Produção de móveis do RS cresceu 6,3%

compartilhe:

Produção de móveis do RS cresceu 6,3% em novembro

Foram produzidas 9,1 milhões de peças, permitindo que o setor acumulasse, em 2018, alta de 5,2%

O mês de novembro foi de resultado positivo para a produção de móveis no Rio Grande do Sul, atingindo 9,1 milhões de peças. A alta foi de 6,3% em relação a outubro e no acumulado do ano a produção industrial no Estado cresceu 5,2%, enquanto nos últimos doze meses registrou evolução de (+)3,8%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações constam no relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’ de janeiro de 2019 com dados de novembro e dezembro de 2018, produzido pelo IEMI –Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

Exportações

Com relação às exportações, tanto em novembro quanto em dezembro, as exportações apresentaram queda. Enquanto em novembro foi de (-1,1%), atingindo US$ 21 milhões, no mês de dezembro o recuo foi maior, de (-3,9%), resultando em US$ 20,1 milhões.

Dentre os estados exportadores de móveis, o Rio Grande do Sul continua entre os principais responsáveis, junto com Santa Catarina e Paraná, totalizando 45,1% dos valores exportados em dezembro de 2018. São Paulo foi responsável por 11,5% dos valores exportados.

Dos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, em dezembro o Peru ficou em primeiro lugar, com 19,7% dos valores, seguido pelo Reino Unido com 15,1% e pelo Uruguai, com 14,7%.

De acordo com o presidente interino da Movergs, Rogério Francio, em 2018 boa parte dos resultados foram creditados ao desempenho das exportações, por meio de empresas que se prepararam para promover um equilíbrio entre o mercado interno e o externo.

Consumo aparente

Analisando o consumo aparente de móveis no estado do Rio Grande do Sul, o volume foi de 8,4 milhões de peças, crescimento de 6,7% em relação a outubro, sendo que no acumulado do ano até novembro houve alta de 7,6%.

Varejo e inflação

No estado do Rio Grande do Sul, as vendas do comércio varejista de móveis cresceram 13,5% em volume e (+) 14,4% em valores. No acumulado do ano, o varejo em volume apresentou crescimento de 1,5% e de (+)2,5% em valores das receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas