Você está aqui
Home > Geral > Bem-estar > Saúde > Terapia Especial

Terapia Especial

FSG promove terapia aquática para crianças com autismo ou distúrbios neurológicos

Atividade do curso de Terapia Ocupacional proporciona desenvolvimento por meio de experiências que intensificam capacidades

5-terapia-ocupacional-aquatica-credito-carolina-py-de-castro
Crédito: Carolina Py de Castro

                Realizada pelo curso de Terapia Ocupacional da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, a Terapia Ocupacional Aquática é voltada a crianças de até 12 anos com autismo ou distúrbios neurológicos, a fim de promover benefícios relacionados a aspectos motores. A atividade integra o projeto de extensão Terapia Ocupacional Aquática e o Estágio Curricular Obrigatório II.

                De acordo com a coordenadora do curso, Claudia Colar Scolari, a terapia é pioneira em Caxias do Sul, relativamente nova e realizada em poucas cidades brasileiras. “Possibilita um tratamento eficaz na busca pelo desenvolvimento de quem possui autismo ou alterações neurológicas, já que o ambiente aquático favorece experiências que intensificam as capacidades psicológicas, sensoriais, emocionais, orgânicas e sociais”, explica. Supervisora do projeto, a professora Carolina Py de Castro reforça que a intervenção é recente na área de reabilitação. “Por ter diversas propriedades diferentes do solo, a água consegue trabalhar e estimular diversas aquisições de habilidades, promovendo um desenvolvimento global do indivíduo de maneira muito prazerosa”, complementa.

4-terapia-ocupacional-aquatica-credito-carolina-py-de-castro
Crédito: Carolina Py de Castro

                Os benefícios relacionam-se a aspectos motores, como a melhora da coordenação motora global, ampla e fina; dos movimentos funcionais; de aspectos cognitivos como atenção, concentração e raciocínio; na integração sensorial geral; e em aspectos comportamentais como redução da agitação, ansiedade e agressividade. Também há a redução do tônus e relaxamento muscular global. As sessões incluem simulação de atividades da rotina diária e o uso de materiais e brinquedos diversos, como bonecas, bolas, flutuadores de piscina, a fim de estimular a coordenação motora e a cognição, além de deslocamento e flutuação, para relaxamento.

Prática

                A intervenção integra o curso da FSG desde 2014, e o projeto de extensão conta hoje com a participação de duas bolsistas e uma voluntária, e o estágio curricular, com a atuação de sete estagiárias. A acadêmica Graziela Dalegrave Vettorazzi cursa o estágio nesse semestre e credita extrema importância à experiência. “Indo além da teoria, o contato com o paciente na prática permite ampliar o campo visual, perceber coisas que não se tinha noção, além de acompanhar os benefícios proporcionados”, afirma. Ela conta que a vivência gera crescimento e já despertou um interesse que a levou a participar de um curso de aprofundamento sobre o tema em São Paulo, junto a colegas da FSG.

                Os atendimentos de 45 minutos ocorrem na piscina terapêutica da instituição de ensino (Prédio C, na Rua Os Dezoito do Forte, 2366), nas segundas (das 17h às 19h) e quartas-feiras (8h às 10h45), ao custo de R$ 30,00 por sessão. Os agendamentos são realizados no Instituto Integrado de Saúde da FSG por meio do telefone (54) 3022.8400, ou ainda pelo e-mail institutointegradodesaude@fsg.br. 

Curso

                Único na Serra Gaúcha, o curso de Terapia Ocupacional da FSG une teoria e prática para proporcionar o aprendizado da profissão que se relaciona à ocupação humana. Nesse contexto estão incluídas atividades como alimentação, higiene, trabalho, lazer e participação social. Os terapeutas ocupacionais avaliam alterações que possam ocorrer nessas dinâmicas e realizam uma atuação voltada a promover autonomia e independência para as pessoas.  

FSG

                Com sede em Caxias do Sul, a FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e atua também na área de pesquisa, com mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade.

                Fundada em 1999, a FSG é referência no cenário da educação superior pelo modelo de metodologia ativa de ensino, qualidade na infraestrutura e corpo docente.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo