passando por eufônio, regência, canto e oboé, entre outros. “Para um aluno de música, participar de um festival como o Gramado in Concert é uma injeção de ânimo, pois, através das oficinas, a programação proporciona uma verdadeira imersão na vida de um músico de orquestra. Agregue a isto o cenário da cidade de Gramado e seu histórico na criação de grandes eventos. Não podia dar errado!”, avalia o diretor artístico do evento Leandro Serafim.

Nascido em Gramado, onde teve seu primeiro contato com a música na banda da Escola Municipal Senador Salgado Filho, Serafim não esconde a alegria com o crescimento da procura pelas oficinas do evento. Comparado a primeira edição, o Gramado in Concert aumentou em 76% o número de alunos selecionados para seu projeto pedagógico. “Tendo por base o resultado das avaliações realizadas por alunos nas edições anteriores, podemos dizer que a ampliação se dá pela qualidade do que foi feito até então. Felizmente Gramado também assumiu a realização do evento superando qualquer barreira que se interpôs, mesmo diante da mudança de gestão tudo foi feito para que tivéssemos um Gramado in Concert ainda melhor e maior”, avalia. O corpo docente que conduz os alunos nessa viagem musical acompanhou o ritmo de crescimento: hoje são 27 professores comandando as oficinas em comparação aos 17 da primeira edição, muitos deles de nível internacional como o norte-americano Brett Deubner (viola), o coreano Edwin So Kim (violino) e o britânico Peter Hemsley Apps (oboé).

Além das oficinas, os alunos do Gramado in Concert participam diariamente de práticas de orquestra. Quando o evento se aproxima do final, é a vez deles subirem ao palco e apresentarem o resultado das práticas realizadas ao longo do evento. “Estes são momentos únicos, aguardados não só pelos alunos mas também por todo público que nos prestigia”, conta Serafim. O diretor artístico, que hoje mora em Quebec, no Canadá, onde realiza pesquisa e faz Cotutela de Doutorado na Université Laval, um dia já esteve no lugar desses alunos, e diz que a experiência foi decisiva para a sua formação: “Durante minha carreira como músico erudito fiz 12 festivais como aluno e cada um deles teve extrema importância em meus estudos, além de possibilitarem minha qualificação prática, me fizeram ver novos horizontes que foram me direcionando para onde estou hoje”.

Agora sendo um dos responsáveis por coordenar a profissionalização de jovens talentos e tornar realidade o sonho de deixar um importante legado cultural para a Serra Gaúcha, Leandro Serafim já olha com orgulho para o que o evento realizou até aqui: “Gramado in Concert é feito de parcerias que deram muito certo, e os alunos veem isso na forma como conduzimos todas as atividades, isto tem feito com que grande porcentagem esteja pela terceira vez conosco. Gramado inspira música!”.

Lembrando que a terceira edição do Gramado in Concert começa nesta sexta-feira (03), às 20h, na Rua Coberta, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e com participação dos solistas Edwin So Kim e Brett Deubner. A programação completa está no site www.gramadoinconcert.com

Fotos Rafael Cavalli

Serviço

III Gramado in Concert – Festival Internacional de Música

De 03 a 12 de fevereiro, em diversos pontos de Gramado

Programação inteiramente gratuita

Horários, locais e mais informações no site www.gramadoinconcert.com

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo