Você está aqui
Home > #Destaque > Ivan Lins encerra Festival em Gramado com show exclusivo

Ivan Lins encerra Festival em Gramado com show exclusivo

Dois mundos unidos pela boa mesa e boa música: o 9º  Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vai levar a Serra uma dobradinha que promete garantir bons momentos e muita troca cultural entre Brasil e Argentina. De 5 a 15 de outubro, o Festival vai reunir os melhores músicos de rua para, lado a lado com atrações do país participante, levar cultura e diversão para o evento.

São 50 apresentações especiais e gratuitas evidenciando os diferentes estilos como MPB, jazz, blues, música nativa, milongas, música instrumental e vocal. As apresentações se dividem entre os palcos na Praça Major Nicoletti e Pedro Benetti.

 A abertura oficial, acontece dia 5 de outubro, 18h, com apresentação da Orquestra de Violões.

O carioca Ivan Lins, conhecido pelas inúmeras gravações de sua obra no mundo todo, é a atração responsável para encerrar o evento, dia 15 de outubro, 18h, na Praça Major Nicoletti. Ivan, mimetiza a música contemporânea passeando por todos os estilos e teve inúmeros sucessos cantados de norte a sul do Brasil e pela América do Sul, entre eles “Madalena” (lançada pela inesquecível Elis Regina), “Abre Alas”, “Somos Todos Iguais Essa Noite”, “Começar de Novo”, “Lembra de mim”, “Depende de nós” e “Novo Tempo.

Os músicos – escolhidos a dedo – para representar a Argentina no Festival são Tatiéli Bueno, a cantora de voz marcante, que presta tributo a “La Negra” e apresenta grandes clássicos do vasto repertório da cantora argentina, como: “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la vida” e “Solo le pido a Dios”, interpretados por Mercedes durante sua exitosa carreira, dedicada principalmente à música folclórica e latino-americana.Tatiéli se apresenta nos dias 7, 12, 13 e 14.

O músico e violinista Derly Oviedo também é um os artistas argentinos que chega para mostrar toda a sua arte. Participa de diversos projetos de tango e folclore argentino (música e baile) e recentemente lançou o disco instrumental “A San Telmo”, onde homenageia, juntamente com Marcelo Egüez, o maior expoente do violão do tango, Roberto Grela. Oviedo, compõe com Mano Monteiro (bandoneon) a dupla que se apresenta no Festival de Gastronomia, nos dias 7, 8, 14 e 15.

Ainda no cardápio musical, dando o tom para a colorida gastronomia oferecida nomes como Ale Ravanello, O Som do Vento, Laerte Hugentobler e a banda Irish Fellas – mostrando o melhor de Brasil e Argentina nos palcos.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – CULTURA E ENTRETENIMENTO
DATA HORÁRIO Praça Major Nicoletti Pedro Benetti
05/10 – Quinta-feira 16h Escola das Artes/Clows, Malabares Cinnamon Trio
  16h30|18h10 Laerte Hugentobler
  19h40|21h20 Bow Tie Duo Folks
  18h Abertura com Orquestra Violões
 
06/10 – Sexta-feira 14h |15h40 Thiago Benevides Laerte Hugentobler
  16h Escola das Artes – Sapateado
  16h30|18h10 De Boni & Henz Bow Tie
  19h40|21h20 Tng Duo Bibi Jazz Trio
 
07/10 – Sábado 14h |15h40 Ale Ravanello Duo Folks
  16h30|18h10 O Som do Vento Derly Oviedo (ARG)
  19h4021h20 Tatiéle Bueno (ARG) Jazz Mix
 
08/10 – Domingo 14h|15h40 Derly Oviedo (ARG) Ladeira String band
  16h30|18h10 Jazz Mix Som do Vento
  19h40|21h20 Duo Folks Irish Fellas
 
11/10 – Quarta-feira 14h|15h40 Thiago Benevides Duo Folks
  16h30|18h10 Cinnamon Trio Laerte Hugentobler
  19h40|21h20 De Boni & Henz Bow Tie
 
12/10 – Quinta-feira 14h|15h40 Som do Vento Thiago Benevides
  15h Clowns – INFANTIL
  16h Escola das Artes/ Tango Jazz
  16h30|18h10 Tng Duo Jazz Mix
  19h Orquestra Violões
  19h40|21h20 Bibi Jazz Trio Tatiéle Bueno (ARG)
 
13/10 – Sexta-feira 14h|15h40 Thiago Benevides Bow Tie
  16h Escola das Artes/ Ballet
  16h30|18h10 Cinnamon Trio Tng Duo
  19h40|21h20 Tatiéle Bueno (ARG) Laerte Hugentobler
 
14/10 – Sábado 14h|15h40 Som do Vento Cinnamon Trio
  16h30|18h10 Derly Oviedo (ARG) Ladeira String Band
  19h40|21h20 Irish Fellas Tatiéle Bueno (ARG)
 
15/10 – Domingo 12h|13h40 Ale Ravanello Derly Oviedo (ARG)
  14h|15h40   Jazz Mix
  16h30|18h10   Tng Duo
  18h30 SHOW IVAN LINS

ATRAÇÕES

TATIÉLI BUENO (ARG)

Os cabelos negros e a voz marcante de contralto, alguns dos predicados da cantora argentina Mercedes Sosa, encontram espelho em Tatiéli Bueno, que presta tributo a “La Negra” e apresenta grandes clássicos do vasto repertório da cantora argentina, como: “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la vida” e “Solo le pido a Dios”, interpretados por Mercedes durante sua exitosa carreira, dedicada principalmente à música folclórica e latino-americana.

Tatiéli Bueno, que também se dedica a interpretação da música latino-americana, vive a personagem, e em meio a um cenário portenho apresenta todo o roteiro do Tributo em espanhol e leva o público a momentos de fortes e emocionantes recordações.

 DERLY OVIEDO (ARG)

Iniciou sua carreira aos 14, quando inicia os estudos de violão. Mais tarde incursiona em Buenos Aires e tem maior contato com o tango, tocando e gravando com grandes nomes da música argentina.

Participa de diversos projetos de tango e folclore argentino (música e baile) e recentemente lançou o disco instrumental “A San Telmo”, onde homenageia, juntamente com Marcelo Egüez, o maior expoente do violão do tango, Roberto Grela.

Compõe com Mano Monteiro (bandoneon) a dupla que se apresenta no Festival de Gastronomia.

JAZZMIX

Influenciados por grandes nomes do jazz/bossa/soul para fazer música instrumental, Érique Hanel – Sax, Levi Godin- Teclado, Serginho Severo – Baixo , Daniel Saul – Bateria, formam a  Jazz Mix.  A banda teve um rápido crescimento e repercussão na região da Serra Gaúcha, se apresentando em grandes eventos coorporativos e particulares. Em 2016, durante o Festival de Gastronomia de Gramado a banda foi convidada a dividir o palco com o cantor e compositor Ed Motta.

John Coltrane, Charlie Parker, Charles Mingus, Miles Davis, Airton Moreira, Quarteto novo, Tom Jobim, Jaco Pastorius, Pat Metheny, Wes Montgomery entre outros grandes nomes integram o repertório da Jazz Mix.

IRISH FELLAS

Irish Fellas é um trio de música tradicional irlandesa de Porto Alegre. Em 2013 o grupo se apresentou no Rock In Rio como uma das bandas representantes da cultura irlandesa. Formado por Caetano Maschio Santos, Renato Muller e Victor De Franceschi, o grupo utiliza instrumentos característicos dessa tradição: banjo, bandolim, low whistle, violino, gaita e violão.

TNG DUO

“A TnGduo é uma dupla gaúcha formada por dois multi-instrumentistas.  A dupla vem se destacando por trazer um show com releituras animadas dos grandes clássicos da musica, passando pelo Rock, Pop, Folk, Soul Music, Blues e Country Rock, contado com instrumentos diversos (Escaleta, Harmônica, Violino, Percussão, violão e vozes).

 ALE RAVANELLO E NICOLA SPOLIDORO

O gaitista e vocalista Ale Ravanello e o guitarrista Nicola Spolidoro formam o dueto “Duo Blues” e buscam a sonoridade das tradicionais duplas acústicas de blues tradicional e country blues. A dupla incorporou ao seu repertório clássicos standards de blues, jazz e rock internacional.

CINNAMON TRIO

O Trio Cinnamon brinca com o tempo para passear no universo musical de outras décadas vividas por Elvis Presley, Ray Charles e George Gershwin, sem esquecer do melhor da nossa Bossa Nova. Formação: Luciano Souza – Vocal e Harmonica, Levi Gondim – Teclado, Serginho Severo – Baixo Acústico.

LAERTE HUGENTOBLER

O projeto “Compositores Brasileiros” visa a difusão da verdadeira música brasileira de raiz, com enfoque especial para os gêneros Choro e Valsa. As apresentações musicais são no segmento música instrumental, interpretadas ao violão solo de Laerte Hugentobler.  Entre os compositores homenageados estão: Heitor Villa Lobos, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Ary Barroso, Zequinha de Abreu, João Pernambuco, Chiquinha Gonzaga, Garoto, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis.

SOM DO VENTO

Com proposta voltada a música instrumental, a apresentação é interpretada pelas vozes harmônicas e melódicas do acordeom (Rodrigo Santos) e da guitarra (Adriano Dias). O show promove um encontro com diversas vertentes musicais passando por temas famosos da música gaúcha, bossa nova, samba e um apanhado de hits internacionais dentro do jazz, tango, clássicas italianas, e rocks clássicos da década de 60 e 70.

THIAGO BENEVIDES

Thiago Benevides está há 3 anos viajando com sua kombi “La Chata” levando através da performance “Homem Banda” (toca ao mesmo tempo guitarra e percussão) a música negra americana desenvolvida por filhos e netos de escravos do Mississipi delta blues, tocando clássicos das décadas de 20 e 30.

 DUO FOLKS

Duo Folk’s Show interpreta canções de clássicos folk e country, e músicas de artistas já consagrados da nova geração.

Guilherme Ferrari e Tiago Sartori são músicos de Gramado.

Johnny Cash, Bob Dylan, Willie Nelson, Mumford and Sons, são alguns nomes que estão no repertório.

BOW TIE

O cantor de extensão vocal e afinação impressionante Grégory e o violonista clown Jéber, tocam standards da música com humor, performance e carisma que são marcas registradas da dupla Bow Tie.

DE BONI & HENZ

De Boni & Henz  é um duo de Baixo Acústico (Nino Henz) e Acordeon (Rafael de Boni) que mescla batidas eletrônicas em interpretações de Tangos e Milongas. Totalmente no clima do festival.

BIBI JAZZ TRIO

O quinteto BibiJazzBand é um convite à dança, resgatando o frescor e a beleza de vários estilos de jazz como Swing, Gypsy, Dixie e outros. De Caxias, vem para colorir a gastronomia. Bibi (Blue) é o nome artístico da cantora de voz alegre e singular que empresta o nome ao quinteto.

LADEIRA STRING BAND

A porto-alegrense Ladeira String Band é formada por Caetano Santos e Ricardo Sabadini. Pesquisam e tocam um repertório de raiz do bluegrass e do country norte-americano em formato violão e bandolim, com temas instrumentais e cantados em duo.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo