Pizza no almoço, por que não?!

compartilhe:

Pizza também na hora do almoço

Costume de comer o tradicional prato italiano ao meio-dia começa a conquistar o hábito dos brasileiros.

Pizza no almoço, por que não?! Queridinha das noites de domingo e tradicional jantar entre família e amigos, a pizza começa a conquistar o gosto dos brasileiros também como uma opção ao meio-dia.

Boa parte dessa mudança de hábito se deve à variedade de tipos e preparos do produto. Em Canela, na Serra Gaúcha, a pizzaria Donnadina aposta nessa tendência e é a única a funcionar na hora do almoço na cidade.

A casa trabalha com pizza napoletana, estilo que tem características específicas como a porção individual, os ingredientes vindos direto da Itália e a leveza da massa. Para ser considerada uma verdadeira pizza napoletana, é imprescindível que a massa fermente por cerca de oito horas. Por esse motivo, as massas da pizzaria são feitas sempre no dia anterior. A fermentação prolongada, diferente do que é feito com outros tipos de pizza, permite uma melhor maturação do glúten.

“Com esse tipo de fermentação, o processo que aconteceria no estômago acontece antes pelas enzimas da própria farinha”, explica o proprietário da Donnadina, o pizzaiolo Peterson Secco, que afirma: “A pizza napoletana é o fast food mais saudável do mundo”. Além da massa ser mais facilmente digerida, ela é assada e não frita, coberta por molho de tomate e mussarela de búfala fresca, um dos tipos mais leves de queijo.

Prática para comer com a mão (ao estilo italiano) e pronta em apenas três minutos, a pizza napoletana tem apenas 500 calorias, quantidade consideravelmente menor que uma pizza normal, em torno de 2.000 calorias, ou que um combo de hambúrguer e batata frita com cerca de 900 calorias.

A pizzaria Donnadina abre para o almoço todos os dias às 11h e serve oito sabores de pizza salgada e duas opções doces. O serviço é descomplicado e na confiança, o cliente pega o que vai consumir e acerta tudo no final, sem comanda mesmo.

Pizza no almoço é hábito antigo dos italianos
A arte do preparo da pizza napoletana é transmitida há séculos no sul da Itália e, por lá, nada mais normal do que comer essa delícia na hora do almoço. Segundo estudo do Observatório Buitoni Culinary Lab, 52% dos italianos preferem almoçar pizza a outras opções, como massa, panini ou salada. Além disso, 4% dos entrevistados ainda declararam que comeriam pizza todos os dias pela satisfação e por ser um alimento versátil que pode ser saboreado em qualquer lugar.

Pizzaria Donnadina
Horário: diariamente das 11h30 às 23h
Endereço: Casa Auxiliadora (Praça Matriz, 40 – ao lado da Catedral de Pedra), centro de Canela.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas