Você está aqui
Home > #Destaque > Melhor Chef

Melhor Chef

Chef Manoel de Oliveira . Foto:Bianca Carneiro

10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – 8 de setembro, sábado

Manoel de OIiveira é o vencedor do concurso Melhor Chef

Manoel de Oliveira, do restaurante La Braise, em Canela, é o grande vencedor do Concurso Melhor Chef do 10º Festival de Cultura e Gastronomia. Ele conquistou a Concha de Cristal depois de preparar o prato “textura de merluza” na manhã deste sábado (8) na final da competição realizada na Cozinha Experimental do Senac.

Natural de Goiânia, Oliveira tem uma carreira recente na gastronomia. Sua história dentro da cozinha começou em 2013 quando se mudou para Gramado e cursou gastronomia no Senac. Depois de estudar e trabalhar em outras cidades onde teve experiências com grandes chefs como Laurent Suaudeau, participou do concurso Melhor Chef em 2014, quando também foi vencedor. Do último título até o bicampeonato, passou ainda pela cozinha do chef Ian Baiocchi, de sua cidade natal, Goiânia.

Antes de trabalhar com gastronomia, Oliveira trabalhava em loja de autopeças, uma mudança radical de carreira. “A maior dos grande chefs começa criança, com a mãe, aos 15 anos. Eu não, eu demorei pra me encontrar, mas vi que é isso que eu quero. É o que eu gosto, é o que me dá prazer. É exaustivo, mas tudo vale muito a pena, como hoje. Eu estou muito feliz!”, comemorou Oliveira.

Avaliados por um júri formado pela chef Roberta Rech, dos restaurantes Empório Canela e Magnólia, pela colunista de gastronomia Liane Weber e pelo presidente da Corporación Gastronómica de Punta del Este e sommelier do Vinhos do Mundo Gaston Figun, os pratos tiveram que seguir o tema do concurso “O mar chegou a mesa. Brasil, Uruguai e seus pescados”. O vencedor foi “textura de merluza” com três texturas do mesmo peixe, apresentando técnicas diferentes.

Alexsander Thomaz Canaparro, do restaurante La Caceria, ficou em segundo lugar e Jardel de Souza Costa, do restaurante San Tao, foi o terceiro colocado. Ao todo foram 40 receitas inscritas e 12 avaliadas na primeira etapa realizada dia 6 de setembro.

10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 6 a 16 de setembro em Gramado
Onde:Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h às 22h

https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia/
https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/
Mais informações:(54) 3286.2002

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Rasen Platz apresentam o 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Casa Aveiro, Oxford Porcelanas e Strauss, – Agência Oficial: Vento Sul Turismo Apoio especial: Gramado Parks Apoio: SENAC, Stemac, Roseflor, Sicredi, Tchê Ofertas, Café 3 Corações, G2, Medmicro e Água Hortênsias Colaboradores: Pro Arte, Facas SG, ACAVG (Associação Cultural de Artes Plásticas de Gramado), Materia Capitão Rodrigo, Temperos Bellio, Cristais de Gramado, Brinox e Ubook – Apoio institucional da Dirección General de Turismo – Intendência de Maldonado. Agente Cultural: AM Produções – Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura – RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização: Abrasel Hortênsias Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo