Você está aqui
Home > Cidades > Inaugurado Largo Walter Bertolucci

Inaugurado Largo Walter Bertolucci

Família do ex-prefeito Walter Bertolucci. Foto: Carlos Borges

Largo Walter Bertolucci recebe monumento em homenagem à hortênsia

Com o brilho da Banda Marcial da Escola Senador Salgado Filho, presença de lideranças políticas e familiares do ex-prefeito Walter Bertolucci (1921 – 2008), foi inaugurado no sábado, 15, no Largo Walter Bertolucci, um monumento em homenagem à hortênsia, flor símbolo de Gramado e inspiradora da “Festa das Hortênsias” – uma realização do ex-prefeito.

O vereador Professor Daniel (PT), autor da proposição da nomenclatura “Largo Walter Bertolucci” para o espaço em frente à Prefeitura, local do monumento, disse que, preservar a história é importante para perpetuar pessoas que, como o ex-prefeito, contribuíram para Gramado ser o que é hoje.

Prefeito Fedoca Bertolucci com o artista plástico Bino Ferreira

Para o advogado e desembargador aposentado do TJRS, Perciano Bertolucci (filho mais velho de Walter), o local escolhido para homenagear o pai não poderia ser mais apropriado: na frente da Prefeitura e do posto de gasolina (antigo Posto Itu) de sua propriedade, onde trabalhou durante anos atendendo quem chegava.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT, filho mais novo de Walter) destacou a satisfação da família em presenciar a primeira homenagem pública de Gramado para o pai, citou a mãe, Edelvira de Castilhos Bertolucci (também falecida) e fez uma regressão ao tempo de criança, quando levava jornal para Oscar Knorr.

– Costumava levar o Correio do Povo para Oscar Knorr, enfrentando lagartos que viviam na sua propriedade (hoje Parque Knorr, tombado como patrimônio histórico, natural e cultural pelo atual prefeito), que para mim eram jacarés. Na época, meu pai e ele já planejavam a Festa das Hortênsias – disse.

FESTA DAS HORTÊNSIAS

Realizada pela primeira vez nos dias 7 e 8 de dezembro de 1958, no governo do prefeito Walter Bertolucci, ainda hoje é apontada como o evento que impulsionou o turismo em Gramado.

No sábado, a primeira rainha da Festa das Hortênsias, Iraci Casagrande, e a segunda rainha, Maria Luiza Hass, acompanharam a cerimônia no Largo Walter Bertolucci.

Uma placa, contendo os nomes das comissões organizadoras da primeira Festa das Hortênsias, e um hortênsia em ferro, do artista plástico Bino Ferreira, sobre uma rocha, constituem o monumento.

Três gerações de familiares do ex-prefeito (um filho, um neto e um bisneto) plantaram três mudas da flor.

As despesas do cerimonial e com o monumento foram arcadas pelo Memorial Walter Bertolucci (www.memorialwalterbertolucci.com.br), mantido pela família.

Texto: Roque Tomazeli

Fotos: Carlos Borges

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo