Prefeito visita abrigo que acolhe crianças | Soup News
Você está aqui
Home > Cidades > Prefeito visita abrigo que acolhe crianças

Prefeito visita abrigo que acolhe crianças

Prefeito Fedoca e secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori. Créditos: Carlos Borges

Prefeito visita abrigo que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade e risco social

Nesta terça-feira (29), o prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, visitou o Abrigo Municipal Recanto da Criança e do Adolescente, espaço de acolhimento de menores afastados do convívio familiar devido a medida protetiva de abrigo, conforme Art. 101 do Estatuto da Criança e adolescente (ECA). Ao todo, nove estão acolhidos no local, por questões que envolvem diversos fatores de risco social.

O objetivo da visita foi verificar as condições da realidade cotidiana dessas crianças e adolescentes, além de buscar soluções para qualificar esse espaço de acolhimento tão importante para a cidade. “Infelizmente, Gramado também tem estas situações que sempre comovem a nós, adultos. Crianças sem a segurança do seu próprio lar é uma das situações mais terríveis que se pode enfrentar. Viemos aqui com o objetivo de analisarmos o que pode ser melhorado para que eles possam ter aspirações de um futuro melhor, se sintam seguros e não percam tão brutalmente a inocência que só as crianças têm”, disse Fedoca.

Após falar com os profissionais, acompanhado da secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, o prefeito almoçou e conversou com os acolhidos do abrigo, sendo questionado por um deles sobre como funcionava a Prefeitura e o dia a dia do prefeito. Fedoca respondeu a todos os questionamentos das crianças e adolescentes.

A coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (SPSEAC), Crislaine Homem, referiu que a média de tempo dos acolhimentos no abrigo é de quatro a seis meses e que, após superada a situação que gerou o acolhimento institucional, as crianças e adolescentes retornam às suas famílias. Não sendo possível esse retorno, com base na avaliação da equipe técnica, pode inclusive haver, por parte do Judiciário, a destituição do Poder Familiar e encaminhamento para adoção.

A constituição da equipe técnica que acompanha o Abrigo Municipal Recanto da Criança e do Adolescente faz parte do Serviço Especial de Alta Complexidade, um equipamento público viabilizado por esta gestão. A Prefeitura de Gramado está mobilizando esforços para garantir a imprescindível reforma e adequação do prédio a fim de atender as normativas vigentes e garantir mais segurança e conforto aos acolhidos.

Prefeito Fedoca, coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (SPSEAC), Crislaine Homem, e a secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, durante visita no Abrigo Municipal Recanto da Criança e do Adolescente. Foto: Carlos Borges

 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo