Você está aqui
Home > Cidades > Novidades e bastidores do Festival

Novidades e bastidores do Festival

Foto de Cleiton Thiele 

Encontro em Gramado apresenta novidades e bastidores do Festival para a comunidade local

Promovida pela Gramadotur, iniciativa revelou novos homenageados e programações que envolvem os gramadenses na última quarta-feira.

A partir de uma iniciativa promovida pela Gramadotur, o Festival de Cinema de Gramado apresentou na última quarta-feira (25) à comunidade local as equipes e os bastidores de trabalho de sua 46ª edição, que será realizada entre os dias 17 e 25 de setembro, com a já tradicional avant première do Educavídeo no dia 16. O encontro aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com a presença de autoridades, comunidade local e toda a equipe do evento.

Na ocasião, o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, entregou para a secretária de educação do município, Gilça dos Santos Silva, mais de 600 ingressos para a noite de projeção dos filmes do Educavídeo, garantindo a participação ativa dos alunos da rede municipal e da comunidade no Palácio dos Festivais. “Falar desse projeto sempre nos dá muito orgulho, pois é especial ver jovens talentos fazendo tanto com o cinema. Mais uma vez, agradecemos esse espaço no Festival”, comentou Gilça, que também já anunciou a exibição de cinco curtas e um documentário para a noite de gala dos estudantes no Festival.

Para esta edição, Néspolo apresentou uma estatística inédita: este ano, Gramado terá o seu festival mais inclusivo em 46 anos. Pelo menos 12 filmes do evento contarão com audiodescrição ou legenda descritiva nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Além disso, será realizado, com o apoio do evento e da Gramadotur, o XIII Encontro Nacional da Legenda em Gramado. “Queremos que Gramado seja vanguarda no quesito acessibilidade. Temos certeza que Gramado rapidamente viverá um novo momento com essa iniciativa cada vez mais enraizada na programação”, antecipou Néspolo.

Receptividade também é palavra de ordem no 46º Festival de Cinema de Gramado, com um projeto que reforça a vocação da comunidade local para a hospitalidade. É o Receba Uma Estrela, onde hotéis credenciados junto à Gramadotur abrem suas portas para receber os convidados do evento como cortesia. O projeto, que segue com o credenciamento aberto, já conta com os seguintes hotéis em sua rede: Encantos Charme, Villa Bella, Cercano, St. Hubertus, Serrano, Refúgio da Montanha, Varanda das Bromélias, Pousada Florença, Alpestre, Laghetto e Recanto da Serra. Três espaços gastronômicos também já aderiram ao projeto: Rasen Platz, Malbec e Villa Sérgio Bertti.

Entre as recepções especiais promovidas oficialmente pelo Festival para convidados e imprensa, três eventos já estão confirmados na agenda da 46ª edição. A primeira é uma Festa Veneziana oferecida pela Itália, o país convidado de honra deste ano, e organizada pelo ENIT – Agencia Nacional Italiana de Turismo. O tradicional baile de máscaras acontecerá dia 17 de agosto na Villa Sérgio Bertti, após a noite de abertura. Já no sábado, dia 18, também na Villa será a vez do assado uruguaio, promovido pela grife gastronômica Colinas de Garzón. Também será promovida mais uma edição da Feijoada das Estrelas, uma recepção oficial do Festival de Cinema oferecida pelo Wish Serrano Resort & Convention. E, repetindo o sucesso da ação do ano passado, a Stella Artois garantirá o brinde em frente ao Palácio dos Festivais após a cerimônia de entrega de Kikitos.

Para marcar a exclusividade do encontro com a comunidade local, o Festival deixou para anunciar em Gramado os dois atores que completam o time de homenageados de 2018. Recebendo o troféu Oscarito, destinado a grandes atores do cinema brasileiro, Edson Celulari integra o time de homenageados em Gramado. Já a uruguaia Natalia Oreiro desembarca na Serra Gaúcha para receber o Kikito de Cristal, reconhecimento destinado a expoentes do cinema latino-americano.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agencia Nacional Italiana de Turismo. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Gramado, RS – 25/07/2018 – 46º Festival de Cinema de Gramado – Coletiva de Gramado – Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo