Outubro Rosa, prevenção

compartilhe:

Dra Marjorie Manente, atuante nas Unidades Básicas de Saúde do Município, acompanhada das médicas Ana Luísa Hanke, chefe do Departamento de Saúde da Mulher na Intelimagem, Dra Fernanda Michelis e Dra. Viviane Rigotti. Foto: Divulgação

Outubro Rosa: Prefeitura realiza ações de prevenção ao câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização, prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama, a Secretaria da Saúde fará uma grande ação na Unidade Básica de Saúde da Várzea, na Vila Olímpica, no dia 19, no horário de 8h30 às 12h, com atividades educativas, testes rápidos, aula de dança e diversas ações voltadas para as mulheres.

Além dessa programação especial, a médica Marjorie Manente, especialista em ginecologia e obstetrícia e atuante na rede pública de saúde, explicou que durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde do Município farão campanhas educativas, terão horários de funcionamentos alternativos ofertando a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero, autoexame das mamas e realização de mamografias.

FAKE NEWS

O câncer de mama é o tumor mais frequentes entre as mulheres e a principal causa de morte por tumor no Brasil e no mundo. Entretanto, no Brasil, diferentemente dos países desenvolvidos, a mortalidade pelo câncer de mama continua aumentando, para tratar sobre o assunto e desmistificar as fake news (notícias falsas) sobre o câncer de mama, a clínica Intelimagem Medicina Diagnóstica, com unidades em Gramado e Canela, promoveu um encontro com a imprensa na terça-feira, 1.

“Nos últimos anos, a fake news mais propagada sobre o tópico tem sido a de que o exame de mamografia causa câncer de tireoide, desinformação que pode retardar o diagnostico de uma doença potencialmente curável, quando detectada precocemente”, disse Ana Luisa Hanke, médica radiologista da Intelimagem e especialista em saúde da mulher.

MAIS INFORMAÇÕES

O Ministério da Saúde disponibiliza um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Trata-se de um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais, para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Texto: Bruna Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas