Você está aqui
Home > Cidades > Sociedade e poder público

Sociedade e poder público

Prefeitura promove reunião entre sociedade e poder público para definir próximas ações em Gramado

Buscando deixar a comunidade a par dos serviços prejudicados em Gramado com a paralisação dos caminhoneiros, que ocasionou o desabastecimento de combustível na cidade, bem com buscar soluções conjuntas, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, se reuniu na tarde desta segunda-feira (28) com representantes da sociedade civil e organizada, Legislativo, forças de segurança, órgãos públicos, imprensa e comunidade.

“Estamos diante de uma situação que a gente não consegue governar, não consegue dominar. É um problema nacional e isso faz com que a gente tenha que se unir ainda mais. Gramado sempre foi muito forte com os apelos comunitários e a sociedade civil sempre respondeu muito bem. É por isso que nós estamos convocando vocês para que contribuam com o Executivo para dialogar, para que a gente encontre soluções mais rápidas buscando minimizar os efeitos dessa grande crise”, disse o prefeito Fedoca, que apresentou aos mais de 100 participantes um relatório da administração em relação a seus recursos e provimentos.

A partir do encontro, uma comissão entre o Executivo, Legislativo, forças policiais, Judiciário e entidades foi criada, visando acompanhar a crise da falta de combustível e traçar as primeiras ações, definindo as prioridades para o município. Essa comissão fará contato direto com o Gabinete de Crise do Estado do Rio Grande do Sul.

Calamidade Pública – O prefeito Fedoca prorrogou a situação de calamidade pública nos serviços municipais, em virtude do desabastecimento e/ou escassez de combustíveis, visando economizar recursos. A prorrogação terá vigência enquanto persistir este quadro, quando será revogada.

Confira como ficam os serviços da Prefeitura nos próximos dias:

EDUCAÇÃO

– As aulas permanecem suspensas nesta terça-feira (29).

– Na quarta-feira (30), serão retomadas as aulas em todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental.

– De quarta-feira (30) a sexta-feira (1º), as aulas da educação infantil iniciarão às 7h devido aos horários de ônibus.

– A Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve estará com as aulas suspensas também aos finais de semana, até segunda ordem.

– Ainda nesta segunda-feira (28), a Secretaria da Educação convocou uma reunião com diretores das escolas para colocá-los a par da situação e na quarta-feira (30) uma nova avaliação do quadro será feita.

– As 27 escolas estão abastecidas com gás e merenda por mais três dias. Dessa forma, está sendo feita uma readaptação dos cardápios com acompanhamento das nutricionistas buscando minimizar os desperdícios.

– As empresas terceirizadas estão relatando dificuldades para cumprir seus contratos em virtude da ausência de combustível e prometeram que até sexta-feira, 1º de junho, vão tentar segurar a normalidade dos serviços.

– As rotas normais de transporte escolar serão mantidas até que tenha combustível na Secretaria de Obras.

– Transporte Universitário: retorna terça-feira (29), com seus itinerários e horários padrão, salvo os casos em que as Universidades tenham cancelado suas atividades.

SAÚDE

Hospital de Gramado

– Há diesel somente para mais cinco dias. Dessa forma, medidas restritivas foram adotadas, priorizando o aquecimento da água.

– Materiais e medicamentos do Hospital duram para mais de uma semana.

– As 58 cirurgias marcadas para ocorrer nesta semana serão realizadas com material já assegurado. Porém, agendamento de novas cirurgias não estão ocorrendo.

– Atendimento normal em urgências e emergências.

– Oxigênio suficiente para 15 dias.

– Postos de saúde: Atendimentos de terça (29) a sexta (1º)

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE (POSTÃO): abertura no horário normal às 7h. O fechamento será antecipado para as 18h30min.

UBS FLORESTA E UBS PIRATINI: serão fechadas e as agendas de consultas transferidas para atendimento no Centro de Saúde (Postão).

UBS JARDIM, CARNIEL, CAIC E PÓRTICO: Ficam mantidos os horários normais de atendimento, pois são unidades distantes do centro.

UBS VÁRZEA GRANDE E ESF VILA OLÍMPICA: abrirão no horário normal e terão seus fechamentos antecipados para as 18h30min.

CAPS: manterá atendimento em seu horário normal.

-Há oxigênio razoável em depósito. Os abastecimentos ocorrem em todas as segundas-feiras e quintas-feiras e nesta segunda foi abastecido.

-Para o transporte de pacientes, a Secretaria está adotando medidas para que não haja interrupção, principalmente nos casos de hemodiálise, urgência e emergência.

-Na quarta-feira (30), uma nova reunião vai acontecer com as chefias das unidades de saúde para reavaliar a situação.

MEIO AMBIENTE

– Cancelada a audiência pública sobre coleta de lixo que ocorreria dia 31 de maio, quinta-feira, no polo da UAB de Gramado, no bairro Moura. A audiência será reagendada.

– Coleta de resíduos urbanos – A coleta de resíduos urbanos sofreu ajustes e ocorrerá uma vez ao dia, a partir das 7h, conforme cronograma abaixo:

Diário: Centro e Av. das Hortênsias (Vale do Bosque/Cabritos);

Segunda e Quinta: Floresta, Piratini, Dutra, Moura, Mato Queimado, Lagos de Gramado e Bosque;

Terça e Sexta: Pórtico I e II, Casagrande, Carazal, Vale dos Pinheiros, Várzea Grande, Primeiro de Maio e Belvedere

Quarta e Sábado: Vila do Sol, Av. Trabalhador, Altos da Viação, Três Pinheiros, Jardim, Prinstrop, Bavária, Planalto, Ipê Amarelo, Tirol, Lago Negro, Av. Central, Jardim Bela Vista, Loteamento São Miguel, Belvedere, Carniel e Vivendas.

Além disso, os grandes geradores, como hotéis e restaurantes, podem levar resíduos diretamente à área de gestão de resíduos do Município, localizada na Rua Serafim Benetti, 1200, no horário das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

AGRICULTURA

– Os atendimentos ordinários com máquinas, não emergenciais, estão suspensos. A Secretaria mantém apenas serviços de semeadura, repicagem, irrigação e multiplicação de plantas, todos realizados no Horto Municipal. Será mantida a irrigação dos canteiros de flores recém transplantados da cidade e serviços de orientação ao produtor, plantão para emergências.

Radiografia da situação dos agricultores:

Criadores de aves: os estoques de alimentos para os aviários devem durar entre cinco e sete dias. Faltam insumos para composição de ração. A Secretaria está em contato direto com as integradoras e monitorando a situação.

Produção de leite: os cooperados da Cooperativa Piá estão com recolhimento garantido até faltar as embalagens para comercializar o leite. O problema não é só o recolhimento de leite, mas também receber dos fornecedores as embalagens que armazenam a matéria-prima.

Feira do produtor: foi proposta à comunidade, pela Secretaria da Agricultura, a realização de uma feira do produtor para evitar a perda dos alimentos da agricultura familiar. A situação está sendo articulada com agricultores, que estão analisando as sugestões e dialogando com EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– O Conselho Tutelar atenderá 24 horas, normalmente, assim como o Abrigo Municipal.

– CRAS I e II, CREAS e Habitação funcionarão das 12h30min às 18h30min.

– A Secretaria da Assistência Social terá atendimento a partir das 8h. Os veículos da Assistência Social serão utilizados para ações emergenciais de atendimento à comunidade.

– As aulas dos projetos Sapeca e Força Jovem estão suspensas.

– O Serviço de Convivência para Idosos permanece, nas duas sedes do CRAS.

OBRAS E GOVERNANÇA
– Os serviços estão interrompidos momentaneamente. Estão mantidos os plantões emergenciais e alguns trabalhos próximo da secretaria, que não exigem uso de combustível.

PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
– Permanecem as ações de fiscalização.

ESPORTE

– Os projetos sociais esportivos estão suspensos, acompanhando o calendário escolar.

– As competições desta segunda-feira (28) estão canceladas. Na terça-feira (29), a Secretaria informará se as competições da semana irão ocorrer ou se serão suspensas.

GOVERNANÇA

Os serviços estão interrompidos momentaneamente.

PROCURADORIA
As audiências em que a Procuradoria deveria representar a Prefeitura estão suspensas.

TRÂNSITO
– Estacionamento rotativo: segue funcionando, com equipe reduzida

– TRANSPORTE COLETIVO

Os horários de ônibus durante a paralisação serão os de domingo:

Várzea → Mato Queimado

06:00, 06:30, 07:55, 08:35, 09:10, 09:55, 10:40, 11:30, 12:30, 13:20, 14:05, 14:50, 15:35, 16:20, 17:05, 17:55, 18:45, 19:35, 20:20, 21:10, 22:00.

Linha Nova → Centro

09:10 e 17:05

Serra Grande → Centro

05:45, 12:00, 17:05

Carahá → Centro

05:45, 11:40, 17:00

Transporte Seletivo (micro-ônibus): Normal.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Gramado Turismo, pelo telefone (54) 3288-1889 ou pelo site www.gramadoturismo.net

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA PREFEITURA

– A partir de amanhã, terça-feira (29), o horário de expediemte externo da Prefeitura é das 12h30min às 18h30min, em regime de turno único, até que as atividades sejam regularizadas na cidade.

Lembrando que a situação de calamidade pública permite a contratação de bens e serviços sem processo de licitação, garantindo mais agilidade na resolução de problemas e tomada de decisões.

 

Texto: Manuela Teixeira e Marlova Martin
Fotos: Carlos Borges

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo