Você está aqui
Home > #Destaque > Polo da UAB em Gramado abre as portas

Polo da UAB em Gramado abre as portas

Professores da rede pública Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO  Créditos: Divulgação

 

Polo da UAB em Gramado abre as portas para a primeira turma de alunos

Trinta e dois professores da rede pública iniciaram o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado abriu oficialmente as portas para os seus primeiros alunos: a turma de 32 professores da rede pública do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. Ofertado pela UFRGS, o curso teve sua aula inaugural no último sábado (2), com o pré-lançamento do documentário “Falar para não trair: relatos do Curso UNIAFRO/UFRGS”.

O momento, onde o polo foi instalado, na Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, apresenta à comunidade a sua estrutura e a sua primeira capacitação, não passou despercebido pelos alunos, professores e equipe da UAB que estava presente.

“Nesta ala da escola o clima é universitário. Trabalhamos para que houvesse essa diferenciação na infraestrutura, já que o polo está situado em um colégio de ensino fundamental. Queríamos que os alunos chegassem e se sentissem em uma universidade. O dia de hoje é muito especial, pois vemos que a UAB é uma realidade, é nossa de verdade”, enfatizou a secretária da Educação, Gilça Silva.

O prefeito Fedoca e o chefe de Gabinete, Renato Bertoja, deram as boas-vindas para a primeira turma de alunos do polo da UAB em Gramado. “Vocês fazem parte da história deste polo universitário. Esta unidade da UAB é uma conquista da nossa comunidade. Cursar uma extensão, uma faculdade gratuita é, a partir de agora, realidade em nossa cidade”, garantiu Fedoca.

Educação para as relações étnico-raciais

O curso de aperfeiçoamento UNIAFRO está em sua quarta edição, aborda as políticas de promoção da igualdade racial na escola e vem possibilitar ao professor potencializar aprendizagens e trocas de saberes sobre a educação para as relações étnico-raciais.

“Conhecer a história afro-brasileira em todos os seus aspectos nos permite repensar as relações, trabalhando a equidade e igualdade em sala de aula, buscando uma transformação a nível de sociedade”, avalia a professora da UFRGS, Cláudia Luísa Zeferino Pires, Doutora em Geografia (UFRGS), Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia (UFRGS), que acompanhou a aula inaugural do curso.

A capacitação tem carga horária de 210 h/a, com encontros presenciais a cada módulo e durante os processos de avaliações. A estrutura do curso é alicerçada em seis módulos, onde cada professor busca desacomodar os professores cursistas e lançá-los na tarefa de indagar, questionar, pensar e desconstruir os mitos raciais da sociedade brasileira, através da  elaboração de ações pedagógicas voltadas para a problematização do racismo a partir de artefatos culturais – brinquedos, filmes, livros, telenovelas, mídia, dentre outros – e práticas culturais – convívio em clubes, praças, parques, templos, distribuição urbana territorial étnico-racial.

Em Gramado, o tutor presencial do curso é Pedro Eduardo Lazaretti, professor de Geografia licenciado pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduado em Gestão e Supervisão Escolar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Últimos dias para inscrições

Na próxima quarta-feira (6) encerram as inscrições para os dois primeiros cursos de graduação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado: Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura), ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No total, 100 vagas estão disponíveis.

As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico da Coperves (www.coperves.ufsm.br). O processo classificatório é constituído por uma prova de redação, que ocorre dia 17 de setembro. O início das aulas dos dois cursos ocorrerá ainda no segundo semestre deste ano, na modalidade de educação a distância, com encontros presenciais. Os cursos são gratuitos.

Polo Gramado Véra Grin da UAB

Endereço: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC – Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura – Gramado

Horário de atendimento: terças a sextas-feiras, das 18h às 21h, e sábados, das 8h às 12h

Telefone: (54) 3286.7896

Equipe de representantes da Secretaria de Educação e UAB  Créditos: Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo