Você está aqui
Home > #Destaque > “Pianistas de Bagé” apresenta seleção de clássicos em Gramado

“Pianistas de Bagé” apresenta seleção de clássicos em Gramado

12 Violoncelos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh, Alemanha

Em clima de Festival de Cinema, “Pianistas de Bagé” apresenta seleção de clássicos em Gramado

Pela primeira vez no Brasil, grupo de violoncelos da Alemanha é atração do evento

Entrando no clima do Festival de Cinema, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, e em parceria com a Sociedade Recreio Gramadense, promove pela primeira vez o projeto “A Maravilhosa Música do Cinema”. O projeto, que acontecerá entre 21 e 23 de julho (sexta a domingo), contará com uma apresentação do grupo Pianistas de Bagé, inspirada em clássicos do cinema. O evento contempla também um workshop do Pianistas e uma apresentação do grupo de 12 Violoncelos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh (Alemanha), pela primeira vez no Brasil.

Sexta-feira (21) é dia do workshop gratuito do grupo Pianistas de Bagé para as crianças do Programa de Artes, no qual elas terão a oportunidade de interagir com os músicos. A atividade ocorre às 14h30min, na Sociedade Recreio Gramadense.

Com um repertório musical inspirando em clássicos do cinema, que deu o nome do projeto em Gramado, o grupo Pianistas de Bagé apresenta-se sábado (22), às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense. O musical é executado simultaneamente com cinco pianos, a 20 mãos. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria da Recreio por R$ 80 ou por R$ 100 na hora.

Já o Grupo de Violoncelos da Escola de Música de Gütersloh, apresenta-se gratuitamente no domingo (23), às 10h, na Rua Coberta. O grupo é formado por 10 jovens, de 14 a 21 anos, e por dois professores, Michael Corssen e Barbara Raffel-Westermann, ambos professores na escola de música de Gütersloh, na Alemanha. O repertório abrange arranjos de músicas feitos por Corssen e Barbara, bem como músicas em estilo clássico.

QUEM SÃO ELES:

Pianistas de Bagé

O grupo Pianistas de Bagé foi criado na segunda metade do século passado no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), pela professora Gelcy Porto Médici. Após alguns anos, a pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello reavivou e engrandeceu o projeto, que hoje é considerado único no mundo, uma relíquia brasileira do Rio Grande do Sul. Seus componentes são pianistas/concertistas oriundos do IMBA, que hoje exercem atividades em diversos centros de artes do Brasil.

Os 12 Violoncelos Filarmônicos da Escola de Música de Gütersloh, na Alemanha

O grupo formou-se em 2016, quando apresentaram-se no Theatro de Gütersloh, na Alemanha. Naquela oportunidade, o grupo de violoncelos foi muito elogiado pela imprensa. Desde lá, fizeram vários concertos até surgir a ideia de fazer uma turnê, pela primeira vez, no Brasil. O objetivo da turnê é vivenciar um intercâmbio com jovens músicos do Brasil para conhecer novas ideias, técnicas e fazer novas amizades.

Fotos: Divulgação

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo