Terno de Reis – Canela

compartilhe:

Fotos: Rafael Cavalli/SerraPress

Terno de Reis é a próxima grande atração do 32° Sonho de Natal

Família Seibt mantém viva a tradição do Terno de Reis há seis décadas

O 32° Sonho de Natal continua apresentando novas atrações até 12 de janeiro. O Terno de Reis da Família Seibt fará apresentação única no evento na próxima segunda-feira, 6, Dia de Reis, no Multipalco da praça João Corrêa, a partir das 20h. Também no Dia de Reis ocorre a desmontagem das Árvores do Sonho na avenida Júlio de Castilhos, a partir das 15h. Outra atração do evento será o show da Banda Show Brasil. Após fazer sucesso na festa da virada, a banda volta a tocar no sábado, 4, no Multipalco.

O Terno de Reis dos Seibt tem a missão de levar para as pessoas o espírito natalino. “Queremos que as pessoas reflitam sobre o que é o Natal. Não é só presente. É celebrar o nascimento de Jesus. Afinal, essa não pode ser uma festa vazia, sem o aniversariante. Procuramos lembrar que o ato da oração é o que fortalece os vínculos das famílias”, enfatiza Carmen Lúcia Seibt, 67 anos, integrante do grupo.

HISTÓRIA DO TERNO

Como peregrinos em uma noite enluarada, eles percorrem caminhos com sua luz interior, lembrando que o mundo não é mais o mesmo, pois nasceu o Menino Jesus. A mais grandiosa mensagem cristã se perpetua há 60 anos em Canela graças a família Seibt, que mantém viva a manifestação religiosa.

Não se sabe ao certo quem trouxe o ritual para Canela, mas nos anos 1940 Teodoro Narciso já havia formado um grupo, do qual os irmãos Seibt faziam parte. Esse grupo visitava as famílias do bairro São José. Em 1959, Edvino Otto Seibt fundou um Terno de Reis com a sua família. Através do Terno de Reis, pai e filhos iniciaram uma tradição de origem portuguesa que celebra o nascimento de Jesus Cristo e que se mantém viva, agora pelos irmãos, genro e neto.

RITUAL

Conforme rege o ritual, o Terno de Reis percorre casas da comunidade a partir do dia 25 de dezembro, levando música, canto e orações até as famílias. O grupo da família Seibt é formado por 10 pessoas. Na temporada natalina, eles saem todas as noites fazendo visitas às casas. Entoando cantos eles pedem para que o dono abra a porta para receber a mensagem. Ao serem recebidos, agradecem a acolhida e o que é servido. Em seguida, fazem uma oração e se despedem com o sentimento de missão cumprida ao levarem a mensagem do Menino Jesus aos lares. “Na apresentação no Sonho de Natal, faremos o canto de chegada, depois os hinos de Natal, até encerrarmos com os cânticos de despedida, exatamente como fizemos nas casas”, explica Carmen.

DOCUMENTÁRIO

O tradicional rito da família Seibt vai virar filme. Os jornalistas Taís Seibt, neta de Edvino, e João Henrique Bosco estão produzindo um documentário sobre a história do terno, com lançamento previsto para janeiro de 2020, após o término da temporada natalina que marca os 60 anos de atividades do grupo.

ORIGEM

A mensagem natalina se baseia nos relatos da Bíblia, em que os chamados Três Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – ao tomarem conhecimento do nascimento do Menino Jesus, iniciaram sua procura no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro (junto a um estábulo, em Belém) data em que se comemora o Dia de Reis.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (3)

– A Fábrica de Sonhos

20h, 21h30 e 22h30 – Catedral de Pedra

Sábado (4)

– Acordes: música ao vivo

11h – Avenida Osvaldo Aranha, Largo da Casa de Pedra e Parque do Caracol

– Estátuas Humanas

19h – Praça João Corrêa

– A Fábrica de Sonhos

20h, 21h30 e 22h30 – Catedral de Pedra

– Show com a banda Show Brasil

20h30 – Multipalco da Praça João Corrêa

Domingo (5)

– Acordes: música ao vivo

11h – Avenida Osvaldo Aranha, Largo da Casa de Pedra e Parque do Caracol

– Estátuas Humanas

19h – Praça João Corrêa

– A Fábrica de Sonhos

20h, 21h30 e 22h30 – Catedral de Pedra

Segunda-feira (6)

– Desmontagem Árvores do Sonho

15h – avenida Júlio de Castilhos

– Terno de Reis

20h – Praça João Corrêa

– A Fábrica de Sonhos

20h, 21h30 e 22h30 – Catedral de Pedra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas