Novo morador do Gramadozoo

compartilhe:

Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos

Mão-pelada é o novo morador do Gramadozoo

O Gramadozoo recebeu um mão-pelada (Procyon cancrivorus). Órfão, o animal foi resgatado e cuidado pela equipe do Centro de Triagem do Ibama, em Porto Alegre. Após passar por um período de adaptação na área de quarentena do Gramadozoo, o mão-pelada, que também é chamado de guaxinim, ganhou um recinto especial que simula o seu ambiente natural. Com amplas dimensões, o recinto conta com área aberta com vegetação e um abrigo coberto.

O veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, observa que o animal é um macho adulto e que, em breve, deve receber a companhia de uma fêmea que também foi resgatada. Stadler acredita que a mãe do mão-pelada recebido pelo zoo tenha sido vítima de caça. “Ele foi criado desde pequeno pela equipe do Ibama. Chega em ótimas condições de saúde e viverá em excelente situação no Gramadozoo”, frisa.

Stadler explica que o mão-pelada é um mamífero carnívoro da família dos procionídeos. “Ele utiliza bastante as mãos para se alimentar. Os pelos são mais curtos na região das patas. É um animal que sofre preconceito por comer galinhas, mas é importante destacar que quem invade o habitat da espécie somos nós, os humanos”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas