Você está aqui
Home > Cidades > Semana da Pátria de NP

Semana da Pátria de NP

FOTOS: Marcelo Moura/Arquivo| Comunicação PMNP

Nova Petrópolis está empenhada para a Semana da Pátria 2018

Desfile Cívico no dia 2 de setembro será o ponto alto das atividades

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está à frente dos preparativos para a Semana da Pátria 2018. As atividades alusivas às comemorações cívicas terão início com a chegada do Fogo Simbólico, no dia 27 de agosto. No dia 1º de setembro, será realizada a Hora Cívica para o acendimento da Pira da Pátria, hasteamento de bandeiras e pronunciamento de autoridades. O Desfile Cívico programado para 2 de setembro será o ponto de culminância da Semana da Pátria 2018.

O Fogo Simbólico da Pátria chega a Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, na segunda-feira, dia 27 de agosto. A centelha da Chama da Pátria será recebida às 15h30min, na Rua Coberta. A solenidade terá a presença de autoridades e contará, ainda, com a participação de uma banda marcial e três atletas de atletismo de cada Escola Municipal de Ensino Fundamental. Ao final da cerimônia, o Fogo Simbólico da Pátria será conduzido pelos atletas destaque na Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb de 2018 para a sede da Brigada Militar, onde permanece até o dia 1º de setembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, “160 anos da Colônia Provincial de Nova Petrópolis – As Conquistas de Um Povo!” será o tema Municipal da Semana da Pátria 2018. “100 Anos do Tribunal de Justiça Militar do Estado” será a temática Estadual. E, a homenagem Nacional será para o “Projeto Rondon”.

No dia 1º de Setembro, marcando o início da Semana da Pátria, haverá Hora Cívica a partir das 9h, em frente ao Monumento Portal da Imigração Alemã, com o hasteamento das bandeiras, participação da Banda Municipal e pronunciamentos de autoridades convidadas. Em caso de chuva, a cerimônia ocorrerá na Rua Coberta. Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento.

O ponto alto da Semana da Pátria 2018 será o Desfile Cívico, que será realizado no dia 2 de setembro, a partir das 9h40min, na Avenida XV de Novembro, no trecho entre a Avenida 3 de Maio e Rua Rio Branco. Em caso de chuva, fica transferido para 7 de setembro e, caso chova novamente, será no dia 9.

“Teremos 15 instituições representadas no Desfile Cívico. Será momento de envolvermos a comunidade e valorizarmos o trabalho que é preparado pelas escolas e outras representações especialmente para a Semana da Pátria. Há mais de dez anos não ocorre Desfile Cívico no Município, estamos otimistas com o empenho de todos os envolvidos para contemplar, especialmente, o tema Municipal “160 anos da Colônia Provincial de Nova Petrópolis – As Conquistas de Um Povo!””, declarou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Lawrenz também destacou a presença de 11 Bandas Marciais na evolução do Desfile Cívico. “A energia positiva que a presença destas Bandas vai gerar na Avenida será fabulosa. Este movimento ensina os jovens a trabalhar em equipe, em sintonia. Além de aprender a tocar um instrumentos, estes alunos percebem que o esforço conjunto é necessário para alcançar o sucesso. Eles estão aprendendo que é necessário contribuir com o todo para que funcione. O individualismo não prevalece; o coletivo, sim”, avaliou o secretário Municipal.

A Administração Municipal de Nova Petrópolis também comemora a confirmação da presença da Banda de Música do Exército Brasileiro no Desfile Cívico. “O prefeito Regis Luiz Hahn fez a solictação e os militares nos honrarão com a presença, abrilhantando este momento de desmonstração de cidadania e respeito à Pátria, desde que o nosso Desfile Cívico ocorra no dia 2 de setembro”, festejou Lawrenz.

As tradicionais Horas Cívicas serão realizadas nas escolas, em dias letivos. Durante a Semana da Pátria, o Corpo de Bombeiros fará o hasteamento das bandeiras no Monumento da Praça, sempre às 8h e o arriamento, às 18h, exceto no dia 7 de setembro, quando, às 17h será realizada a entrega do Fogo Simbólico para o CTG Pousada da Serra.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Escolas e organizações que participarão do Desfile Cívico:

APAE Nova Petrópolis

Bom Pastor (Infantil, Fundamental e Médio)

Luiz Loeser (Infantil e Fundamental)

São José (Fundamental)

Piá (Fundamental)

Padre Werner (Fundamental e Médio)

Padre Amstad (Fundamental)

Otto Hoffmann (Fundamental e EJA)

Augusto Guilherme Gaedicke (Infantil e Fundamental)

1º de Maio (Fundamental e Médio)

Pedro Beck Filho (Infantil e Fundamental)

Frederico Michaelsen (Fundamental, Médio e FACENP)

Associação dos Universitários de Nova Petrópolis

Banda de Música do Exército Brasileiro (somente se o Desfile ocorrer dia 2 de setembro)

Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo