Você está aqui
Home > Cidades > Canela > Sindilojas Hortênsias celebra

Sindilojas Hortênsias celebra

Foto: Cleiton Thiele

Sindilojas Hortênsias celebra seus 60 anos em noite especial

Boa gastronomia, gente animada, música ao vivo e 60 motivos para celebrar! Assim pode-se resumir a noite de 11 de setembro de 2018, quando o Sindilojas Hortênsias – Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias, promoveu um jantar especial para celebrar seus 60 anos de atividades.

O evento, que aconteceu no Gram Fiestas Eventos Especiais e contou com a presença de parceiros, associados, entidades de classe, conveniados, autoridades e imprensa, surpreendeu a todos pelo clima aconchegante, mesa farta e boa música.

O buffet foi todo preparado pelos docentes e alunos do curso de Gastronomia do Senac Gramado, inclusive a mesa de doces, que encheu os olhos dos convidados. A música ficou por conta da dupla Edinho e Kleone que, com repertório eclético, agradou e animou os presentes.

O jantar contou com a presença do presidente da Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn, que veio acompanhado de seu vice-presidente, Leonardo Ely Schreiner. Bohn parabenizou a entidade e falou sobre o momento político e econômico que vive o país. Ainda entregou uma placa ao presidente do Sindilojas Hortênsias, Guido José Thiele, como forma de homenagear a entidade que completou seis décadas de representatividade junto aos lojistas da região.

Também esteve presente e falou em nome de todos os prefeitos das cidades de abrangência do Sindicato, o vice-prefeito em exercício de Gramado, Evandro Moschem. “É preciso dizer que o Sindilojas foi e é muito importante para nosso município e região. Se hoje somos referência, muito de deve aqueles que lá atrás se empenharam e transformaram a Serra num lugar desenvolvido”, disse.

O presidente Thiele, fez um agradecimento especial à Fecomércio RS, Senac e Sesc Gramado, entidades coirmãs sempre parceiras, também fez menção aos patrocinadores SAC’S Assessoria e Cobrança, Kia Sun Motors, Sicredi e Círculo Saúde e apoiador Kunde Indústrias Gráficas.

“É com alegria que nossa entidade recebe a todos nesta noite de festa. É um ano diferente para nós, é o ano que celebramos seis décadas de história. Tudo começou no dia 11 de setembro de 1958, quando um grupo de empresários visionários se reuniu e deu o primeiro passo para alavancar o setor. Com certeza, eles já sentiam que a cidade de Gramado, posteriormente a região, possuía grande potencial. Primeiro uma associação, depois o cunho sindical, posteriormente o fortalecimento da entidade juntando-se com a Confederação Nacional do Comércio e Fecomércio RS. Logo sentindo a necessidade de ampliar sua abrangência territorial. E desta forma transformando-se no Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias. Nestas seis décadas muitas foram as conquistas da entidade. Hoje ela continua a exercer seu papel no combate ao comércio informal, segurança pública, redução e simplificação dos tributos, impostos e licenças, capacitação e participação ativa junto aos poderes públicos e sociedade lutando por leis que defendam a livre iniciativa e permitam a autonomia dos empresários. São 2,8 mil empresas representadas na região”, disse Thiele em seu pronunciamento.

Créditos fotos: Cleiton Thiele

Histórico Sindilojas Hortênsias:

Em 16 de janeiro de 1958 foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gramado visando à união da classe. Sua primeira administração foi formada pelo presidente Adail de Castilhos, o secretário Walter Bertoluci e o tesoureiro Arno Michaelsen. Em 26 de abril de 1958 os diretores da Associação Profissional do Comércio iniciaram o processo de investidura sindical.

 

No dia 11 de setembro de 1958 na cidade de Gramado, após diversas mobilizações de empresários locais para organizar a categoria, foi fundado oficialmente o Sindicato do Comércio Varejista de Gramado (Sindilojas Gramado). Seu objetivo era de defender os interesses econômicos da classe de seus representados formada por empresas de bens do comércio varejista, cujo número era estimado em 30 associados.

Em 26 de novembro de 1958 o Sindilojas Gramado filiou-se à CNC (Confederação Nacional do Comércio) e à FECOMÉRCIO-RS (Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).

No ano de 1992, com a necessidade de representação local dos municípios representados pela FECOMÉRCIO-RS, o Sindilojas Gramado iniciou o processo de extensão de base territorial, representando os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula e Bom Jesus, tornando-se Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias).

No ano de 2006 o Sindilojas Região das Hortênsias entrou com novo processo para extensão de base, repassando o município de Bom Jesus para o Sindilojas Vacaria e representando o município de Picada Café.

O Sindilojas Região das Hortênsias hoje representa as empresas do comércio varejista nos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Jaquirana.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo