Música erudita toma conta de Gramado

compartilhe:

Foto: Rafael Cavalli

Quinta edição do Gramado in Concert vai até o próximo sábado (9) com programação totalmente gratuita

A abertura do V Gramado in Concert neste final de semana proporcionou uma trilha sonora de altíssima qualidade para os turistas e a comunidade da cidade. O Recreio Gramadense lotou para a Cerimônia de Abertura na sexta-feira (1º) e a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou um repertório variado formado por clássicos de Vivaldi, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Tom Jobim e até o tema de Star Wars, entre outros. Destaque para a participação de músicos convidados como Florencia Fogliati (fagote), Daniel Wolf (violão), Carla Maffioletti (canto), Lucas Ferreira (clarinete), Flavio Gabriel (trompete), György Gyivicsan (trombone) e Olinda Allessandrini (piano).

Antes, discursos emocionados do prefeito João Alfredo “Fedoca” Bertolucci, do secretário da cultura – e criador da Orquestra – Allan John Lino, além de uma homenagem a Rosa Helena Volk, ex-secretária de turismo que recebeu o evento de braços abertos em suas primeiras edições. O prefeito, aliás, ressaltou “a audácia gramadense de contar com uma orquestra sinfônica completa”. Segundo Fedoca, um dos patrimônios da cidade. O secretário de cultura, Allan John Lino, salientou a importância do evento e da orquestra para Gramado. Segundo Allan, “a cultura não tem custo. Cultura é investimento.”

Na sequência, o sábado começou animado com o saxofone solo de Gabriel Boelter, às margens do Lago Negro. Na Rua Coberta, o Quarteto Barroco apresentava o Festival Telemann com réplicas de instrumentos do século XVIII, seguido do paulistano Quarteto D’América e do Tutti Choir Brasília. Na Praça das Etnias, a trilha foi do Quarteto de Metais OSG, formado pelo naipe de metais da Orquestra Sinfônica de Gramado. E no Recreio Gramadense, a Orquestra de Cordas da UFMG, encerrou o dia com pompa e circunstância apresentando “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com solos de Edson Queiroz e Adonhiran Reis.

O domingo chuvoso marcou a semifinal do Concurso Jovens Solistas em meio a uma intensa programação do evento. A Rua Coberta contou com apresentação da Orquestra de Cordas da UFMG e do Trio Madeiras OSG, um dos grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Gramado, formado por oboé, clarinete e fagote. O Quarteto D’América fez a festa no Instituto Santíssima Trindade, levando um pouco de música e atenção para crianças e idosos do lar mantido pela Associação Evangélica Luterana de Beneficência, vinculado à Igreja Evangélica Luterana do Brasil. E o Quinteto Anta Perú, um dos vencedores do edital de música de câmara realizado pelo Gramado In Concert, marcou a estreia do evento no Wish Serrano.

Finalizando o dia em grande estilo, o Quarteto Carlos Gomes, considerado um dos melhores grupos de câmara brasileiros, apresentou no Recreio Gramadense obras de A. Nepomuceno, R. Schumann e C. Debussy.

O evento prossegue ao longo da semana com diversas atrações. Entre elas, destaque para a final do Concurso Jovens Solistas nesta terça-feira (5), no Recreio Gramadense, e apresentação de grupos de câmara, orquestras, corais e recitais de alunos e professores. A programação das 20h acontece em locais variados e reserva espetáculos imperdíveis como o Recital de Professores; Quarteto D´América, Trio a Três e Quinteto Anta Peru; Orquestra Sinfônica B do Festival e a Banda Sinfônica do Festival. O gran finale do evento acontece no sábado (9), às 23h, com a Big Band do Festival, no Recreio Gramadense. E quem quiser conhecer um pouco mais do Gramado in Concert, pode conferir o “Conhecendo o Festival”, uma apresentação do evento que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h, onde o público pode assistir aos ensaios.

Realizado pela Secretaria de Cultura de Gramado, o V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, conta com coordenação de Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do evento nas quatro primeiras edições. A direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner, a coordenação artística é do Maestro Leandro Libardi Serafim e a Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.

Vale lembrar que todas as atrações são gratuitas e a programação completa está disponível no site www.gramadoinconcert.com.br

Uma resposta

  1. Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas