Você está aqui
Home > Geral > Bem-estar > Melhor idade em Gramado

Melhor idade em Gramado

Créditos Renata Garcia

Melhor idade em movimento no Ginásio Perinão

Pela primeira vez, Prefeitura promove campeonato de Câmbio

Longevidade, valorização e envolvimento social são alguns dos novos significados para envelhecimento e nesta sexta-feira (5), das 13h às 18h, o Ginásio José Francisco Perini, o Perinão, recebe o campeonato de Câmbio, modalidade que reúne toda semana em torno de 30 participantes, acima de 50 anos. Essa é a primeira competição de Câmbio promovida pela Prefeitura de Gramado e pela Secretaria de Esporte e Lazer, que reunirá esportistas locais, de Caxias do Sul, Ivoti, Dois Irmãos, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul e Portão. O torneio é disputado na categoria mista e tem apoio do SESC.

Integração e inserção de modalidades esportivas para a melhor idade são os principais objetivos do Câmbio, esporte que se assemelha a um jogo de voleibol, porém com passes adaptados. A administração municipal investe fortemente, desde o início de 2018 no esporte, quando os alunos receberam mais um horário para a prática, além das aulas que já eram oferecidas pelo SESC. Nesta primeira edição, o campeonato contará com a participação de duas equipes Gramadenses.

Segundo a educadora física e orientadora das aulas, Cecília Kerpen, o engajamento com o esporte mantém os corpos ativos e preparados para a demanda física, que está cada vez maior para esta faixa etária. “Essas práticas melhoram a vida social, em vista que muitos já perderam seu companheiro, e melhoram sua saúde mental e psicológica com essa sociabilidade e o bem-estar que essas atividades proporcionam”, explica.

A turma de câmbio em Gramado é composta na maioria por mulheres. A busca por esse estilo de vida também vem ao encontro dos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2016, que mostra que a expectativa de vida de homens, no mundo, é de 69,1 anos, enquanto as mulheres vivem, em média, 73,8 anos. O fato é que, no Brasil, as mulheres vivem quase sete anos a mais que os homens.

Aos 60 anos, Elisabete Teresinha Vogel conta que inseriu na sua rotina a atividade física permanente após a menopausa, aos 43 anos, onde passou a participar das aulas de hidroginástica. Com entusiasmo, Elisabete ressalta que despertou nessa fase novas paixões. “Me apaixonei pelo câmbio. Isso nos motiva a não ficarmos parados. Tu estar em uma atividade física porque sente prazer e porque se gosta tem outro valor”, comenta.

Gramado tem aproximadamente 35 mil habitantes e, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa a 441ª posição quanto ao número de moradores com mais de 60 anos, no Rio Grande do Sul. Mesmo com os índices distantes das primeiras colocações, Gramado procura ofertar à terceira idade formas de interações sociais, como atividades físicas, participação em ações para a comunidade, entre outros eventos com a intenção de incentivar as potencialidades e capacidades dos idosos.

O Secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, ressalta a importância da realização do campeonato. “Esse torneio de Câmbio é o primeiro que estamos organizando aqui na cidade e promove a integração entre os municípios da região, além de ser uma competição saudável, onde atletas da melhor idade podem participar e se divertir, fomentamos o esporte e os incentivamos a terem práticas saudáveis inseridas em sua rotina”, ressalta.

As inscrições para o Câmbio são gratuitas, só é necessário o preenchimento da ficha na Secretaria de Esporte e Lazer, além da apresentação de um documento de identidade e um comprovante de residência. Os horários das aulas são nas terças-feiras, às 14h, pela Prefeitura, e nas quintas-feiras, às 14h, pelo SESC.

 

SERVIÇO

Campeonato de Câmbio

Quando? Sexta-feira, 05/10, das 13h às 18h

Onde? Ginásio Perinão (Avenida Borges de Medeiros, 3940 – Centro)

Entrada franca.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo