Você está aqui
Home > Cidades > Parto humanizado

Parto humanizado

Gabinete da primeira-dama oferece capacitação sobre parto humanizado

Iniciativa busca implantar o projeto em Gramado e a valorização dos profissionais de enfermagem

Com o intuito de fazer com que toda a equipe de enfermagem de Gramado, dos postos de saúde e do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), esteja unida no atendimento humanizado às gestantes do município e também buscando valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais, o gabinete da primeira-dama trouxe para a cidade, na última quarta-feira (16), uma equipe multidisciplinar do Hospital Conceição de Porto Alegre, que é referência no assunto no Estado.

A iniciativa é a primeira ação do projeto Humaniza Gramado, proposto pela enfermeira do Centro Municipal de Saúde, Vanessa Fuhrmeister Candido, e que busca levar conhecimentos sobre os partos e seus benefícios às equipes e às mães. A capacitação fez parte da programação da Semana da Enfermagem de Gramado, que segue até esta sexta-feira (18).

Karen Dinnebier, representante do gabinete da primeira-dama, destacou a importância deste tipo de trabalho. “Sabemos que a maternidade é um momento de extrema importância para as mulheres. Atualmente, tem se falado muito em parto humanizado, e é de suma importância que ofereçamos este treinamento para nossos agentes de saúde, para que neste momento, que às vezes é o mais importante das vidas de muitas famílias, tudo saia conforme o planejado”, disse.

Desde a época da faculdade, a enfermeira Vanessa tem interesse no assunto, que a motiva muito. “A ideia é unir todo mundo para trabalhar junto, humanizando o atendimento da gestante desde o pré-natal até o hospitalar, na hora do parto, e também quando ela retornar ao posto de saúde na consulta de puerpério com o recém-nascido”, explica.

“O parto humanizado traz inúmeros benefícios tanto à mãe quanto ao bebê. É respeitar o tempo desse bebê e aumentar a satisfação dessa mulher em relação ao seu parto, que é um momento único e lindo na vida dessa mãe, e que nos últimos anos veio se perdendo com a medicalização da atenção ao parto. Queremos buscar o protagonismo do parto de novo, orientando as mulheres e capacitando as equipes de enfermagem e também as recepcionistas, que fazem o primeiro acolhimento da gestante”, comenta Vanessa. Para junho, já está prevista uma segunda capacitação, agora para a equipe da atenção básica.

Práticas adotadas no Hospital Conceição

Durante o encontro em Gramado, a médica obstetra Rosemaire Flemming dos Reis e as enfermeiras Claudiana Preve e Marli Ana Follmann contaram que, desde 2004, elas iniciaram a sensibilização com toda equipe da linha de cuidado, mas somente em 2017 conseguiram modificar a ambiência com a reforma do centro obstétrico, o que qualifica o trabalho. Hoje, o Hospital Conceição realiza 280 partos normais por mês, correspondendo a 64% dos partos realizados na instituição. Em Gramado, são realizados 30.

Além do ambiente adequado para a prática, elas destacam outras ações para humanizar o parto, como a presença do acompanhante na sala, acolhimento e classificação de risco, clampeamento oportuno do cordão umbilical, contato pele a pele, parto na posição que a paciente escolher, ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, deambulação, caminhadas para coordenar as contrações, evitar uso de medicamentos, aromaterapia, cromoterapia, música, compressão ilíaca e repouso.

“No Conceição, trabalhamos no modelo colaborativo, enfermagem junto com os médicos tentando mudar o cenário na humanização do atendimento do parto. Antes, o modelo do parto era centrado na pessoa que o atendia, então a gestante ficava na mesa de litotomia para dar mais conforto para quem a atendesse. Hoje em dia, a gente incentiva que a mulher se empodere para que ela escolha a posição do parto, escolha o familiar que vai estar com ela. Isso tudo são maneiras para empoderá-la para esse momento que é só dela. O parto não é do profissional que está prestando assistência, é da mulher. É isso que temos que reforçar sempre”, salienta a enfermeira Claudiana.

 

LEGENDA: Equipe multidisciplinar do Hospital Conceição realizou a primeira capacitação dentro do projeto Humaniza Gramado para equipes de enfermagem do Hospital Arcanjo São Miguel.

Texto e fotos: Marlova Martin

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo