Você está aqui
Home > #Destaque > Semana Farroupilha de Gramado

Semana Farroupilha de Gramado

Desfile de Cavalarianos que reconduziram a Chama Crioula para o CTG Manotaço. Foto: Manuela Teixeira

Mais de 20 mil pessoas prestigiam a Semana Farroupilha de Gramado

Lago Joaquina sediou o evento pela primeira vez

Mais de 20 mil pessoas prestigiaram a programação da Semana Farroupilha de Gramado, tornando a edição de 2018 uma das maiores dos últimos anos. Vários fatores colaboraram para o sucesso de público, entre eles, a escolha de um dos pontos mais queridos da cidade parra sediar as atrações: o Lago Joaquina Rita Bier. Além disso, a edição deste ano contou com uma maior participação dos tradicionalistas e valorizou a presença dos artistas Gramadenses, como cantores, instrumentistas e grupos. Entre eles, estão Pepeu Gonçalves, Ataliba, Rodrigo Andrei Mumbach, Laerte Hugentobler, Juliano Bolfe, Coral Bocalis, Orquestra de Violões e Orquestra Sinfônica de Gramado. No total, foram mais de 15 atrações musicais dentro da programação do evento, incluindo um baile gratuito na sede do CTG Manotaço com o conjunto Os Mirins.

“Tivemos a presença maciça da comunidade, que se identificou com o espaço e com os festejos. O Lago Joaquina, além de ter esse visual lindo, facilita a mobilidade urbana. Só temos a agradecer aos tradicionalistas, ao CTG Manotaço, aos artistas convidados, comunidade e turistas, que abraçaram a Semana Farroupilha, tornando esta edição a mais comunitária até agora. Além disso, a equipe que organizou o evento trabalhou unida, com muito afinco e carinho para que ele fosse uma atividade cultural para a comunidade de Gramado”, destaca o Secretário da Cultura, Allan John Lino.

O último dia da Semana Farroupilha de Gramado, nesta quinta-feira (20), contou com diversas atrações que reuniram a comunidade e os turistas no Galpão da Hospitalidade, montado no Lago Joaquina Rita Bier. A cerimônia de encerramento ocorreu às 20h, quando mais de 120 integrantes do CTG Manotaço realizaram o tradicional Desfile de Cavalarianos e reconduziram a Chama Crioula do Galpão para a sede do CTG, no bairro Mato Queimado, que foi extinta à meia-noite.

O Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, o Secretário Allan, o Secretário Adjunto da Cultura, Milton Ramisch, o patrão do CTG Manotaço, Eder Lahnel, participaram da cerimônia, além de diversas autoridades municipais.

“Esse é um momento muito importante para a cultura gaúcha, quando reverenciamos nossa história e nosso amor pelo Rio Grande do Sul”, disse o Prefeito Fedoca.

Ao final dos pronunciamentos, ocorreu o show de Juliano Bolfe, seguido pela Orquestra de Violões de Gramado. A programação desta quinta começou ainda pela manhã, às 10h, com o show “Milongas”, de Laerte Hugentobler, seguido de Meninos Gaiteiros de Nova Petrópolis, Pepeu Gonçalves, declamação com Larissa Borges e Rodrigo Mumbach, Marcello Caminha, Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra, e declamação com Berkai.

O guardião do Galpão da Hospitalidade

O amor pelas tradições gaúchas tornou o tradicionalista Valdir Pimmel, 55 anos, conhecido como Pimba, um guardião informal do Galpão da Hospitalidade e da Chama Crioula. Durante a semana, Pimba fez chimarrão para os visitantes e ensinou a fazer café à moda antiga. Para a alegria das crianças, ele ainda levou uma charrete e a égua zaina Cigana para passear com a garotada. “Há anos Gramado não tinha uma Semana Farroupilha como essa. Todos unidos pela mesma causa”, afirma.

A Semana Farroupilha iniciou no último dia 13 com a chegada da Chama Crioula no CTG Manotaço. As atividades culturais do evento começaram no dia 15, quando a cultura e o tradicionalismo foram celebrados com música, teatro, declamação, contação de histórias, desfile de moda gaúcha contemporânea e oficinas de culinária e de usos e costumes, abrangendo pessoas de todas as idades.

A Semana Farroupilha de Gramado é promovida pela Prefeitura e pela Secretaria da Cultura e, em 2018, foi coordenada pela servidora pública Emily Braun. Já a coordenação pedagógica do evento, que trouxe mais de 4 mil crianças para o Galpão da Hospitalidade, ficou por conta da servidora Margarete Anschau. Emily e Margarete foram homenageadas na abertura dos festejos, recebendo uma placa em reconhecimento por suas atuações. O Secretário Adjunto da Cultura, Milton Ramisch, foi o responsável pela parte operacional e o servidor César Rebello pela parte financeira do evento.

Os festejos contaram com o apoio da loja Santa Fé, Orbis Clube, Sinoscar Gramado, Mercado Stahl, Supermercado Rissul e restaurante El Cordero. Durante a semana, foram oferecidas refeições gratuitas ao público, como carreteiro de charque.

Agenda – Para encerrar as atrações do Mês Farroupilha, no próximo dia 29 haverá um recital tradicionalista com Pepeu Gonçalves às 20h, no Centro Municipal de Cultura, gratuito ao público.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo