Você está aqui
Home > Geral > Gourmet > Receitas > Receita de Bruschetta sem desperdícios

Receita de Bruschetta sem desperdícios

Fatias de pão que sobraram do café da manhã e aquele pedaço de carne de acém ganham um toque gourmet na receita de bruschetta de acém que a plataforma Academia da Carne Friboi traz esta semana. A tradicional entrada italiana fica deliciosa com a saborosa carne preparada na panela de pressão com vinho tinto e um toque de louro e alecrim. A carne praticamente derrete depois do cozimento. Decore o aperitivo com minicebolas, tomate- cereja e brotos de miniagrião. Em uma hora, o prato fica pronto para ser saboreado. 

Acesse a Academia da Carne Friboi e confira muitos outros aperitivos com carne muito fáceis de fazer.

Bruschetta de acém com minicebolas, tomate-cereja e brotos de miniagrião

Serve: 2 pessoas

Tempo de preparo: 1 hora

Grau de dificuldade: intermediário

Corte: acém (também conhecido como agulha, alcatrinha do dianteiro, lombinho)

 

Ingredientes

1 bandeja de cubos de acém (300 g)

1 colher (de sopa) de manteiga

1 pitada de açúcar

sal

pimenta-do-reino

1 xícara de vinho tinto

1 xícara de caldo de carne

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

1 folha de louro

1 ramo de alecrim

brotos ou folhas de miniagrião para decorar

azeite de oliva

pão para minibruschettas (tipo minibaguete ou pão italiano)

Para as minicebolas e os tomates-cereja

150 g de minicebolas descascadas

1 colher (sopa) de manteiga

açúcar

4 colheres (sopa) de vinagre de maçã

água

sal

pimenta-do-reino

100 ml de água

5 tomates-cereja cortados ao meio

 

Modo de fazer

Num prato limpo, tempere a carne com sal, uma pitada de açúcar e pimenta-do-reino.

Em uma panela de pressão, derreta a manteiga e sele a carne de todos os lados.

Quando os cubos de acém estiverem dourados, coloque na mesma panela o alho e a cebola picados, refogando tudo até dourar. Adicione o ramo de alecrim, a folha de louro e regue com o vinho. Deixe ferver alguns instantes para evaporar o álcool do vinho. Em seguida, coloque o caldo de carne e tampe a panela de pressão. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio após pegar pressão.

Retire a pressão, abra a panela com cuidado e retire o talo de alecrim e a folha de louro. Em seguida, misture bem a carne na panela, para que fique bem desfiada. Reserve.

Em uma frigideira, doure a cebolas com a manteiga e o açúcar. Coloque o vinagre de maçã, deixe secar, adicione a água e deixe cozinhar até secar e caramelizar. Retire do fogo,  adicione os tomates-cereja e misture.

Corte o pão (italiano ou minibaguete) em fatias e doure-as no forno com um fio de azeite, para ficarem crocantes e torradas.

Coloque uma colher de carne desfiada em cada torradinha, adicione um pouco de cebola com tomatinhos e finalize com folhas de miniagrião para decorar.

 

Sobre a Friboi

Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros, por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Com o objetivo de munir o consumidor com informações sobre o universo da carne, a marca criou a Academia da Carne Friboi, uma plataforma de brand content com a assinatura de conteúdo da   Globo, que reúne dicas, cursos e receitas para ampliar o repertório de todos os brasileiros. O projeto tem três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs Olivier Anquier e Guga Rocha, e conta ainda com parceiros como os chefs Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Mônica Rangel e Carla Pernambuco, para citar alguns.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo